quinta-feira, 13 de outubro de 2011

PROBLEMAS NOS CANHOTOS DO 3º BIMESTRE




Números e letras ilegíveis e / ou mal feitos
Compreendemos que final de bimestre é grande a quantidade de tarefas e muitas vezes o tempo é pouco para fechar notas e faltas. Porém, isso não justifica a ilegibilidade de números e letras nos canhotos.
O canhoto é o documento oficial e público, não pertence ao professor. Muitas outras pessoas têm acesso aos canhotos e por isso a legibilidade e clareza nas informações deve ser fator observado com extrema atenção pelo professor.


Médias sem vírgula
Todas as médias dos alunos devem ser números decimais, pois nosso sistema de notas é decimal. A vírgula, que evidencia isso, deve ser utilizada em todas as notas. Ex.: 6,8 – 8,9 – 10,0.


Número de aulas dadas e previstas não preenchidas
O cabeçalho do canhoto deve ser preenchido completamente. Muitos professores não colocam aulas previstas e dadas e isso impede que se conclua, no sistema SERE, os boletins dos alunos.


Borrões e uso de corretivo
É recorrente a orientação pela Equipe Pedagógica para que professores evitem os borrões e líquido corretivo nos LRC e canhotos. Compreendemos que erros acontecem, mas não podemos admitir, num mesmo canhoto, um exagero de borrões e rasuras. A atenção deve ser utilizada em todo momento.


Sem identificação
Foi repassado, nas orientações gerais, que os professores devem escrever, por extenso, na parte superior ou inferior do canhoto, seu nome. Muitos apenas rubricaram, dificultando a identificação no momento da digitação das informações.


Bilhetes e recados anexados ao canhoto para alterar nota
Alteração de nota, já lançada, somente nos casos específicos, orientados pela Equipe Pedagógica. Nunca encaminhar bilhetinhos para que a secretaria altere nota.
Se houver alteração, esta deve ser feita no LRC do professor e o mesmo dirige-se à Secretaria, alterando no canhoto entregue e, em seguida, rubrica.


Todos os alunos da turma com nota 10,0 de média e sem nenhuma falta
Apesar de ser o ideal, nossa escola ainda não possui turmas perfeitas. E é muita coincidência haver turmas em que todos os alunos aprenderam, tiraram 10,0 e nenhum deles teve falta. O acompanhamento de notas e faltas deve ser um processo sério, que envolve a ética profissional do professor.


Número de faltas maior que o número de aulas dadas
Buscamos alguma explicação para compreender como podem os alunos faltarem em aulas que não foram dadas. Não encontramos!