Chegamos ao fim dos estudos deste dia.
A intenção desta proposta de trabalho foi apresentar
a vocês, professores, diferentes abordagens da psicologia da aprendizagem, visando subsidiar as
ações pedagógicas da escola e fomentar temas de discussão que certamente serão aprofundadas
no decorrer do ano letivo.
Assim, é de suma importância que vocês registrem suas opiniões e contribuições sobre o
estudo realizado e a necessidade de aprofundamento do tema, para a organização do planejamento
e ações a serem desenvolvidas em sua escola.
Os conhecimentos proporcionados pela Psicologia da Aprendizagem são extremamente importantes no contexto do ensino aprendizagem. A relação professor/aluno é compreendida de uma outra forma quando consideramos não apenas o aspecto cognitivo mas também o afetivo. Na sala de aula é essencial uma relação de confiança entre professor e aluno e essa relação é construída baseada na sensibilidade e reconhecimento um do outro. A autoridade do professor deve ser contrabalançada com a empatia. Razão e emoção devem caminhar juntos, pois o aluno enquanto sujeito da aprendizagem é um ser integral com todos os atributos e possibilidades de desenvolvimento educacional.
ResponderExcluirAna Lucia, Iris, Josiane, Jurema, Marcos Gomes, Marilise.
AVALIAÇÃO
ResponderExcluirNossa equipe avaliou que a atual conjuntura educacional do Estado do Paraná não possibilita a execução das propostas abordadas nos textos, tirinhas e vídeos disponibilizados no dia de hoje. O foco temático foi a motivação dos professores despertando o interesse dos alunos em aprender. Sem motivação os professores não conseguem realizar tal MISSÃO. Sem os devidos recebimentos em dia, com turmas super lotadas, ameaças de corte em direitos a tanto adquiridos pelos servidores da educação, enfim, um contexto confuso, instável, que não motiva, não desafia, não reconhece o tão falado papel do professor como exemplo a ser seguido pelos alunos. Fazemos SIM a nossa parte mas é preciso que o governo do Estado faça a sua. Sabemos da conjuntura econômica que se apresenta, mas medidas extremas em um setor tão primordial quanto à educação são INCOMPATÍVEIS com os materiais e suas propostas pedagógicas apresentados a nós no dia de hoje.
EQUIPE HUMANAS: Ítalo, Joceli, Claudio, Nice, Michele, Caroline, Dirlei, Euclides, Cristiane.
Através dos estudos realizados podemos refletir sobre a importância do professor enxergar a individualidade de cada aluno, respeitando a sua realidade, sua bagagem cultural e o seu conhecimento de mundo.
ResponderExcluirAtravés dessa percepçao,podemos ter o ponto de partida para a transmissão do conhecimento científico.
É importante enfatizar o bom relacionamento entre professor e aluno, pois a empatia facilita o processo, fazendo com que o aluno tenha motivação para o aprendizado.
Grupo de Língua Portuguesa e Língua Inglesa
Avaliação
ResponderExcluirApenas relembramos conceitos e temas já trabalhados por nós no nosso cotidiano escolar. Não houve novidades que pudessem acrescentar em nossas práticas pedagógicas.
Professores: Elias Cícero Mattar, Filomena Maria Farinha Antonio,Silvana Costa Chaves,Angélica W P R de Aráujo,Rogério Larini, Tatiane Gomes Ferla,Antonio, Márcia Peixoto, Débora CristinaSant'Ana , Elza e Márcia (pedagoga)
AVALIAÇÃO
ResponderExcluirAtualmente em praticamente todas as propostas aplicadas a semana pedagógica, as atividades não visam ou possibilitam um momento de motivação aos profissionais da educação. Ficamos norteados por textos e vídeos que geralmente vem com uma imagem de que se a educação não vai bem toda culpa é do professor. Que ele não sabe interagir, ouvir, participar da vida de seus alunos. O que para nos não é verdade. Vivemos em dias diferentes onde nossas atitudes em sala não condizem com o que são apresentadas nestes textos. Estamos desmotivados com essa política nociva ao nosso desenvolvimento profissional e não com as novidades de nossa sociedade. Fazemos a nossa parte, o que falta e que nossos gestores públicos executem a sua. Por que dizemos isso? Dizemos por que sempre que retornamos o ano letivo, somos bombardeados de falsas expectativas.