terça-feira, 20 de novembro de 2012

FORMAÇÃO EM AÇÃO - EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Professores da Educação Profissional do Colégio Zardo!

Nas noites de 20 e 21 de novembro, das 18h30 às 22h30 realizaremos o evento "Formação em Ação" aos professores que atuam no Ensino Técnico de nossa escola.
Os professores das áreas técnicas e das disciplinas da base nacional comum devem participar.
O "Formação em Ação" é uma atividade que faz parte das políticas de formação continuada da SEED e valem pontos para avanço.
Por isso, esteja atento no momento de assinar a lista de presença.

Nosso objetivo é fomentar as discussões em torno do ensino técnico e para isso, forma definidos dois eixos de discussão:
1º Eixo - Legislação básica que norteia os procedimentos escolares (20) e Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano escolar (21).
2º Eixo - Troca de ideias sobre o Simpósio ocorrido em Foz do Iguaçu (Coordenadores e Professores) (20 e 21) e Definição de Estratégias e Ações para o ano de 2013 (21).
_______________________________________________

Para as duas noites de formação, o registro no Livro de Registro de Classe deve ser o seguinte:
20 e 21 de novembro
Campo Frequência: Traçar.
Campo Conteúdo: Formação em Ação, de acordo com Delib. Nº 02/02.
(Realizar complementação, caso essas duas noites interferirem no total de aulas anuais)
_______________________________________________

Nos dias 20 e 21 os alunos serão dispensados de suas atividades.
Como os professores das disciplinas da base nacional comum terão o "Formação em Ação" somente dia 21, quem tem aula neste dia (manhã / tarde) não precisa comparecer. 
No entanto, quem possui aula no dia 20, durante o dia, deve comparecer.
E obviamente, comparecer as duas noites no evento.
_______________________________________________

A seguir, alguns documentos norteadores do conjunto de ações que se estabelecem na escola.
Leia atentamente o resumo, acesse a legislação na íntegra e, em forma de comentário, escreva dúvidas e questionamentos sobre o assunto.
Pelas dúvidas será feita a discussão no dia 20 de novembro.
_______________________________________________
AVALIAÇÃO

DELIBERAÇÃO N.o 007/99Define as normas Gerais para Avaliação do Aproveitamento Escolar, Recuperação de Estudos e Promoção de Alunos, do Sistema Estadual de Ensino, em Nível do Ensino Fundamental e Médio.
A avaliação deve ser entendida como um dos aspectos do ensino pelo qual o professor estuda e interpreta os dados da aprendizagem e de seu próprio trabalho, com as finalidades de acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem dos alunos, bem como diagnosticar seus resultados e atribuir-lhes valor.

A recuperação de estudos é direito dos alunos, independentemente do nível de apropriação dos conhecimentos básicos, dar-se-á de forma permanente e concomitante ao processo ensino e aprendizagem e será organizada com atividades significativas, por meio de procedimentos didático-metodológicos diversificados.

Acesse a Deliberação na íntegra:
_______________________________________________
ESTÁGIO
DELIBERAÇÃO N.o 02/09Estabelece as normas para a organização e a realização de Estágio obrigatório e não obrigatório na Educação Superior, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Especialização Técnica de Nível Médio, no Curso de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores, no Ensino Médio, nas Séries Finais do Ensino Fundamental, inclusive nas modalidades Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial.
Estágio é ato educativo escolar orientado e supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação profissional etc.
O estágio, obrigatório e o não obrigatório assumido pela instituição de ensino, deverá estar previsto no Projeto Político Pedagógico e o desenvolvimento do estágio deverá estar descrito no Plano de Estágio

Acesse a Deliberação na íntegra:
_______________________________________________
LICENÇA GESTAÇÃO
LEI No 6.202, DE 17 DE ABRIL DE 1975 - Atribui à estudante em estado de gestação o regime de exercícios domiciliares.
A partir do oitavo mês de gestação e durante três meses a estudante em estado de gravidez ficará assistida pelo regime de exercícios domiciliares instituído pelo Decreto-lei número 1.044, 21 de outubro de 1969.

Acesse a Lei na íntegra:
_______________________________________________
LIVRO DE REGISTRO DE CLASSE
INSTRUÇÃO n o 07/10-SEED/DAE/CDE - Estabelece as normas para preenchimento do Livro Registro de Classe na Rede Estadual de Ensino.
Obrigatoriedade do uso do livro Registro de Classe como forma oficial e Única para o registro da frequência, do aproveitamento e dos conteúdos ministrados na Rede Estadual de Ensino.
Necessidade de padronizar os procedimentos do preenchimento do livro Registro de Classe e desautorizar quaisquer outros meios de registro e de controle não oficiais.

Acesse a Instrução na íntegra:
_______________________________________________
ATIVIDADES DOCENTES
DELIBERAÇÃO N.° 002/02 - Inclui, no período letivo, os dias destinados a atividade pedagógica.
Considera-se efetivo trabalho escolar a ação organizada, racional, planejada e histórica, que busca sua eficácia no desenvolvimento do educando como pessoa, cidadão e trabalhador. Faz parte do efetivo trabalho escolar o conjunto de atividades organizadas

http://celepar7cta.pr.gov.br/seed/deliberacoes.nsf/7b2a997ca37239c3032569ed005fb978/4f92cce4f4a2531003256c1d0049bba4/$FILE/_h8himoqb2clp631u6dsg30chd68o30cg_.pdf
_______________________________________________
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
INSTRUÇÃO Nº 007 / 2010 - SUED/SEED - Instrui sobre a concepção, legalidade, elaboração e elementos do Projeto PolíticoPedagógico, Proposta Pedagógica Curricular e Plano de Trabalho Docente.
O Projeto Político-Pedagógico expressa a autonomia e a identidade do estabelecimento de ensino sendo esta amparada pelas legislações vigentes, pelas necessidades históricas da escola pública e pelos direitos garantidos constitucionalmente a toda população.

Acesse a Instrução na íntegra:
_______________________________________________
REGIMENTO ESCOLAR
DELIBERAÇÃO N.o 016/99Define a organização, elaboração e regulamentação do Regimento Escolar.
A organização administrativa, didática e disciplinar dos estabelecimentos do Sistema Estadual de Ensino do Paraná será regulada pelos respectivos regimentos escolares, observados os princípios constitucionais, a legislação geral e as normas específicas, particularmente as fixadas nesta Deliberação.
A elaboração do regimento escolar, por expressar a organização da forma jurídica e político-pedagógica da unidade escolar, é atribuição específica de cada estabelecimento de ensino, vedada a elaboração de regimento único para um conjunto de estabelecimentos.

Acesse a Deliberação na íntegra:
_______________________________________________
REGULAMENTOS
Organização e definição das regras que norteiam o uso dos Laboratórios de Informática e Meio Ambiente, Biblioteca e Sala Multimídia.
Em 2011, a propósito da reelaboração do PPP de nossa escola, foram organizados os Regulamentos de uso dos Laboratórios de Informática, do Laboratório de Meio Ambiente, da Biblioteca e da Sala Multimídia.
São instrumentos importantes para o bom uso de espaços coletivos, visto que regulamento é o conjunto de regras que normatiza os procedimentos.
_______________________________________________
LABORATÓRIOS
Ofício Circular no 08/2010 - DET/SEED - orienta sobre os procedimentos para os Estabelecimentos de Ensino com Cursos Profissionalizantes contemplados para receber os equipamentos para Laboratórios Básicos do Ministério da Educação e Cultura (Biologia, Eletrônica, Física, Informática, Matemática e Química)
_______________________________________________
BIBLIOTECA
LEI No 12.244 DE 24 DE MAIO DE 2010 - Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País.
Considera-se biblioteca escolar a coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura.
Será obrigatório um acervo de livros na biblioteca de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado, cabendo ao respectivo sistema de ensino determinar a ampliação deste acervo conforme sua realidade, bem como divulgar orientações de guarda, preservação, organização e funcionamento das bibliotecas escolares.

Acesse a Lei na íntegra:
_______________________________________________

QUESTIONAMENTOS

1. Após ler a breve descrição dos assuntos, escreva as dúvidas e questionamentos em forma de comentários.
2. Quais são os problemas mais evidentes em nossas turmas de Educação Profissional (de modo geal e em nossa escola)?
3. Qual a relação da sua disciplina com o mundo do trabalho vinculado ao curso técnico em que você atua?



TCC DOS ALUNOS DO MEIO AMBIENTE - NOITE

Os alunos do 4º Ano do curso de Meio Ambiente Integrado e 3º período Subsequente, noite, apresentarão seus Trabalhos de Consclusão de Curso nas noites de 06 e 07 de dezembro.
São 07 trabalhos a serem apresentados no Auditório do Colégio.
As turmas do 1º e 2º período de Meio Ambiente devem comparecer para prestigiar a apresentação e, assim, terão uma noção de como é esse tipo de trabalho.
A apresentação será realizada por meio de sorteio sendo um trabalho do 4ºMA e outro do 3ºMA, alternadamente.

Prof Claudia Felisbino dos Santos
(Coordenadora do curso técnico em Meio Ambiente/2012)