segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Bullying nas escolas: como lidar?


Estudo mostra que muitas crianças se sentem inseguras no ambiente escolar

Como a escola do seu filho lida com o bullying?
Embora esteja cada vez mais comum casos de crianças que sofrem agressões físicas e psicológicas, são poucas as medidas que algumas instituições tomam em relação ao problema.
É o que detectou um estudo preliminar realizado pelo Núcleo de Análise e Comportamento da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com 245 crianças.
Os dados chamam a atenção para o ambiente escolar: 33% dos avaliados não se sentem seguros onde estudam. Segundo Josafá Moreira da Cunha, psicólogo e pesquisador da UFPR, a intervenção de algumas escolas é falha.
A probabilidade do bullying (termo em inglês que significa atos de violência, como xingamentos, humilhações) ser resolvido é maior quando a agressão é física.
Outro problema, levantado pelo pesquisador, é quando acontece o bullying indireto, como a exclusão freqüente de uma brincadeira: muitas vezes os pais e os professores não ficam sabendo porque a criança não tem coragem de contar.
Para que a esse tipo de violência diminua é necessária uma atuação mais forte da escola, com regras específicas para casos de bullying.
E os profissionais têm de buscar uma maneira de resolver os conflitos adequadamente.
Mas a família também tem um papel importante: precisa estar presente nas escolas, cobrando e participando da rotina da criança.
“A criança precisa se sentir segura para expressar suas necessidades, medos e ansiedades para a escola”, diz Josafá.
Atitudes como suspender o agressor ou colocá-lo para fora da sala de aula só geram mais violência.
No Brasil, não existe uma legislação específica para o bullying.
“Para as escolas há uma dificuldade em estabelecer o limite do aceitável e desejável”, diz Sandro Caramaschi, professor especializado em comunicação não-verbal e relacionamento humano da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).
Enquanto uma criança “tira de letra” determinada situação, para outra é extremamente constrangedora.
É aí que vale o bom senso e a observação de educadores e pais, para que haja uma intervenção rápida toda vez que algum caso de violência, física ou não, for detectado.
"Esse é um caminho para que os números de bullying comecem a cair nas estatísticas", aponta Caramaschi.

Professor com autoridade X Professor Autoritário

Professor com autoridade

Conquista a participação com atividades pertinentes

Mostra os objetivos dos exercícios sugeridos

Escuta e dialoga

Procura adequar os métodos às necessidades da turma

Valoriza o conteúdo de sua disciplina na construção do conhecimento

Adapta os conteúdos aos objetivos da educação à realidade do aluno

Vê o aluno como ser humano



Professor Autoritário

Exige silêncio para ser ouvido

Pede tarefas descontextualizadas

Ameaça e pune

Quer que a classe aprenda do jeito que ele(a) sabe ensinar

Não tem certeza da importância do que está ensinando

Quer apenas passar conteúdo

Vê o aluno como um a mais

Natal




Convite de Natal

Jantar Dançante - Restaurante Toscana


Informamos que houve 80% de confirmações (Professores e funcionários) que participarão do jantar de Confraternização de Final de Ano do Col. Est. Prof. Francisco Zardo – Restaurante Dançante Toscana – dia 10/12 (sexta-feira) às 20h00.
Há convites que poderão ser comprados para seus acompanhantes – valor R$ 58,00 (cinqüenta e oito reais). Para adquirir seu convite extra, é só efetuar o pagamento diretamente às Professoras (Deisi / Sueli / Naterci) até o dia 06/12.

Observações:
a) O convite para Professor e Funcionários é inteiramente grátis (a Direção se encarregou-se deste pagamento). O valor de R$ 58,00 é o valor do convite extra, para quem deseja levar o (s) acompanhante (s).
b) Caso o Professor ou Funcionário que deu resposta negativa no momento da confirmação na participação do jantar, mudar de idéia, entrar em contato com as Professoras Deisi ou Sueli e confirmar sua presença, afinal seu convite já esta pago.
c) O Salão será de uso exclusivo aos Professores e Funcionários do Col. Est. Prof. Francisco Zardo (reserva das 20h00 às 04h00 – com som mecânico operado por DJ)
d) Jantar (sistema de Buffet e quanto as bebidas inclusas estão: água, refrigerante e chopp a vontade)
e) Explicação: Foi insistido na confirmação ou não dos Professores e Funcionários, visto que o pagamento deu-se pelo número de reserva efetuada, ou seja, ao reservarmos 120 convites, pudemos pedir a exclusividade no uso do salão, porém caso não tivéssemos “fechado” este número, teríamos que pagar ainda assim. Por este motivo é que ao confirmarmos sua presença, fizemos a seguinte colocação – caso confirme sua presença e não compareça (Professores e Funcionários) será cobrado o valor do convite.
f) Ao efetuarmos o convite, consultamos uma lista nominal que foi atualizada no mês de outubro, caso algum Professor ou Funcionário não tenha sido abordado pelas Professoras Deisi ou Sueli, por gentileza, entre em contato conosco e aceite nossas desculpas.

ESTE JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO TEM A INTENÇÃO DE SELAR O AGRADECIMENTO AOS TRABALHOS PRESTADOS POR TODOS OS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS NESTE ANO DE 2010, OU SEJA, SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE!