quarta-feira, 31 de outubro de 2012

VIAGEM DE FORMATURA

Nos dias 25 e 26 de outubro um grupo de 89 alunos do colégio Zardo viajou para um passeio muito divertido, a fim de comemorarem o último ano de ensino médio. 
Alguns alunos dos primeiros e segundos anos do Ensino Médio também acompanharam, mas a maioria do grupo era de formandos dos três turnos do colégio. 
Saindo da frente do colégio, o grupo seguiu diretamente para o parque Beto Carrero World Em Santa Catarina), onde se divertiram muito. 
No final da tarde seguiram para o parque aquático Cascanéia, no município de Gaspar, onde um delicioso jantar os aguardava. 
Não demonstrando cansaço, os alunos ainda tiveram fôlego para aproveitarem a piscina exclusiva que ficava a sua disposição até tarde da noite! 
Como se não bastasse, ainda participaram de uma festa à fantasia no interior do parque, animada por um DJ. 
No dia seguinte, logo após o café da manhã o grupo aproveitou as várias piscinas e tobogãs do parque, com pausa para o almoço e continuou animada até o fim da tarde, quando começaram a viagem de volta. 
Todos gostaram muito, os comentários foram que aproveitaram muito e já queriam voltar pra lá! 
Os alunos foram acompanhados pelas professoras Andreia, Carmen e Patricia, além de 2 guias de turismo da Agência Happy Way. 

Professora Carmen



MINI HORTA DE GARRAFAS DO TIPO “PET”

O processo denominado 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar, é uma técnica que contribui para amenizar estes impactos. 
Pensando nisso, os alunos do 1ᵒ. Semestre do Curso Técnico em Meio Ambiente Subsequente (noite) sob a orientação da Estagiária de Biologia Tâmillis Lopes de Andrade (das Faculdades Integradas “Espírita” de Curitiba), com coordenação da Professora Gilmara Raquel Trombetta (Disciplinas de Gestão de Resíduos e Sistema de Gestão Ambiental), reuniram-se e realizaram a construção e implantação da mini horta vertical, feita com o reaproveitamento de garrafas PET. 

A acadêmica do 3ᵒ. Ano do Curso de Biologia, Tâmillis Lopes de Andrade, está desenvolvendo seu estágio referente à licenciatura na turma do 1ᵒ. Semestre do Curso Técnico Subsequente noturno do Colégio Professor Francisco Zardo.
Primeiramente foram apresentadas aos alunos as considerações teóricas relevantes ao polímero denominado plástico, as garras do tipo PET, o mesmo material em forma de resíduos, disposto inadequadamente no meio ambiente, posteriormente os impactos negativos causados, e o seu reaproveitamento através da reciclagem.

 
Após a explanação, a estagiária e os alunos dirigiram-se até a hora do Colégio onde começaram a preparar os materiais para montar a horta suspensa. 
Foi apresentado o modelo da mini horta, e o passo a passo para cortar e preparar o material, a terra e as mudas a serem utilizadas na realização do projeto..
Também foram repassadas as adaptações necessárias na estrutura dos recipientes para viabilizar a técnica e do suporte onde a horta seria implantada. 
A seguir deu-se início às etapas de construção e montagem da horta.

Ao dirigir-se ate a horta cada aluno pegou uma garrafa que para facilitar a montagem da horta já estavam todas devidamente cortadas, furadas e com as cordas passadas.

Materiais Utilizados: Garrafa PET de 2 litros, vazias e limpas. Corda de varal. Tesoura com ponta fina. Terra adubada. Muda de planta. 

Passo a passo  
A primeira tarefa a ser realizada é o corte das garrafas, abertura por onde a planta irá crescer. 
A distância entre a parte debaixo da garrafa e a abertura pode ser de mais ou menos “quatro dedos”; na parte de cima pode ser contado para o corte um palmo no meio da garrafa. 
Dois furos devem ser feitos na garrafa na região próxima às extremidades, superior e inferior. Será por este espaço que a corda que segura às garrafas irá passar. 
O ideal é que todas tenham marcações em distâncias equivalentes, para manter a simetria quando forem penduradas na parede. 
O fundo de todas as garrafas deve ter furos, que permita a saída do excesso de água na terra. 
Depois de deixar a garrafa pronta e escolher o lugar que a garrafa vai ficar é só colocar a terra, a semente ou muda fixar e alinhar a garrafa no local escolhido e cuidar para que as plantas cresçam saudáveis. 
Depois de cada aluno estar com sua garrafa, todos colocaram o tanto necessário de terra e plantaram a muda de Allium fistulosum de um lado da garrafa e do outro plantaram a semente Allium fistulosum,depois cada aluno dirigiu-se ate a grade e fixou a sua garrafa.
A muda de Allium fistulosum de um lado da garrafa e do outro plantaram a semente Allium fistulosum,depois cada aluno dirigiu-se ate a grade e fixou a sua garrafa. 

 “A cebolinha ‘natural com comprimento variado, as partes utilizadas sãoas longas folhas em forma de tubos. 
Podem ser conservadas e congeladas para preservar seu aroma. 
Para plantar a cebolinha verde pode ser em semente ou mudas pequenas ou com as raízes curtas, para estas utilizar terra com mais nutrientes. 
A cebolina verde pode ser plantada em diversos tipos de recipientes, como as garrafas, vidros, vasos e hortas” “.... 
A cebolinha vede nos traz muitos benefícios como o Ferro, e as vitaminas A e C”... 
Aluna: Dalva Cristina

O grupo de alunos está participando ativamente do projeto denominado Mini Horta Vertical.
Por meio dele os alunos aprendem a reaproveitar os resíduos sólidos urbanos e transformá-los em utilidades na escola e nas residências.
As garrafas PET foram reutilizadas em forma de vasos para o plantio de sementes e mudas da espécie Allium fistulosum conhecida vulgarmente como cebolinha verde, ou cebolinha de cheiro, um tempero típico da culinária brasileira, útil e agradável para dar sabor aos alimentos.


Logo após as garrafas estarem devidamente presas e alinhadas para finalizar todas foram regadas.
Após a montagem das mini horta de maneira individual, as mini hortas foram organizadas em um local próprio, estão sendo monitoradas e acompanhadas pelos professores e alunos.
Com muita criatividade e empolgação dos alunos, o objetivo principal do projeto foi o ensino-aprendizagem de alunos, estagiários, profissionais da educação, ou seja, todos, envolvidos na preservação e conservação do meio ambiente.
O projeto teve seu inicio na segunda semana de setembro e se estenderá até dezembro, integrado as aulas de Gestão de Resíduos e Sistema de Gestão Ambiental, e tem como uma de suas funções, buscar alternativas sustentáveis na utilização adequada dos resíduos através do processo de reciclagem através do reaproveitamento e na redução da extração dos recursos naturais.
Com a garantia da boa utilização, é possível almejar o processo de gestão dos plásticos de maneira mais eficiente e menos poluidora, considerando ainda, a menor extração de recursos naturais, como o Petróleo, assegurando a disponibilidade para estas e para as futuras gerações.

...Ninguém pode negar que as garrafas do tipo PET, facilitam muito o nosso dia a dia, mas se descartadas de maneira incorreta, em longo prazo, causam enormes prejuízos ao meio ambiente através de impactos negativos diretos e indiretos. 
As garrafas levam mais de cem anos, ou ainda, tem tempo indeterminado para sua decomposição”.
Aluna Luciane de Freitas Vieira.


É isso ai pessoal, sucesso e parabéns!
 Vamos estudar e aprender mais e sempre!

Professora Gilmara Raquel Trombetta