segunda-feira, 30 de agosto de 2010

30 de Agosto de 2010

Pelo avanço, contra o retrocesso!
Carta à comunidade,

Caras mães, pais, alunos e alunas,
Cara comunidade,

A educação é um dos temas mais discutidos entre os candidatos aos cargos eletivos – presidente, governador, senador, deputado federal e estadual – neste ano de eleições. Principalmente a educação pública. Existem muitas opiniões, muitas ideias, muitas propostas. Mas e quem está na escola e se preocupa com a sua qualidade? Será que está sendo ouvido por aqueles que pretendem administrar ou fazer as leis do país e do Estado?
É com esta preocupação – de dar voz a quem faz, de fato, a educação – que nós, professores e professoras, funcionários e funcionárias de escola, sairemos novamente às ruas, neste 30 de agosto. Vamos paralisar as atividades
na data, para realizar mobilizações em Curitiba e, também, em vários municípios do Estado. Queremos apresentar as nossas reivindicações e mostrar que estamos atentos ao processo eleitoral. Mas asseguramos que o dia de paralisação será reposto normalmente, como ocorreu nos anos anteriores.
Para aqueles que não conhecem a história deste dia, a data é marcante para a educação do Estado, pois, há 22 anos, durante uma greve dos professores da rede estadual, o governo da época reprimiu violentamente a manifestação.
Feridos no corpo, mas não na alma, os mestres e mestras não baixaram suas cabeças. Continuaram lutando por seus direitos e por uma educação de qualidade para o povo. De lá para cá, o 30 de agosto passou a ser conhecido como ‘Dia de Luto e de Luta da Educação do Paraná’. Todos os anos, os trabalhadores e trabalhadoras
da área realizam mobilizações, para lembrar aos governos e sociedade que a educação é prioritária para a construção de um mundo mais justo.
Neste 30 de agosto, vamos lutar, sim, por melhores salários para quem atua nas escolas. Vamos lutar para que leis importantes, que garantem a continuidade de bons projetos na educação, sejam instituídas. Vamos lutar para que o número de alunos, por turma, seja menor. Vamos lutar pelo reconhecimento do trabalho do educador e da sua importância na vida do estudante da escola pública. Por tudo isso, convidamos você, para que se junte à nossa luta por uma educação pública de qualidade e por um Brasil cada vez melhor.

Direção da APP-Sindicato
Curitiba, agosto de 2010.