quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

SEMANA PEDAGÓGICA – 1º SEMESTRE 15 e 16 de Fevereiro de 2018.

SEMANA PEDAGÓGICA – 1º SEMESTRE
15 e 16 de Fevereiro de 2018
Temas propostos:decorrem da avaliação realizada na Semana Pedagógica de julho de 2017, em que os profissionais indicaram os seus interesses de aprofundamento. (...) os estudos desta semana estão pautados nas relações que se estabelecem na escola, tanto entre escola e família, quanto nas relações necessárias ao processo ensino-aprendizagem, no sentido de repensar metodologias que melhor atendam o contexto atual dos estudantes, estendendo-se às relações que visam à efetivação do trabalho coletivo escolar.”
Objetivo: “reconhecer o direito de todos à participação e pensar formas mais horizontais de relacionamento na escola.”
Novidades:
  1. lançamento pela SEED de dois aplicativos Escola Paraná - comunicação direta entre escola-família e entre os professores-estudantes e famílias, facilitando também o acesso da comunidade escolar às informações disponíveis.”
  2. O Sinalário Disciplinar em Libras - aplicativo com aproximadamente 300 vídeos em Libras (Língua Brasileira de Sinais), com termos das 13 disciplinas que compõem o currículo do Ensino Fundamental e Médio.”


PROFESSORES
MANHÃ e TARDE – 15/02 (quinta-feira)
Roteiro de trabalho:
  1. Vídeo da Secretária e da Superintendente.
A Secretária de Estado da Educação do Paraná, Profª Ana Seres Trento Comim, saúda os profissionais da educação na semana pedagógica do 1º semestre de 2018, faz uma retrospectiva da sua gestão apresentando avanços e desafios e encerra desejando um bom ano letivo a todos.



  1. Vídeo da Superintendente

A Profª Inês Carnieletto, Superintendente de Educação do Paraná, cumprimenta todos os profissionais da educação e fala sobre os temas que nortearão os trabalhos da semana pedagógica do 1º semestre de 2018 - relações que se estabelecem na escola, tanto entre escola e família e no processo ensino-aprendizagem, para se repensar metodologias que melhor atendam o contexto atual dos estudantes. Apresenta, o aplicativo Escola Paraná e o Sinalário Disciplinar em libras, este lançado em 2017 e que agora precisa ser consolidado entre os professores.


Plano de Ação da escola: discussão das necessidades da escola em 2018.

  1. Relação família-escola.
Objetivo: “promover a reflexão, junto aos profissionais da escola, sobre a importância da relação Família-Escola no intuito de propiciar avanços no processo educativo e a efetividade da Gestão Democrática escolar.”

A participação da família na escola, como todo processo democrático, é um caminho que se faz ao caminhar, o qual não elimina a necessidade de se refletir previamente a respeito dos obstáculos e potencialidades que a realidade apresenta para esta ação. (PARO, 2004).

ATIVIDADE 1 – assista ao vídeo

  • Vídeo: “Escola e Família: em busca de uma nova relação - (TEDx)” de Rosely Sayão.
Fala sobre diversos conflitos que permeiam a relação escola-família no Brasil e sugere alternativas de como essa relação pode se torna mais justa, democrática e respeitosa.”



Com base nos apontamentos da autora e nos questionamentos a seguir:
(professores responder nos grupos e registrar a resposta no blog).

  1. O que sua instituição tem feito para estreitar a relação Família-Escola?
  2. Como tem sido a representatividade dos pais, mães e/ou responsáveis nas decisões e ações escolares? De que forma tem se efetivado estas ações - de maneira democrática, autoritária, permissiva, etc.?
  3. Existe espaço para diálogo entre a família e a escola?
  4. A relação entre família-escola tem sido justa, solidária, respeitosa e democrática?
  5. Como a relação existente entre família-escola interfere no desenvolvimento dos estudantes?
  6. As configurações familiares atuais têm sido consideradas por sua instituição ao promover a participação da família na escola? Ou a escola pressupõe seu trabalho na crença da existência de modelos “ideais” de família?
  7. Como a escola concebe as diferentes formas de composições de família diante a multiplicidade cultural, étnico-racial, religiosa, orientação sexual, relações de gênero?

ATIVIDADE 2
Esta atividade contemplará reflexões acerca da participação da família no ambiente escolar, sendo indispensável que os profissionais compreendam as configurações das famílias atendidas na escola e as formas de propiciar a aproximação.
Passo a passo:
  1. Discussão de dados de percentual de participação da família na escola;
  2. Organização dos pequenos grupos e discussão dos fragmentos de textos (ANEXO 01);
  3. Ler, refletir e sistematizar as questões levantadas respectivas aos fragmentos dos textos;
  4. Registrar as considerações das questões no blog;
  5. Reunião do grande grupo para plenária.

Anexo 1: Texto para os grupos


  • Vídeos: tutoriais do aplicativo Escola Paraná, os quais têm como intuito estreitar as relações escola e família.

  1. Aplicativo Escola Paraná


  1. Aplicativo Escola Paraná Professores


  1. Sinalário Disciplinar de Libras


Registrar a análise do grupo no blog!



MANHÃ e TARDE – 16/02 (sexta-feira)
Roteiro de trabalho:
  1. Professores - Repensando a Relação Ensino-aprendizagem
ATIVIDADE 1
Afinal, o que é importante em uma aula?
A aula é sempre uma ação intencional, planejada, que representa a tomada de decisão sobre a direção do processo de conhecimento”.
Passo a passo:
  1. Leitura do fragmento do texto “Ensinar, aprender, pesquisar e avaliar com mapas conceituais”, de Ilma Passos de Alencastro Veiga (2013) - retoma o processo didático em suas dimensões, acentuando a necessidade da integração entre essas dimensões;
  2. Ler o texto nos grupos;
  3. Após a leitura, o grupo deverá refletir a partir dos seguintes questionamentos:
  1. De que forma as dimensões do processo didático têm se configurado na ação docente?
  2. Em que sentido e como é possível avançar na unidade ensino-aprendizagem-pesquisa-avaliação para que se efetive o projeto de educação da escola?

ANEXO 1 - O Processo Didático e Suas Dimensões


ATIVIDADE 2
O pesquisador Juarez Tarcisio Dayrell (1999) aponta a necessidade de resgatar o papel ativo dos sujeitos na vida social e escolar, pois os processos reais, cotidianos, que ocorrem no interior da escola interferem no processo educativo escolar.”

Passo a passo:
  1. Ler o fragmento das conclusões de sua pesquisa intitulada como A escola como espaço sócio-cultural, em que trata das múltiplas dimensões educativas do espaço escolar;
  2. Após a leitura, o grupo deverá refletir a partir dos seguintes questionamentos:
a) Como a escola/instituição vem trabalhando no prisma da valorização da história e da cultura dos diferentes sujeitos nela presentes?
b)Na perspectiva do conhecimento, esse trabalho contribui para articular o Projeto Político Pedagógico e a Proposta Pedagógica Curricular da instituição às expectativas e necessidades educacionais dos estudantes?


ANEXO 2 A dimensão do conhecimento na escola (fragmento) Autor: Juarez Tarcisio Dayrell


ATIVIDADE 3
Possibilidades didático-metodológicas (Parte I) Slides e vídeos.
As possibilidades didático-metodológicas selecionadas trazem em comum a importância do planejamento, da clareza dos objetivos para definição do caminho a seguir. Retomamos aqui as duas questões sobre as opções feitas: elas trazem sempre uma intencionalidade decorrente do projeto de educação em que se acredita; e sempre estão ligadas às peculiaridades de cada disciplina.
  • Slides com um breve resumo sobre possibilidades didático-metodológicas e ver os vídeos indicamos que contextualizam a temática:


  • Vídeos:

  1. Aprendizagens significativas


  1. Metodologia da problematização


  1. Pesquisa escolar – Pedro Demo


  1. SEED LAB




SEGUNDA PARTE


ATIVIDADE 4
Possibilidades didático-metodológicas (Parte II)
Passo a passo:
  1. Leitura e elaboração em grupos: aprofundar as possibilidades didático-metodológicas e oportunizar o compartilhamento de experiências que promovam iniciativas de sucesso entre os pares, considerando o envolvimento e a aprendizagem efetiva dos estudantes;
  2. Cada grupo deverá estudar uma das quatro temáticas apresentadas nos textos disponibilizados:
- Grupo 1 – Mapas conceituais (ANEXO 4);

- Grupo 2 – A Metodologia da Problematização com o Arco De Maguerez (ANEXO 5);

- Grupo 3 – Pesquisa como Princípio Pedagógico (ANEXO 6);

- Grupo 4 – Tecnologias Educacionais (ANEXO 7)

3. Após a leitura, cada grupo deverá elaborar um exemplo de atividade contemplando as indicações do texto estudado.
4. Para organizar a plenária: a) Agrupar os professores por áreas de conhecimento; b) Postar a resposta no blog; c) Eleger um relator em cada grupo para registrar e apresentar a produção do grupo na plenária.

Bom trabalho!!!

Equipe Pedagógica 2018:
Ana Roseli
Dilene Maria Brochier
Fabíola Budel
Ivani
Maria Cristina
Michele Paitra Alves dos Santos
Sonia Guarezi






15 comentários:

  1. Semana Pedagógica – 1º. semestre
    Carmen, Delnice, Marion, Neili, Rogério, Sônia, Tânia e Tatiana.
    Grupo 1
    A família dita “tradicional” há muito não é padrão dentro do nosso ambiente escolar. A diversidade de valores é imensa, e o grande desafio é conseguir estabelecer uma metodologia de trabalho que respeite essa diversidade e faça com que a tolerância predomine. Nossa realidade absorve diferentes tipos de grupos familiares, o que impacta diretamente na relação escola/família.
    Plano de ação: A informação e o respeito ao “diferente”, ao não convencional, é o ponto de partida para o estabelecimento de uma boa relação entre a escola e a família. Os profissionais da escola devem sim ter a sensibilidade de compreender o contexto em que seu aluno está inserido e como isso impacta diretamente no aprendizado e na disciplina. Somos sabedores que a escola há muito adquiriu funções sociais e eis mais uma delas: ser o suporte que muitas vezes nosso aluno não encontra em sua família.
    Grupo 2
    Não concordamos em absoluto com a argumentação de ‘PARO’. Existe sim fundamento, mas não cabe generalização. Em nossa avaliação do texto, concluímos que muitas escolas vivem sim a realidade da comunidade na qual estão inseridas. Óbvio que o porte da escola e sua localização (centrais) podem sim dificultar a relação escola e comunidade, mas não é uma regra. Sabemos que conhecer a realidade de nossos alunos e partir desta para estabelecer um diálogo é a melhor forma de construirmos uma via de mão dupla e ter a efetiva participação da comunidade no contexto escolar. Para tal, é fundamental que a escola procure atender as expectativas de pais e alunos. É a credibilidade da instituição que em nosso ver, motiva a comunidade a ser participativa.
    Plano de ação: Primeiramente a escola precisa se inteirar das dificuldades vivenciadas por seus alunos dentro da comunidade na qual estão inseridos. É conhecendo as dificuldades e buscando soluções para as mesmas que se cria a credibilidade que em nosso ver é o passo inicial para a construção dessa participação. Um exemplo disso, é a questão da segurança: quando os pais percebem que seu filho está seguro na escola, passam também a zelar pela segurança do ambiente escolar, desta forma saímos da atitude individual e passamos para uma atitude coletiva.

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  2. Grupo 3


    A ação coletiva é sempre um desafio, em se tratando de uma comunidade escolar, nos parece um problema a falta de articulação de alguém ou algum setor, que fique encarregado de otimizar o trabalho de todos. Já que também é crível (e visível) que grande parte dos integrantes da comunidade tem trabalhado de modo sério e duro. É também destacável a falta de efetivo, o acúmulo de funções e atividades (professores, pais, direção, funcionários) e o excesso de alunos em sala de aula.


    Melhor aproveitamento das reuniões pedagógicas, as quais, nos parece, deveriam estar voltadas mais para nossa realidade escolar, seus problemas e desafios.

    Tentativa que sejam utilizadas diferentes formas de comunicação e interação da comunidade escolar, criando assim uma maior visibilidade do trabalho (ou a falta dele) de cada um, bem como seu aproveitamento: criação de equipes, trocas de ideias, metas, por exemplo.

    Professoras: Ana Lucia (arte), Dalila (português), Íris (filosofia), Lisandra (geografia)

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  3. Grupo 5
    Professores: Ítalo, Claudio, Marcos, Maísa, Klabyr e Daniel.
    1. A partir das ideias da autora, registre como o grupo percebe a participação dos pais frente às questões pedagógicas e processos de avaliação adotados em sua escola.
    De modo geral, não vemos uma participação efetiva dos pais no processo avaliativo e nem pedagógico. Porém houve um caso ano passado, uma vez uma turma com problemas teve uma maior interação dos pais e melhoraram o desempenho, mas houve represálias dos pais. Na entrega de boletins, há uma interação dos pais, porém na elaboração dos conteúdos, do modo de avaliação não há interação com os pais. A família não é chamada para interagir nos conteúdos, porém nós também, como professores, não temos tanta autonomia em função do sistema, conteúdos, diretrizes etc. Na escola, ainda não há projeto que viabilize a inserção dos pais frente a essas questões.

    PLANO DE AÇÃO: Elabore ações que possibilitem a participação efetiva
    da família nas questões pedagógicas da sua escola.
    • Propor práticas com os pais que precisam estar ligadas ao PPP; diálogo com o corpo docente para elaboração de um projeto que atenda a essas necessidades;
    • Elaborar um diagnóstico para reconhecer os alunos: quem são esses alunos, família, culturas, religiões, profissional; diagnósticos que tragam análises e conclusões;
    • Elaborar um texto de informação trazendo o papel da escola e a necessidade da participação dos pais;
    • Trazer questões /dinâmicas que denotem qual a proximidade que os pais têm dos estudos dos seus filhos, despertando maior consciência;
    • Oferecer palestras/aulões interdisciplinares em que os pais e alunos sejam convidados para a aula e discussões sobre temas atuais e relevantes para eles;
    • Fortalecer as instâncias colegiadas das escolas;
    • Organizar feiras de profissões, valorizando a participação dos pais e alunos.


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  4. Qual a importância da gestão democrática na escola?
    Registre como se efetiva a gestão na sua instituição e a participação da família neste processo.
    Grupo 4: Marcia, Iracema, Silvana, Fátima, Vanderlei.
    A gestão democrática da escola efetiva-se conforme os preceitos legais vigentes no Estado. As instâncias constituintes deste processo – APMF, Conselho Escolar e Grêmio Estudantil, estão plenamente constituídas. Mas, apesar disso, não se percebe que a participação destas desfrute amplamente de seus direitos, tampouco cumprem à risca seus deveres.

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  5. Atividade 1
    As quatro dimensões do processo didático - ensino, aprendizagem, pesquisa e avaliação - não são ações isoladas e sim partes que se integram para a efetivação do conhecimento, por isso a ação docente deve ser baseada no contexto social em que o aluno se insere, pois mesmo o professor sendo o ator principal, este deve constantemente reconfigurar os conhecimentos, baseando-se na bagagem trazida pelo aluno.
    Atividade 2


    A nossa escola sempre procura compreender o aluno na sua diferença e totalidade, ou seja enquanto indivíduo que possui uma historicidade, com visões de mundo, escalas de valores, sentimentos, emoções, desejos, projetos, com lógicas de comportamentos e hábitos que lhe são próprios. E isso tudo tem contribuído para articular o PPP e a PPC, assim possibilitando o atendimento individualizado conforme a necessidade de cada um, visando desta forma um ensino que seja significativo para a construção do aluno e da sociedade em que está inserido. Desta forma se constrói o protagonismo juvenil.

    Professores: Ana Theriba ( Artes), Dalila ( Português), Carmem ( Inglês) , Marcos
    ( Filosofia) Jurema ( Educação Física)

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. 16/02/18 - Atividade 1: Marion, Tatiana, Everson, Rogério, Lislaine.
    De que forma as dimensões do processo didático têm se configurado na ação docente?
    Na prática docente estamos constantemente preocupados com a qualidade do ensino e com a efetiva aprendizagem observando as diferentes realidades do nosso aluno. No cotiado escolar encontramos inúmeros desafios e tentamos utilizar uma metodologia adequada para cada turma e disciplina.
    Em que sentido e como é possível avançar na unidade ensino-aprendizagem-pesquisa-avaliação para que se efetive o projeto de educação da escola? A avaliação segue um modelo processual, contínuo e diagnóstico, através dela verificamos se de fato o aluno se apropriou dos conhecimentos necessários.

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  8. 1) A escola vem trabalhando a valorização da história e cultura dos alunos e comunidade através de diversas atividades programadas dentro do calendário escolar. Exemplos: a) gincana cultural, a qual aborda o caráter cultural na sua pluralidade e diversidade através de diferentes atividades. b) Projetos como o livro Fragmentos, que se trata de uma produção literária que envolve alunos e professores na sua elaboração, e comunidade na sua divulgação. c) O projeto Literapia, o qual busca incentivar e propagar a leitura e a cultura.
    2) Na medida do possível, o PPP e o PPC se assemelham a um farol, onde diante das turbulências culturais vivenciadas por nossos alunos, buscamos um horizonte no estudo e aplicação da proposta curricular contida nestes projetos.

    Professores: Claúdio Budel, Daniel, Elias, Íris, Ítalo, Marcos Gomes, Marilise, Olga.

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  9. De que forma as dimensões do processo didático têm se configurado na ação docente?
    Em que sentido e como é possível avançar na unidade ensino-aprendizagem-pesquisa-avaliação para que se efetive o projeto de educação da escola?

    Sabe-se que o objetivo do processo didático é a construção do conhecimento com o envolvimento do aluno. A grande dificuldade encontrada é fazer com que o coletivo assuma o compromisso em buscar o objetivo proposto, que é a aprendizagem significativa. É por este motivo que o corpo docente planeja e replaneja sua ação pedagógica para que haja aprendizagem. O grupo sugere que cada professor(a) escolha aleatoriamente uma turma para que se efetive o processo de autoavaliação.

    Gincana cultural e esportiva; Livro Fragmentos; Visitas técnicas; Trabalhos de conclusão de curso.
    Ambos os instrumentos (PPP e PPC) estão em constante reformulação para que as necessidades educacionais sejam atendidas de modo coletivo.

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  10. O Arco de Charles Maguerez é composto pela etapas: 1- Observação da realidade; 2- Pontos-chave; 3- Teorização; 4- Hipótese de solução; 5- Aplicação à realidade. Nossa sugestão de atividade seria elaborar uma aula em qualquer disciplina estimulando a concentração dos alunos. Para isso de acordo com o Arco de Maguerez ficaria assim organizado: 1. observar a indisciplina em sala de aula. 2. dificuldade de concentração. 3. a metodologia de ensino não condiz com a realidade de um jovem inserido no mundo digital. 4. turnas menores, aulas mais dinâmicas utilizando recursos tecnológicos. 5. como não dispomos de variados recursos tecnológicos, propomos estimular nossos alunos através de temas relacionados a cada uma das disciplina que agucem sua criatividade e desperte interesse no conteúdo. Gurpo 2: Tatiana, Marion, Lislaine e Tânia.

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  11. O mapa conceitual é um instrumento elaborado para fundamentar, determinados conteúdos presentes eem divresas disciplinas. Ele parte do pressuposto de que o sujeito aprendente já possui certos conhecimentos da matéria em estudo. Ele constitue um conjunto de conceitos e pode clarificar a compreeenção do tema em questão, gerando uma aprendziagem significativa.
    Ele possui a seguinte tipologia:
    1. Organização linear
    2. Organização hierárquica
    3. Organização reticular ou em rede conceitual
    3 a) Mapa conceitual tipo teia de aranha
    3 b) Mapa conceitual tipo fluxograma
    3 c) Mapa conceitual tipo entrada e saída

    Ele não auto explicativo e dependerá sempre da orientação do professor.
    Grupo 1: Marcos, Marcia P, Fátima, Silvana, Vanderlei.

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  12. GRUPO 3:

    Observações gerais:
    A pesquisa como ferramenta principal no processo de conhecimento;
    O aluno como protagonista no processo de conhecimento;
    A pesquisa deve ser em torno de uma questão e não de um assunto ou tema;
    É preciso que seja possibilitada o confronto de opiniões, de interpretações, de recortes históricos-sociais.

    Exemplo:
    Questão: os elementos fundamentais para a solidificação da discriminação racial no Brasil.
    1) O modelo de escravidão adotado pelo Brasil.
    2) Os interesses da elite dominante.
    3) A abolição.
    4) As relações de trabalho contemporâneas (capitalismo).

    Observação final: o aluno como sujeito da construção da História.


    Professores: Íris, Ítalo, Lisandra, Vladimir.

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    Respostas
    1. • A crença relatada anteriormente pela autora é perceptível em sua escola? O grupo concorda
      Acreditamos que pode acontecer os dois fatores. Aqui em nossa escola o envolvimento bem melhor na gestão atual, mas ainda longe da ideal
      que esses são impeditivos para a aproximação dos pais no currículo escolar? Por quê?
      Falta de um convite e uma estratégia melhor para fazer um bom esclarecimento do que irá ser trabalhado no currículo

      PLANO DE AÇÃO: Elabore ações no sentido de romper com as crenças existentes em relação à família para aproximá-la do processo pedagógico

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  13. • Como o grupo percebe o envolvimento, a colaboração e interação dos pais na sua escola?
    Envolvimento médio longe de ser ideal
    • Se e como ocorre a atuação dos pais em relação ao desempenho escolar dos estudantes em sua escola?
    Acreditamos que nos falte ainda uma estratégia para fazer com que órgão como Conselho escolar e Apm tenham trabalho mais efetivo que poderia ser um elo mais forte com demais pais tendo papel essência em participara mais ativamente das atividades com festas, conselhos de classe, escola de pais, visitas técnicas feiras e campeonatos esportivos

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  14. Tecnologias educacionais no espaço escolar

    Anote as respostas apresentadas para posteriormente retomar com o grupo. A seguir apresente as propostas de encaminhamento.
    Faremos 4 edição do livro fragmentos sob perspectiva dos 70 anos do Zardo os alunos irão entrevistar pessoas da família ou amigos ou vizinhos usando câmera digital para filmagem e fotografar depois transcrever o conto relativo ao tempo que esta pessoa estudou no Zardo.
    Iremos montar palestra sobre segurança na internet, sobre filmagem e fotografia edição e estrutura conto uso de web site divulgação nas mídias e edição livro online se for possível.

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