quinta-feira, 1 de novembro de 2012

EXCICATA - 2º C E 2ºD

Orientados pela Professora Vera, de Biologia, os alunos dos 2º anos C e D, da manhã, realizaram a atividade chamada excicata.
Excicata é o nome dado às amostras secas de ramos, plantas completas ou apenas folhas ou flores para posterior estudo de suas estruturas vegetais, sendo que, quanto mais completas as amostras, melhor.

No decorrer do 3º bimestre estudamos os vegetais e o grupo das Angiospermas (vegetais completos com: raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes).
O objetivo desta atividade foi que o aluno acompanhasse algumas etapas o trabalho científico que envolveu coleta do material, secagem da amostra, identificação da espécie coletada e classificação com informações sobre o vegetal, com posterior montagem do trabalho em folha padrão A4. 
Foi definida também a apresentação do trabalho para a turma na data da entrega.
Este trabalho levou em torno de um mês desde a coleta até a resultado final, os alunos foram orientados sobre todas as etapas do trabalho, a secagem  envolveu maior cuidado pois dependendo da espécie foi necessário acompanhamento diário dos alunos para evitar a formação de fungos ou mofo no material. 
Os resultados foram muito válidos pois além de ser uma atividade avaliativa do bimestre, percebi que alguns alunos foram além, pesquisando curiosidades e informações que enriqueceram o conhecimento deste variado grupo de plantas, despertando o interesse por conhecê-las e aprender sempre mais. 

Prof. Vera Lúcia - Biologia





REUNIÃO DE MONITORES - TARDE

Na tarde do dia 31 de outubro, a pedagoga Marcia conduziu a Reunião de monitores das turmas da tarde.
Participaram os monitores do Ensino Fundamental, Médio e Técnico.
Os alunos foram orientados sobre o fechamento do ano letivo, bem como escreveram sobre opiniões sobre o ano letivo de 2012.







REUNIÃO DE MONITORES - NOITE

Na noite de 29 de outubro, os pedagogos Alex e Dilene realizaram a Reunião de Alunos Monitores das Turmas da noite.
Participaram os monitores das turmas do Ensino Médio Regular e das turmas dos Cursos Técnicos.
Forma orientados sobre a Rematrícula 2013 e Boletins de Nota do 3º Bimestre, foram entregues os Guias de Profissões da UFPR e explicada a tarefa para a reunião de novembro que é: Discutir nas turmas os pontos fortes e os pontos fracos cdo Colégio Zardo em 2012.



REUNIÃO DE MONITORES - MANHÃ

No dia 29 de outubro, os monitores e monitoras do 1º ao 3º anos do Ensino Médio e Técnico em Meio Ambiente da manhã, participaram da última reunião do ano letivo de 2012, com as pedagogas da escola Michele, Fabíola e Dilene.
O grupo de alunos foi parabenizado pela participação ativa, na função de representantes das turmas e levantamos algumas questões para o próximo ano, como: da necessidade de representações ativas dos jovens na escola e da formação de um Grêmio Estudantil.
Em seguida, foram reunidos em pequenos grupos e tiveram que analisar frases de valores morais e sociais, de um pequeno livro “Cem pensamentos para a autoestima dos alunos”. 
Esses valores vão desde o comportamento de socialização moral, de cuidados físicos consigo mesmo, de hábitos de respeito por si mesmo e ao próximo, do valor dado aos colegas, aos estudos na escola e fora dela, bem como, do uso indiscriminado do celular em sala de aula.
As frases foram discutidas e representadas em cartazes, conforme as fotos abaixo.

Monitor e Monitora
O Colégio Estadual Prof Francisco Zardo agradece o empenho e a seriedade apresentada no trabalho de representação da turma, ao longo do ano letivo de 2012.

Direção
Direção auxiliar, profº Eversom
Pedagogas Dilene, Fabíola, Márcia e Michele