quinta-feira, 5 de outubro de 2017

FORMAÇÃO EM AÇÃO – 2º SEMESTRE
06/10/2017
MANHÃ
Prática e Currículo
Tema da oficina: “Um olhar interdisciplinar em sala de aula”
Objetivo: Promover a reflexão sobre a importância do trabalho interdisciplinar na promoção da aprendizagem.
·        Vídeo institucional: A formação em ação



Roteiro de trabalho:
1.   Assista ao vídeo: “ Rubem Alves – o papel do professor”.


a)   Após assistir ao vídeo, reflita e argumente:
b)   Já estamos atuando dessa forma? Já contextualizamos os conteúdos, motivando as/os alunas/os? Atraindo-as/os para a aprendizagem? Espantando-as/os?
2.   Slides: “Um olhar interdisciplinar em sala de aula”
3.   Após a discussão dos slides, assista ao vídeo: “Legendagem: Inter, Pluri, Multi e Transdisciplinaridade”, 

a)   Em pequenos grupos de professores, analisem o material apresentado no vídeo e comente como é a visão pedagógica interdisciplinar do professor da “Legendagem”.
4.  Hora de Ação: atividades para a plenária
a)   Em grupos de professores, escolher um dos vídeos abaixo (ou outro vídeo que já tenha trabalhado) e elaborar uma proposta interdisciplinar (detalhar como trabalhariam  a partir do vídeo com os alunos). A proposta deve ser descrita no blog e apresentado em plenária.
·                 Morte e vida Severina. 

·               O mascate. 

·               O enigma da água.  

·             Josué e o pé de macaxeira. 

b)   Discutir, escolher no grupo uma experiência docente que tenha constituídos se como uma prática interdisciplinar. Registrar no blog e apresentar em plenária como troca de experiências docentes.

Leitura complementar
FAZENDA, Ivani (org) O que é interdisciplinaridade? São Paulo, Cortez, 2008.
https://bibliotecadafilo.files.wordpress.com/2013/11/fazenda-org-o-que-c3a9-interdisciplinaridade.pdf






TARDE


Tema da Oficina: Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem.


Objetivo : Promover a reflexão acerca dos transtornos e dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos estudantes, no cotidiano escolar .


Vídeo : Bem Estar -  Transtornos de Aprendizagem ( Augusto Buchveitz) .








Roteiro de trabalho:

Após reflexão das informações contidas no vídeo e nos textos :
1 - registrar ações já desenvolvidas  em nossa prática pedagógica, que atendem alunos que apresentam trantornos e dificuldades de aprendizagem;
2 -  propor outros encaminhamentos possíveis.


Realizar a postagem das questões no blog  e apresentá-las  em plenária.



5 comentários:

  1. Trabalho de Interdisciplinaridade
    A importância da leitura e interpretação em todas as disciplinas.
    A atividade proposta é iniciar o debate sobre o que é a leitura, a qual torna-se imprescindível na interpretação de mundo de cada individuo.
    https://www.youtube.com/watch?v=LjkdEvMM5xs - Os Fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris

    A partir da visualização do vídeo, os professores indagam sobre a leitura e os hábitos de cada um.
    Grupo: Andreia, Claudio, Evelyn, Everson, Fatima, Lucas, Marcia, Nivaldo, Silvana, Tatiana.

    ResponderExcluir
  2. Questão 4 a)
    Ensino Religioso: a religiosidade, como a manifestação da crença do povo, a solidariedade como exercício de partilha, a identidade como ideia de pertencimento a um grupo e noções de esperança.
    Artes: releitura da obra “ Os Retirantes” de Portinari, a valorização da cultura artística do nordeste.
    Educação física: trazer as danças e brincadeiras da cultura nordestina.
    Biologia: trabalhar a importância da água no âmbito econômico e da saúde.
    Sociologia: Abordando a questão política e econômica no contexto atual que ainda passa por dificuldades: falta de emprego , saneamento básico dificultando a qualidade de vida.
    Filosofia: ética: a ação daquilo que poderia ser compreendido como “o nordestino”, sua cultura, nas práticas e costumes; política: os interesses da política brasileira em se manter este “status quo”; isto é a miséria a falta de água entre outros...metafísica: o sentido da vida, o viver e o sobreviver.
    Português: trabalhando o gênero poético: o auto de natal e contextualizando com os anos de 30 e 40 e a poesia de João Cabral de Melo Neto e outros romances relacionados como Vidas Secas de Graciliano Ramos.

    Professores: Dalila , Ana Lúcia, Flávia, Octávio, Rosângela, Iris, Lis e Marion e Rogério.

    ResponderExcluir
  3. VÍDEO – O enigma da água

    Professores: Daniel, Ítalo, Neili, Rosália, Carmem, Olga,

    É interessante, comentar um tópico ligado à interdisciplinaridade:
    É muito comum a troca de experiência entre professores da mesma área, mas não de áreas diferentes. O motivo pode ser a falta de conhecimento e informação em outras áreas. Geralmente preferimos assuntos que dominamos e isso muitas vezes acaba gerando isolamento de outras áreas do conhecimento.
    Como trabalhar:
    Ensino religioso – a importância da água para o planeta, através de vídeo textos.

    História e meio ambiente – questão da poluição dos rios através dos tempos. Com a o surgimento da industrialização e descaso do homem com o meio ambiente em si. Alagamentos, saneamento, escoamento da água.

    Português e inglês - (conscientizar que a água não deve ser desperdiçada e nem poluída) – música Planeta água de Guilherme Arantes, importância da água para a vida no planeta. Economia da água, prejuízo para a população com a falta da água. Desequilíbrio do no futuro do nosso planeta. Textos e vídeos (preservar e não poluir).

    Geografia – trabalhar as bacias das águas. Localização da Água potável e não potável. Rios da cidade Curitiba.

    Química – fórmula da água, elementos químicos que a compõem, quais tipos de substâncias poluentes. Tratamento de água.
    Biologia – água no corpo humano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Questão nº2 – Parte tarde.
      Vamos trabalhar com os alunos com histórias em quadrinhos para avaliar a assimilação de conteúdos durante o bimestre. De preferência, histórias curtas visando apresentação em sala de aula. Achamos interessante que haja também na medida do possível reuniões pedagógicas visando avaliar o desenvolvimento do educando e o acréscimo de uma hora atividade extra para pesquisa de materiais para trabalhar com os alunos com necessidade especificas. Com o trabalho interdisciplinar visamos estimular no educando a criatividade, a iniciativa, a consciência reflexiva e a capacidade de imaginar soluções para agregar melhorias no cotidiano escolar visando também o uso das novas tecnologias. Com um trabalho coletivo visamos despertar a alteridade do educando formando cidadãos autônomos, responsáveis e éticos.
      Italo- Daniel- Rogério – Tânia - Sandro- Marcos - Nivaldo - Olga- Rosália
      Neili – Carmem.

      Excluir