FORMAÇÃO EM AÇÃO – 2º SEMESTRE
06/10/2017
MANHÃ
Prática e Currículo
Tema da oficina: “Um olhar interdisciplinar em sala de aula”
Objetivo: Promover a reflexão sobre a importância do trabalho interdisciplinar na promoção da aprendizagem.
· Vídeo institucional: A formação em ação.
Roteiro de trabalho:
1. Assista ao vídeo: “ Rubem Alves – o papel do professor”.
a) Após assistir ao vídeo, reflita e argumente:
b) Já estamos atuando dessa forma? Já contextualizamos os conteúdos, motivando as/os alunas/os? Atraindo-as/os para a aprendizagem? Espantando-as/os?
2. Slides: “Um olhar interdisciplinar em sala de aula”
3. Após a discussão dos slides, assista ao vídeo: “Legendagem: Inter, Pluri, Multi e Transdisciplinaridade”,
a) Em pequenos grupos de professores, analisem o material apresentado no vídeo e comente como é a visão pedagógica interdisciplinar do professor da “Legendagem”.
4. Hora de Ação: atividades para a plenária
a) Em grupos de professores, escolher um dos vídeos abaixo (ou outro vídeo que já tenha trabalhado) e elaborar uma proposta interdisciplinar (detalhar como trabalhariam a partir do vídeo com os alunos). A proposta deve ser descrita no blog e apresentado em plenária.
· Morte e vida Severina.
· O mascate.
· O enigma da água.
· Josué e o pé de macaxeira.
b) Discutir, escolher no grupo uma experiência docente que tenha constituídos se como uma prática interdisciplinar. Registrar no blog e apresentar em plenária como troca de experiências docentes.
Leitura complementar
FAZENDA, Ivani (org) O que é interdisciplinaridade? São Paulo, Cortez, 2008.
https://bibliotecadafilo.files.wordpress.com/2013/11/fazenda-org-o-que-c3a9-interdisciplinaridade.pdf
TARDE
Tema da Oficina: Transtornos e
Dificuldades de Aprendizagem.
Objetivo
: Promover a reflexão acerca dos transtornos e dificuldades de aprendizagem
apresentadas pelos estudantes, no cotidiano escolar .
Vídeo
: Bem Estar
- Transtornos de Aprendizagem ( Augusto
Buchveitz) .
Roteiro
de trabalho:
Após
reflexão das informações contidas no vídeo e nos textos :
1 -
registrar ações já desenvolvidas em
nossa prática pedagógica, que atendem alunos que apresentam trantornos e
dificuldades de aprendizagem;
2
- propor outros encaminhamentos
possíveis.
Realizar
a postagem das questões no blog e apresentá-las em plenária.
Trabalho de Interdisciplinaridade
ResponderExcluirA importância da leitura e interpretação em todas as disciplinas.
A atividade proposta é iniciar o debate sobre o que é a leitura, a qual torna-se imprescindível na interpretação de mundo de cada individuo.
https://www.youtube.com/watch?v=LjkdEvMM5xs - Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris
A partir da visualização do vídeo, os professores indagam sobre a leitura e os hábitos de cada um.
Grupo: Andreia, Claudio, Evelyn, Everson, Fatima, Lucas, Marcia, Nivaldo, Silvana, Tatiana.
Questão 4 a)
ResponderExcluirEnsino Religioso: a religiosidade, como a manifestação da crença do povo, a solidariedade como exercício de partilha, a identidade como ideia de pertencimento a um grupo e noções de esperança.
Artes: releitura da obra “ Os Retirantes” de Portinari, a valorização da cultura artística do nordeste.
Educação física: trazer as danças e brincadeiras da cultura nordestina.
Biologia: trabalhar a importância da água no âmbito econômico e da saúde.
Sociologia: Abordando a questão política e econômica no contexto atual que ainda passa por dificuldades: falta de emprego , saneamento básico dificultando a qualidade de vida.
Filosofia: ética: a ação daquilo que poderia ser compreendido como “o nordestino”, sua cultura, nas práticas e costumes; política: os interesses da política brasileira em se manter este “status quo”; isto é a miséria a falta de água entre outros...metafísica: o sentido da vida, o viver e o sobreviver.
Português: trabalhando o gênero poético: o auto de natal e contextualizando com os anos de 30 e 40 e a poesia de João Cabral de Melo Neto e outros romances relacionados como Vidas Secas de Graciliano Ramos.
Professores: Dalila , Ana Lúcia, Flávia, Octávio, Rosângela, Iris, Lis e Marion e Rogério.
VÍDEO – O enigma da água
ResponderExcluirProfessores: Daniel, Ítalo, Neili, Rosália, Carmem, Olga,
É interessante, comentar um tópico ligado à interdisciplinaridade:
É muito comum a troca de experiência entre professores da mesma área, mas não de áreas diferentes. O motivo pode ser a falta de conhecimento e informação em outras áreas. Geralmente preferimos assuntos que dominamos e isso muitas vezes acaba gerando isolamento de outras áreas do conhecimento.
Como trabalhar:
Ensino religioso – a importância da água para o planeta, através de vídeo textos.
História e meio ambiente – questão da poluição dos rios através dos tempos. Com a o surgimento da industrialização e descaso do homem com o meio ambiente em si. Alagamentos, saneamento, escoamento da água.
Português e inglês - (conscientizar que a água não deve ser desperdiçada e nem poluída) – música Planeta água de Guilherme Arantes, importância da água para a vida no planeta. Economia da água, prejuízo para a população com a falta da água. Desequilíbrio do no futuro do nosso planeta. Textos e vídeos (preservar e não poluir).
Geografia – trabalhar as bacias das águas. Localização da Água potável e não potável. Rios da cidade Curitiba.
Química – fórmula da água, elementos químicos que a compõem, quais tipos de substâncias poluentes. Tratamento de água.
Biologia – água no corpo humano
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirQuestão nº2 – Parte tarde.
ExcluirVamos trabalhar com os alunos com histórias em quadrinhos para avaliar a assimilação de conteúdos durante o bimestre. De preferência, histórias curtas visando apresentação em sala de aula. Achamos interessante que haja também na medida do possível reuniões pedagógicas visando avaliar o desenvolvimento do educando e o acréscimo de uma hora atividade extra para pesquisa de materiais para trabalhar com os alunos com necessidade especificas. Com o trabalho interdisciplinar visamos estimular no educando a criatividade, a iniciativa, a consciência reflexiva e a capacidade de imaginar soluções para agregar melhorias no cotidiano escolar visando também o uso das novas tecnologias. Com um trabalho coletivo visamos despertar a alteridade do educando formando cidadãos autônomos, responsáveis e éticos.
Italo- Daniel- Rogério – Tânia - Sandro- Marcos - Nivaldo - Olga- Rosália
Neili – Carmem.