MANHÃ
PARA RESPONDER
Obs.: Cada item deve compor um pequeno texto (o quel deve reunir as respostas para as questões).
Desse modo, não é necessário responder pergunta por pergunta.
1. A gestão escolar e a organização do trabalho pedagógico
1. Como está a organização do trabalho pedagógico na escola?
2. A aprendizagem é o foco prioritário de todas as ações da escola?
3. Há o envolvimento da gestão escolar com a aprendizagem como processo prioritário a ser desencadeado na escola?
2. O contexto de diversidade na escola
4. Como a instituição escolar percebe as diferenças de cor/raça, etnia de seus estudantes? Sabemos quantos alunos se autodeclaram pretos, pardos, indígenas e brancos? A instituição busca estimular a auto-identificação dos sujeitos no requerimento de matrícula?
5. Na análise dos rendimentos escolares observam-se critérios como gênero, cor/raça, etnia. Há diferenças? A que se atribuem? A escola percebe e intervém nos conflitos que envolvem relações étnico-raciais, de gênero e sexualidades?
6. Como é a participação das meninas e meninos em atividades como os esportes, tecnologias e políticas? E a participação das/os estudantes negras/os? Há diferenças? A que se atribuem?
3. Educação Especial, escola e currículos inclusivos
7. Há evidências de resultados positivos, no que se refere à educação e escola inclusiva pretendida?
8. O PPP corresponde aos anseios da comunidade escolar e à construção da sociedade que todos (as) querem?
9. O PPP está sendo pensado como um documento que evidencia a preocupação da escola com o acesso de todos (as) os (as) estudantes, a permanência desses (as) com efetiva participação no processo educacional, e avanço com aprendizagem?
Obs.: Cada item deve compor um pequeno texto (o quel deve reunir as respostas para as questões).
Desse modo, não é necessário responder pergunta por pergunta.
1. A gestão escolar e a organização do trabalho pedagógico
1. Como está a organização do trabalho pedagógico na escola?
2. A aprendizagem é o foco prioritário de todas as ações da escola?
3. Há o envolvimento da gestão escolar com a aprendizagem como processo prioritário a ser desencadeado na escola?
2. O contexto de diversidade na escola
4. Como a instituição escolar percebe as diferenças de cor/raça, etnia de seus estudantes? Sabemos quantos alunos se autodeclaram pretos, pardos, indígenas e brancos? A instituição busca estimular a auto-identificação dos sujeitos no requerimento de matrícula?
5. Na análise dos rendimentos escolares observam-se critérios como gênero, cor/raça, etnia. Há diferenças? A que se atribuem? A escola percebe e intervém nos conflitos que envolvem relações étnico-raciais, de gênero e sexualidades?
6. Como é a participação das meninas e meninos em atividades como os esportes, tecnologias e políticas? E a participação das/os estudantes negras/os? Há diferenças? A que se atribuem?
3. Educação Especial, escola e currículos inclusivos
7. Há evidências de resultados positivos, no que se refere à educação e escola inclusiva pretendida?
8. O PPP corresponde aos anseios da comunidade escolar e à construção da sociedade que todos (as) querem?
9. O PPP está sendo pensado como um documento que evidencia a preocupação da escola com o acesso de todos (as) os (as) estudantes, a permanência desses (as) com efetiva participação no processo educacional, e avanço com aprendizagem?
4.
A realidade do estudante e a prática docente
10. Como cada membro da escola (Agentes Educacionais I e II, Direção, Direção auxiliar, Equipe Pedagógica e Professores) tem realizado o planejamento das ações desenvolvidas na escola?
11. Em que medida é considerada a realidade dos estudantes e da comunidade escolar?