quarta-feira, 17 de outubro de 2012

SAEP

RODA DE LEITURA - 9º A E 9º B

No dia 16 de outubro os alunos do 9º A, acompanhados pela professora Marion e 9º B, com a professora Graziella, participaram da Roda de Leitura em nossa escola.
Os mediadores Sergio e Leticia realizaram as atividades.
Esta é uma atividade em parceria coma  Casa da Leitura Maria Nicolas, de Santa Felicidade.
Esta Casa da Leitura foi implantada em 13 de dezembro de 1996, na Rua da Cidadania Santa Felicidade.
O espaço recebeu o acervo de uma biblioteca originalmente localizada no Solar do Barão, em homenagem à professora, artista plástica e escritora Maria Nicolas.
Neste espaço cultural de conhecimento e lazer está um acervo de livros e periódicos para pesquisa e empréstimos, com atividades paralelas voltadas ao incentivo à leitura, entre elas oficinas de literatura, narração de histórias, troca de gibis e exposições diversas.

MARIA NICOLAS

Maria Nicolas nasceu em Curitiba, estado do Paraná e era muito considerada em todo o estado.
Dentre as inúmeras atividades de Maria, podemos destacar a poeta, a novelista, a teatróloga, professora, pintora, historiadora e biógrafa.

Sua formação acadêmica era em Pedagogia e ainda jovem começou a praticar o magistério.
Na adolescência começou a escrever peças que foram representadas no Teatro Guayra, onde seu pai era diretor.
Logo, começou a escrever para os jornais Diário da Tarde, Folha de São José dos Pinhais, Voz do Paraná, ente outros.
Foi bibliotecária da Assembléia Legislativa do Paraná e tem uma biblioteca com seu nome, instalada no Solar do Barão, com cerca de 1.500 volumes e que foi organizada pela própria escritora.
Maria Nicolas dedicou quase dez anos inteiros à literatura, foi por volta de 1940 e publicou alguns romances, entre eles E as rosas morreram e alguns ensaios publicados em jornais e revistas.
A partir de 1950 iniciou sua carreira de biógrafa escrevendo biografias dos deputados paranaenses e que foram publicados em seis volumes sob o título O Paraná na càmara dos deputados.
Essa obra foi atualizada em 1984, pela autora que também supervisionou a revisão dos textos e foi publicada sob o nome de 130 anos da vida parlamentar paranaense.
Maria recebeu vários prêmios e títulos, ente eles: Professor do Ano, da Academia Paranaense de Letras e Centro Feminino de Cultura; Medalha de Ouro - VII Jogos Florais de Curitiba; Título Vulto Emérito.
A escritora foi também pintora e participou de várias exposições coletivas realizando, também, várias exposições individuais.
Obras da autora: E as rosas morreram; Tornamos a viver; Amor que redime; Inverno florido; Alma das ruas e O Paraná na càmara dos deputados (seis volumes).


RODA DA LEITURA 9º A







REDA DA LEITURA 9º B