segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Atividade de reposição do Grupo de Apoio

Estudo de caso

A educação, de certa forma, reproduz as desigualdadesque se verificam na sociedade, por meio de mecanismos de dominação, da burocratização dos sistemas escolares, que se consolida por meio das políticas públicas. Partindo do pressuposto de ser a escola uma agência socializadora, o professor pode ainda comprometer-se com a educação emancipadora, ou seja, tornar-se sujeito de crítica e transformação, visto que a sociedade atual minimiza os problemas da profissão, desqualifica a profissão e não dá respaldo para uma efetiva atuação do professor como educador.



Questionamentos

·As violências existentes na sociedade têm gerado implicações na prática escolar? De sua opinião?
·Qual seu entendimento sobre a violência social? Descreve o assunto.

·Diante disso, vale retomar um pouco a reflexão sobre o papel do professor na sociedade atual: o sistema educacional está formando o professor para exercer efetivamente a função de educador?




Estudo dirigido
Após a leitura do texto apresentado os profissionais da educação deverão refletir, discutir e registrar as temáticas passíveis de serem vislumbradas no texto. As seguintes perguntas têm que ser formuladas:
· Como você avalia as políticas públicas de formação de professores? Qual sua opinião? As políticas estão garantindo a reflexão sobre sua prática pedagógica e as questões sociais?
· A escola deve repensar sua função social e histórica, bem como sua relação com os diversos problemas sociais. Como podemos contribuir, nesta discussão?
· Como formar melhor nossos educadores para evitar a violência na escola e lidar melhor com ela?
· Qual deve ser a política de formação de professores para sua área?
Como podemos oferecer aos atuais e aos futuros professores a oportunidade de desenvolver capacidades que correspondam aos progressos recentes das pesquisas sobre o assunto?
Até que ponto nós, como formuladores de políticas, profissionais praticantes e pesquisadores, podemos considerar que um programa de formação voltado para a violência nas escolas atingiu seus objetivos?
Quais as contribuições obtidas nos cursos de formação continuada ofertadas pela SEED? Justifique sua aplicabilidade.

CONVITE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL


CAPACITAÇÃO AOS PEDAGOGOS

REDE DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE RISCO PARA A VIOLÊNCIA

DIA: 18/11/2010
Horário: 8h às 12H
Local: Auditório do Clube da Gente
Rua Marcolina, Caetano, nº150. Próximo ao Armazém da Família. Bairro Novo

PROFISSIONAL: Advogada e Pedagoga Ângela Mendonça (MP)

TEMA : Estatuto da Criança e do Adolescente

Atenciosamente
Cecília, Janaína, Leda, Maria Carmem, Sandra Mara Rigoni
Fica/ Rede de Proteção NRE Curitiba

CIRCULAR Nº 6/2010

Senhor Secretário:

Comunico a Vossa Excelência que, por determinação do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, no dia 28 (vinte e oito) do corrente mês, data consagrada ao Servidor Público, será cumprido expediente normal nas repartições públicas estaduais, no âmbito do Poder Executivo.
Em consequência, não haverá expediente no dia 1º de novembro, segunda-feira.
A medida, todavia, não abrangerá serviços que, por sua natureza, não admitem paralisação.
Receba Vossa Excelência as expressões de meu apreço e consideração.


NEY CALDAS,
Chefe da Casa Civil