quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

ATIVIDADE - 06/02 - AVALIAÇÃO

A discussão sobre a qualidade na educação parte do princípio de que o conceito de qualidade não pode ser entendido como rígido e estabelecido de maneira exógena aos processos educacionais. Para o Inep-MEC, “o conceito de qualidade é dinâmico e reconstruído constantemente. Cada escola tem autonomia para refletir, propor e agir na busca da qualidade na educação” (2004, p. 5).
Com o objetivo de organizar o processo de avaliação da qualidade na educação, faz-se necessária a definição de indicadores qualitativos que possam apontar as fragilidades e lacunas, bem como acertos e as experiências exitosas na prática educacional. Tais indicadores podem ser organizados de diferentes formas que contemplem todos os aspectos que envolvem o trabalho escolar.
Os indicadores da qualidade na educação foram criados para ajudar a comunidade escolar na avaliação e na melhoria da qualidade na escola. Este é seu objetivo principal. Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade de acordo com seus próprios critérios e prioridades (INEP-MEC, 2004, p. 5).
Dentro de um processo de Gestão Democrática que considere o envolvimento de toda a comunidade escolar, a análise dos indicadores qualitativos, a partir de diferentes dimensões, possibilita a definição de ações e prioridades com vistas à melhoria da qualidade na educação.

INDICADOR PROBLEMAS E DESAFIOS AÇÕES RECURSOS (COM O QUE FAZER) CRONO- ENVOLVIDOS (PARTICIPANTES DA AÇÃO METAS RESULTADOS ESPERADOS RESPONSÁVEL
(O QUE FAZER) GRAMA

(QUANDO FAZER)
Acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos







Mecanismos de avaliação dos alunos







Participação dos alunos na avaliação de sua aprendizagem







Avaliação do trabalho dos profissionais da escola







Acesso, compreensão e uso dos indicadores oficiais de avaliação da escola e das redes de ensino







Nenhum comentário:

Postar um comentário