quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Formação em Ação Tema: Planejamento e Avaliação

Formação em Ação
Tema: Planejamento e Avaliação

Olá professores,

Agora é a hora de manifestar a sua opinião e de seu grupo de professores da sua área de formação.

O que deve ser feito:
Discussão das suas práticas pedagógicas a luz das apresentações e dos debates realizados neste dia;

 Questões:
Frente aos desafios atuais, discuta e argumente, qual seria o perfil possível, para os docentes do século XXI, pensando na sua área de formação e nas citações abaixo.
Comente também, podemos repensar a ação pedagógica, de planejamento bimestral e de avaliação, analisando e o que foi discutido nas apresentações.
Atitude democrática, convicção de liberdade,  responsabilidade, respeito por todas as pessoas e grupos humanos; princípios éticos
sólidos expressos em autênticas vivências de valores; sólida formação pedagógica e acadêmica; autonomia pessoal e profissional; ampla formação cultural com real compreensão  do seu tempo e do seu contexto, que lhe possibilite enfrentar com acerto e segurança os diversos desafios culturais; capacidade de inovação e criatividade (RAMALHO; NUÑEZ; GAUTHIER, 2003, p 101).
Bem informados, mas respeitadores [de todos], amáveis e atenciosos, mas exigentes e severos se a situação assim o exigir. Inteiramente livres de preconceitos e absolutamente justos na forma 
de lidar com os outros. Atentos às necessidades individuais dos alunos, sem negligenciar a turma com um todo. Capazes de manter a disciplina e a ordem, embora permitindo a espontaneidade e a fantasia. Optimista e entusiasta, mesmo acalentando dúvidas
e apreensões pessoais. Capazes de lidar com o imprevisto e, às vezes, mesmo com alunos difíceis e mal-educados, sem perder a compostura e o controle. Capazes de sorrir e de pareceram estar
bem-dispostos nos dias em que não se sentem bem e prefeririam estar noutro lugar qualquer... (JACKSON et al., apud DAY, 2001, p. 38-39).