quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

SEMANA PEDAGÓGICA - FEVEREIRO 2015

05 DE FEVEREIRO DE 2015 - QUINTA-FEIRA

ATIVIDADE 1 - 05/02 MANHÃ

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM










06 DE FEVEREIRO DE 2015 - SEXTA-FEIRA

ATIVIDADE 4 - 06/02 - MANHÃ

PLANO DE AÇÃO DA ESCOLA






GRUPO 1

GRUPO 2

GRUPO 3


GRUPO 5

ATIVIDADE - 06/02 - FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ESCOLA

Esta dimensão é um dos itens fundamentais que contribuem para a qualidade da educação, visto que as condições de trabalho de todos os profissionais da escola interferem diretamente no resultado do processo de ensino-aprendizagem. A formação continuada e permanente é um dos indicadores imprescindíveis para a estabilidade do corpo docente e para a consolidação dos processos e vínculos de aprendizagem, fator que contribui para a melhoria e qualidade da educação.

INDICADOR PROBLEMAS E DESAFIOS AÇÕES RECURSOS (COM O QUE FAZER) CRONO- ENVOLVIDOS (PARTICIPANTES DA AÇÃO METAS RESULTADOS ESPERADOS RESPONSÁVEL
(O QUE FAZER) GRAMA

(QUANDO FAZER)
Formação inicial em uma área, e atuação em outra (disciplina ministrada/atuação profissional).







Relação teoria-prática na formação inicial exigida para o cargo







Semana pedagógica como momento de reflexão sobre os desafios da escola (professores e agentes educacionais I e II)







Hora-atividade concentrada







Formação do professor PDE e sua contribuição para a escola







Formação Stricto Sensu e seu reflexo para a escola (professores e agentes educacionais I e II)







Equipe multidisciplinar na escola







Formação em Ação e a prática profissional na escola (professores e agentes educacionais I e II).







ATIVIDADE - 06/02 - AMBIENTE EDUCATIVO

A escola é o espaço de vivência e convivência onde se estabelecem relações sociais entre todos os sujeitos que dela fazem parte. Este ambiente educativo se constitui como um espaço das diversidades, das diferenças e dos conflitos entre gerações. Os princípios de cooperação e solidariedade, de satisfação com a escola, de comprometimento e participação, de respeito nas relações escolares, de combate à discriminação, disciplina, respeito aos direitos de crianças e adolescentes e dignidade humana devem pautar as relações estabelecidas no ambiente educativo. Estes princípios visam à promoção de uma cultura que valoriza e fortalece os processos participativos de ensino e aprendizagem, direcionado aos direitos de crianças e adolescentes.

INDICADOR PROBLEMAS E DESAFIOS AÇÕES RECURSOS (COM O QUE FAZER) CRONO- ENVOLVIDOS (PARTICIPANTES DA AÇÃO METAS RESULTADOS ESPERADOS RESPONSÁVEL
(O QUE FAZER) GRAMA

(QUANDO FAZER)
Ambiente Cooperativo e solidário.







Satisfação com a escola.







Comprometimento e participação.







Respeito nas relações escolares.







Combate à discriminação.







Disciplina.







Respeito aos direitos das crianças e dos adolescentes.







Dignidade humana.







ATIVIDADE - 06/02 - ACESSO, PERMANÊNCIA E SUCESSO NA ESCOLA

Segundo a Constituição Federal Brasileira (BRASIL, 1988), no artigo 206, inciso I, e reafirmada na LDBEN n.º 9.394/96, Artigo 3º, inciso I, “o ensino será ministrado com base no seguinte princípio: I - igualdade de condições para acesso e permanência na escola”. Ainda, no Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 53, “a criança e o adolescente têm direito a educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.”
Esse embasamento legal assegura às crianças e aos adolescentes oportunidades de acesso e permanência nas instituições de ensino que lhes possibilitarão atingirem as estruturas sociais, culturais e econômicas com sucesso. Porém, a vulnerabilidade social em que muitos deles se encontram resulta negativamente na possibilidade de acesso a essas estruturas. Diante dessa vulnerabilidade, o abandono e a evasão escolar são realidades presentes nas escolas.
Um dos principais desafios atuais é fazer com que crianças e adolescentes permaneçam na escola e consigam concluir os níveis de ensino em idade adequada, e que jovens e adultos também tenham os seus direitos educativos atendidos. É importante salientar que os termos evasão escolar e abandono escolar não podem ser utilizados como sinônimos, haja vista que, segundo Saraiva (s.d.), abandono é a condição de infrequência escolar que ocorre durante o andamento do ano letivo, porém no outro ano escolar o(a) estudante é rematriculado(a). Já na evasão escolar não ocorre a rematrícula no ano posterior.

INDICADOR PROBLEMAS E DESAFIOS AÇÕES RECURSOS (COM O QUE FAZER) CRONO- ENVOLVIDOS (PARTICIPANTES DA AÇÃO METAS RESULTADOS ESPERADOS RESPONSÁVEL
(O QUE FAZER) GRAMA

(QUANDO FAZER)
Falta dos alunos







Abandono







Atenção aos alunos com alguma defasagem de aprendizagem







Atenção às necessidades educativas da comunidade







ATIVIDADE - 06/02 - AVALIAÇÃO

A discussão sobre a qualidade na educação parte do princípio de que o conceito de qualidade não pode ser entendido como rígido e estabelecido de maneira exógena aos processos educacionais. Para o Inep-MEC, “o conceito de qualidade é dinâmico e reconstruído constantemente. Cada escola tem autonomia para refletir, propor e agir na busca da qualidade na educação” (2004, p. 5).
Com o objetivo de organizar o processo de avaliação da qualidade na educação, faz-se necessária a definição de indicadores qualitativos que possam apontar as fragilidades e lacunas, bem como acertos e as experiências exitosas na prática educacional. Tais indicadores podem ser organizados de diferentes formas que contemplem todos os aspectos que envolvem o trabalho escolar.
Os indicadores da qualidade na educação foram criados para ajudar a comunidade escolar na avaliação e na melhoria da qualidade na escola. Este é seu objetivo principal. Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade de acordo com seus próprios critérios e prioridades (INEP-MEC, 2004, p. 5).
Dentro de um processo de Gestão Democrática que considere o envolvimento de toda a comunidade escolar, a análise dos indicadores qualitativos, a partir de diferentes dimensões, possibilita a definição de ações e prioridades com vistas à melhoria da qualidade na educação.

INDICADOR PROBLEMAS E DESAFIOS AÇÕES RECURSOS (COM O QUE FAZER) CRONO- ENVOLVIDOS (PARTICIPANTES DA AÇÃO METAS RESULTADOS ESPERADOS RESPONSÁVEL
(O QUE FAZER) GRAMA

(QUANDO FAZER)
Acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos







Mecanismos de avaliação dos alunos







Participação dos alunos na avaliação de sua aprendizagem







Avaliação do trabalho dos profissionais da escola







Acesso, compreensão e uso dos indicadores oficiais de avaliação da escola e das redes de ensino







ATIVIDADE - 06/02 - PRÁTICA PEDAGÓGICA

A prática pedagógica se dá por meio de uma ação planejada e refletida do professor. No dia a dia da sala de aula, a escola realiza seu maior objetivo: fazer com que os alunos aprendam e adquiram o desejo de aprender cada vez mais e com autonomia. Para atingir esse objetivo, é preciso focar a prática pedagógica na relação professor-aluno, o que significa observá-los de perto, conhecê-los, compreender suas diferenças, demonstrar interesse por eles, conhecer suas dificuldades e incentivar suas potencialidades. Crianças, adolescentes, jovens e adultos vivem em um mundo cheio de informação, o que reforça a necessidade do Plano de Trabalho Docente com base em um conhecimento sobre o que eles já sabem e o que precisam saber. Ele representa um elemento importante na prática do professor, pois se constitui na passagem entre a teoria e a prática, organiza o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, antecipa a ação do professor e expressa como o espaço e o tempo podem se concretizar em um espaço cultural gerador e socializador do conhecimento.


INDICADOR PROBLEMAS E DESAFIOS AÇÕES RECURSOS (COM O QUE FAZER) CRONO- ENVOLVIDOS (PARTICIPANTES DA AÇÃO METAS RESULTADOS ESPERADOS RESPONSÁVEL
(O QUE FAZER) GRAMA

(QUANDO FAZER)
Proposta pedagógica curricular (PPC) definida e conhecida por todos







Planejamento







Contextualização







Variedades das estratégias e dos recursos de ensino-aprendizagem







Incentivo à autonomia e ao trabalho coletivo







Prática pedagógica inclusiva