Objetivo: Apresentar breve retrospectiva de teorias da aprendizagem no contexto educacional.
http://goo.gl/wVYGZN
2. Analise a tirinha a seguir:
Considerando as questões abordadas pelo professor Cloves, no segundo bloco do vídeo, e observando
a tirinha apresentada, analise, discuta e registre, em pequenos grupos, as questões a seguir:
a) Como vocês analisam a interferência da professora diante do entusiasmo dos alunos com o conteúdo
proposto?
b) Observem algumas características que fazem parte do paradigma tradicional, reflitam sobre algumas formas
de superação dessa maneira de pensar a sala de aula e registrem essa reflexão abaixo.
c) No quadro a seguir, apontem três sugestões para cada aspecto citado e apresentem as sugestões elaboradas
em plenária.
a. Aspectos a serem considerados - Paradigma Tradicional e sua Superação
Quanto à aprendizagem
Quanto ao conhecimento
Quanto ao aluno
Quanto ao professor
3. Vídeo “Nós” da Educação: Professor Cloves Amorim - 3º Bloco.
Objetivo: Apresentar os paradigmas que sustentam o ato
pedagógico, como o Paradigma Conservador e o Paradigma da Complexidade.
4. Considerando as afirmações do professor Cloves Amorim:
• “Difícil a pessoa cuja vida não foi marcada (positiva ou negativamente) por um professor [...].”
• “Ensinar é criar marcas.”
Responda, no quadro a seguir, as questões apresentadas:
a. Quais as contribuições e as barreiras
deixadas em você por seus professores
durante seu processo de aprendizagem?
b. Quais as marcas que
você está deixando para
seus alunos?
c. Considerando a entrevista com o professor Cloves, discuta em grupo quais marcas queremos deixar
para nossos alunos?
5. Leia parte da entrevista “O desejo de aprender”1
, analise a tirinha e, tomando como subsídio esses
materiais e o vídeo já assistido, discuta em grupo sobre a relação professor-aluno e o desejo de aprender.
Entrevista
Profissão Mestre: Quais são, hoje, as principais dificuldades que afetam o aprendizado?
Alicia: Oque posso dizer parte do que ouço de professores e professoras, dos problemas que eles trazem
a mim. Meu palpite é de que a principal dificuldade é justamente o desânimo, a falta de entusiasmo. Mas
sei que a falta de entusiasmo não é própria dos alunos, e sim um sintoma da sociedade, que não oferece
um ambiente onde encontremos possibilidades para nos modificar e modificar o mundo à nossa volta.
Os grandes meios de comunicação, em geral, são meios de não comunicação. Liga-se a televisão e
o que se vê é um excesso de repetição, de informações descontextualizadas, sem interpretação, sem
análise.
Profissão Mestre: Como o professor pode despertar no aluno o desejo de conhecimento?
Alicia: Como o professor pode despertar o desejo de conhecimento no aluno? Nutrindo o professor
ou a professora. Se você é um professor entusiasta, que se deixa tocar pela novidade, pelo novo, uma
pessoa que se faz perguntas, que se interessa por mudanças, isso será transmitido aos alunos. Não se
pode obrigar o outro a aprender. Mas se você é alguém que gosta de aprender, isso será transmitido
aos outros.
(Fonte: Revista Profissão Mestre, jan. 2014.
Disponível em: http://www.todospelaeducacao.org.br/educacao-na-midia/indice/29253/o-desejode-aprender/)
Disponível em: http://www.todospelaeducacao.org.br/educacao-na-midia/indice/29253/o-desejode-aprender/)
Ativ 2
ResponderExcluirConsiderando as questões abordadas pelo professor Cloves, no segundo bloco do vídeo, e observando a tirinha apresentada, analise, discuta e registre, em pequenos grupos, as questões a seguir:
a) Como vocês analisam a interferência da professora diante do entusiasmo dos alunos com o conteúdo proposto?
b) Observem algumas características que fazem parte do paradigma tradicional, reflitam sobre algumas formas de superação dessa maneira de pensar a sala de aula e registrem essa reflexão abaixo.
c) No quadro a seguir, apontem três sugestões para cada aspecto citado e apresentem as sugestões elaboradas em plenária.
a)-Desastrosa, desmotivadora, autoritária, metódica, conteúdista...
b)- Ser flexível e aproveitar as participações dos alunos e interesse deles, valorizando-os, contextualizando os temas abordados na ocasião...
c)- Valorizar o conhecimento e participação e contribuição do aluno acerca dos conteúdos em sala de aula.
-Não se ater somente ao livro didático, o qual deve servir de apoio ao professor e não como único instrumento didático em sala de aula.
-Diversificar, na medida do possível a sensibilização na introdução dos conteúdos em sala de aula.
Ana Lucia, Iris, Josiane, Jurema, Marcos Gomes, Marilise.
Na visão tradicional, a aprendizagem é fragmentada , limitada ao livro didático, o conhecimento é fragmentado, desconsiderando o meio em que o aluno está inserido e o seu conhecimento prévio, desta forma , o aluno fica desmotivado pois não se sente parte deste contexto, ficando o professor como mentor do saber. Em contrapartida, o conhecimento do aluno deveria ser levado em consideração para que seu conhecimento seja ampliado de forma significativa, onde o mesmo, se sentirá valorizado e motivado e conseguirá construir o seu conhecimento. Grupo de língua Portuguesa e Língua Inglesa.
ResponderExcluirQUESTÃO 2
ResponderExcluira. A professora não considerou o conhecimento à partir da realidade do aluno. Perdeu uma grande oportunidade de partir do relato do educando construir o conhecimento.
b.Passa pelo melhor preparo do professor que não pode ficar preso ao livro didático, que precisa abrir as chamadas "janelas" do saber para outras formas de ensinar. É necessário aperfeiçoar as formas de ensinar mas para tal o professor precisa primeiramente estar motivado.
c. TABELA
APRENDIZAGEM - conteúdo sistematizado / projetos interdisciplinares
CONHECIMENTO - pronto / em construção
ALUNO - submisso / participativo
PROFESSOR - único detentor do saber / troca de experiências
QUESTÃO 3:
a. No conservadorismo o professor é o único detentor do saber. É um mero transmissor de conhecimentos e o conhecimento do aluno é pouco considerado neste processo. Já a complexidade passa pela total interação entre educador e educando. Existe o desafio de construir juntos o conhecimento, permitindo que a realidade do aluno seja ponto de partida e relevante no processo ensino/aprendizagem.
QUESTÃO 4:
a. A influência dos professores foi de extrema importância inclusive na opção de muitos pela carreira de professor. Os mestres eram vistos como modelos, exemplos a serem seguidos. Havia um respeito incrível pela figura do professor.
b. Procuramos interagir além da disciplina. Educar vai além. É necessário se inteirar da realidade, das necessidades do que ambicionam os nossos alunos.
c. De forma positiva. Ser lembrado como referência de quem ensinou, quem contribui de alguma forma para que este aluno se tornasse uma pessoa melhor.
QUESTÃO 5:
O professor é a inspiração, a motivação, o desafio para o aluno. O respeito e o interesse do aluno tem uma relação gigantesca com a postura do professor em sala. Se os desafios não são criados não existe a motivação para a busca, para o aprender. É necessário não apenas exigir mas mostrar o caminho, facilitar o processo de como alcançar o objetivo proposto.
EQUIPE HUMANAS: Ítalo, Joceli, Claudio, Nice, Michele, Caroline, Dirlei.
Atividade 2
ResponderExcluirA professora não percebeu a motivação e envolvimento dos alunos pelo assunto, quando os mesmos apresentaram suas experiências a respeito do tema trabalhado. Ela não estimulou a prática dos alunos que proporcionaria uma discussão entre os mesmos, enriquecendo, assim, a aula.
A característica principal do paradigma tradicional encontrada é o aluno ouvinte, sendo que o professor é o detentor do conhecimento e apenas ele é quem transmite e fala em sala de aula. Para superar essa maneira de pensar, o professor deve estimular a participação dos alunos para que os mesmos exponham suas práticas cotidianas que envolvam os conteúdos propostos.
Aspectos a serem considerados Paradigma Tradicional Superação
Quanto à aprendizagem O professor fala e o aluno ouve. Estimular a participação do aluno em sala.
Quanto ao conhecimento Conteúdo. Partir das situações vivenciadas pelo aluno.
Quanto ao aluno Ouvinte. Valorizar as experiências do aluno.
Quanto ao professor Autoritário. Mediador.
Professores: Elias Cícero Mattar, Filomena Maria Farinha Antonio,Silvana Costa Chaves,Angélica W P R de Aráujo,Rogério Larini, Tatiane Gomes Ferla,Antonio, Márcia Peixoto, Débora CristinaSant'Ana e Elza
Atividade 4
ResponderExcluirProfessores sempre são marcantes em nossas vidas e, em geral, nos lembramos daqueles professores das disciplinas com as quais nos identificamos. Nós, assim como os alunos de hoje, passamos uma grande parte do dia na escola, acabamos tendo pouco contato com outros adultos, sendo assim, os professores se tornam inspirações para os alunos, por isso, a grande importância de se ter professores motivados, estimulados, para que possam inspirar seus alunos positivamente em todos os sentidos.
Nossos alunos estão presenciando professores cansados, desmotivados, desestimulados e, consequentemente, a única marca que deixamos nos nossos alunos é o fato de que se estudar vai se tornar alguém como um professor. Dificilmente se encontra um aluno que queira seguir a carreira do magistério, pois a marca deixada nele foi a de um profissional desvalorizado sempre em busca de seus direitos.
Gostaríamos de servir de inspiração aos nossos alunos, gostaríamos que os alunos desejassem ser como nós, gostaríamos que a profissão do magistério fosse uma das mais valorizadas em todos os sentidos. Mas, ao contrário, ouvimos o discurso que jamais seriam professores, que não sabem como agüentamos.
Professores: Elias Cícero Mattar, Filomena Maria Farinha Antonio,Silvana Costa Chaves,Angélica W P R de Aráujo,Rogério Larini, Tatiane Gomes Ferla,Antonio, Márcia Peixoto, Débora CristinaSant'Ana e Elza
a) Como vocês analisam a interferência da professora diante do entusiasmo dos alunos com o conteúdo proposto?
ResponderExcluirR: No intuito de concluir conteúdo programado para a aula a professora não foi feliz ao interromper o diálogo dos alunos, não atuando como mediador, pois estes abriram um leque de informações que constam da parte diversificada do plano de aula, mas este não foi aproveitado. Os alunos foram ignorados. A docente teve a oportunidade de motivar os alunos aproveitando o comentário deles dando continuidade ao conteúdo.
b) Observem algumas características que fazem parte do paradigma tradicional, reflitam sobre algumas formas de superação dessa maneira de pensar a sala de aula e registrem essa reflexão abaixo.
R: Somos ainda um reflexo da educação tradicional implementada pelos jesuítas, através da memorização, conhecimento enciclopédico, baseado no autoritarismo e criando-se um ambiente de competitividade. Porém nos dias atuais onde nossos alunos estão sendo criados completamente ao oposto dos moldes, vivemos no mundo da tecnologia, das coisas prontas, rápidas, onde o conhecimento cientifico é facilmente partilhado, o professor então funcionará ainda mais como um mediador desta informação, transformando esta em conhecimento.
c) No quadro a seguir, apontem três sugestões para cada aspecto citado e apresentem as sugestões elaboradas em plenária:
Aspectos a serem considerados - Paradigma Tradicional e sua Superação
Quanto à aprendizagem – memorização; enciclopédica; repetitiva .... considerar conhecimento prévio do aluno, buscando uma intermediação entre o pensamento e a linguagem.
Quanto ao conhecimento – enciclopédico; programado; pronto...... resultado de uma construção de conceitos intermediados pelo professor bem como desta linguagem específica.
Quanto ao aluno – passivo; disciplinado; vazio de conhecimento; competitivo..... observar ou estimular o processo de ensino aprendizagem que faça com que o aluno transcreva a sua interpretação de linguagem para um conhecimento mais elaborado.
Quanto ao professor – autoritário; detentor do saber; acrítico;..... observar a mudança de comportamento da sociedade nos dias atuais e se inserir neste novo contexto, buscando sempre ser um mediador, onde o conhecimento sempre poderá ser acrescentado.
ATIVIDADE 4
ExcluirConsiderando as afirmações do professor Cloves Amorim:
• “Difícil a pessoa cuja vida não foi marcada (positiva ou negativamente) por um professor [...].”
• “Ensinar é criar marcas.”
Responda, no quadro a seguir, as questões apresentadas:
a. Quais as contribuições e as barreiras deixadas em você por seus professores durante seu processo de aprendizagem?
R: Contribuições – deixaram um perfil de disciplina e responsabilidade com e como as informações são repassadas e construídas com nossos alunos.
Barreiras – Foram as de quebrar toda bagagem de ensino tradicional ao qual fomos submetidos.
b. Quais as marcas que você está deixando para seus alunos?
R: Por mais que trabalhamos moldados com o ensino tradicional, hoje temos uma postura diferente com nossos alunos, conseguimos interagir e ate ter uma relação aluno/professor de afetividade com responsabilidade sem envolvimento emocional. Buscamos um modelo mais aberto a participação do aluno e mesmo com a inclusão da era digital.
c. Considerando a entrevista com o professor Cloves, discuta em grupo quais marcas queremos deixar para nossos alunos?
R: De desenvolver o senso crítico, voltados para um crescimento, pessoal, profissional, social e financeiro.
ATIVIDADE 5
Leia parte da entrevista “O desejo de aprender”1 , analise a tirinha e, tomando como subsídio esses materiais e o vídeo já assistido, discuta em grupo sobre a relação professor-aluno e o desejo de aprender.
R: Com relação ao professor para que ele seja dinâmico, atrativo, positivista, este precisa sempre estar em evolução, ou seja, deve estar sempre buscando novidades, deve estar se atualizando, deve quebrar suas barreiras internas e tornar-se mais próximo dos seus alunos e por que não mais moderno. Quanto ao aluno o professor deve respeitar mesmo que difícil a individualidade de cada aluno.
Atividade 5
ResponderExcluirA professora apresenta uma postura tradicional e esse paradigma não se faz mais presente em nosso cotidiano escolar, pois o educador, hoje, prioriza o paradigma da complexidade, onde o grande objetivo é formar alunos que participem das aulas, que sejam críticos e não obedientes, silenciosos, que não se manifestam em situação alguma.
Professores: Elias Cícero Mattar, Filomena Maria Farinha Antonio,Silvana Costa Chaves,Angélica W P R de Aráujo,Rogério Larini, Tatiane Gomes Ferla,Antonio, Márcia Peixoto, Débora CristinaSant'Ana e Elza