A utilização de indicadores, nas últimas décadas, na área da educação, tem sido importante instrumento de gestão, pois possibilita que os responsáveis atuem nas redes de ensino, em programas e projetos, identificando situações que necessitam de mudanças, de incentivos ou aprimoramento.
Os indicadores são compostos por parâmetros quantitativos e qualitativos que auxiliam no acompanhamento de determinada atividade, apontando se os objetivos estão sendo atingidos ou se há necessidade de intervenção.
Indicadores qualitativos geralmente expressam a voz, os sentimentos, os pensamentos e as práticas daqueles que atuam em uma pesquisa ou em um processo de avaliação. São eles que geram uma interpretação subjetiva do pesquisador, relacionada a diferentes aspectos da realidade, tais como concepção de boa qualidade de vida da população, concepção de trabalho digno e bem-estar social.
RESULTADOS DO IDEB
2005 | 2007 | 2009 | 2011 | 2013 | 2015 | 2017 | 2019 | 2021 | |
METAS PROJETADAS | **** | 3.9 | 4.1 | 4.3 | 4.7 | 5.1 | 5.4 | 5.6 | 5.9 |
IDEB OBSERVADO | 3.9 | 4.1 | 4.1 | 4.0 | 4.5 |
TAXAS DE RENDIMENTO ESCOLAR 2013
Ensino
Fundamental
Aprovação
|
Aprovação por
Conselho
|
Reprovação
|
Abandono
|
|
6º Ano
|
75,53%
|
19,72%
|
24,47%
|
|
7º Ano
|
71,72%
|
14,08%
|
28,28%
|
|
8º Ano
|
85,29%
|
3,45%
|
14,71%
|
|
9º Ano
|
86,00%
|
22,09%
|
14,00%
|
|
Total
|
79,75%
|
14,60%
|
20,25%
|
Ensino
Médio Regular
Aprovação
|
Aprovação por
Conselho
|
Reprovação
|
Abandono
|
|
1ª Série
|
51,77%
|
30,14%
|
35,11%
|
|
2ª Série
|
71,50%
|
26,81%
|
18,13%
|
|
3ª Série
|
76,57%
|
15,67%
|
14,86%
|
|
Total
|
64,31%
|
24,40%
|
24,62%
|
Ensino
Médio Integrado
Aprovação
|
Aprovação por
Conselho
|
Reprovação
|
Abandono
|
|
1ª Série
|
73,68%
|
21,43%
|
21,05%
|
|
2ª Série
|
87,88%
|
34,48%
|
9,09%
|
|
3ª Série
|
100,00%
|
5,00%
|
0,00%
|
|
4ª Série
|
100,00%
|
4,17%
|
0,00%
|
|
Total
|
89,63%
|
15,70%
|
8,15%
|
Educação
Profissional - Nível Técnico
Aprovação
|
Aprovação por
Conselho
|
Reprovação
|
Abandono
|
|
1ª Série
|
28,69%
|
17,14%
|
24,59%
|
|
2ª Série
|
79,41%
|
3,70%
|
8,82%
|
|
3ª Série
|
85,71%
|
13,89%
|
9,52%
|
|
Total
|
49,49%
|
12,24%
|
18,69%
|
Taxa
de Distorção Idade/Série - Ano 2013
Ensino
Fundamental
6º Ano
|
|
7º Ano
|
|
8º Ano
|
|
9º Ano
|
|
Total
|
Ensino
Médio
1ª Série
|
|
2ª Série
|
|
3ª Série
|
|
4ª Série
|
|
Total
|
28,28
%
|
Fonte:
SERE / ABC
RENDIMENTO
ESCOLAR – CENSO ESCOLAR
Ensino
Fundamental
2013
|
|||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Aprovação
|
82,2%
|
82,6%
|
78,8%
|
69,5%
|
83,7%
|
74,1%
|
80%
|
Reprovação
|
17,3%
|
16,4%
|
18,8%
|
25,6%
|
16,3%
|
25,9%
|
|
Abandono
|
0,5%
|
1%
|
2,4%
|
4,9%
|
0%
|
0%
|
Ensino
Médio
2013
|
|||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Aprovação
|
74%
|
71,2%
|
68%
|
70,4%
|
63,9%
|
60%
|
68,6%
|
Reprovação
|
21,7%
|
22,5%
|
22,6%
|
17,6%
|
30,9%
|
36,8%
|
|
Abandono
|
4,3%
|
6,3%
|
9,4%
|
12%
|
5,2%
|
3,2%
|
9,4%
|
SAEB - PROVA BRASIL 2009
MÉDIAS DE PROFICIÊNCIA |
2011
|
2013
|
PORTUGUÊS | 238.84 | 263.51 |
MATEMÁTICA | 263.51 | 275.02 |
Fonte:
http://sistemasprovabrasil.inep.gov.br/provaBrasilResultados/view/boletimDesempenho/boletimDesempenho.seam
Questões
a) Quanto ao Ideb 2013, a escola alcançou a meta?
b) Comparando os resultados do Ideb 2011 e 2013,
qual a situação do Ideb da sua escola?
c) O que contribuiu para esses resultados (corpo
docente, corpo discente, participação dos pais,
entre outros)?
d) As taxas de aprovação, reprovação e abandono são
consideradas na elaboração do Plano de Ação da
escola? E a Prova Brasil? Se a resposta for sim, de
que maneira? Ou se a resposta for não, por quê?
e) Quais ações podem ser pensadas pela escola com
relação aos alunos com distorção idade/série?
f) Quais são as ações realizadas pela escola para o
enfrentamento ao abandono escolar?
g) Que fatores influenciam as taxas de reprovação e
abandono?
h) O que a escola tem realizado para melhorar as taxas
de rendimento escolar?
i) O que a escola tem realizado para melhorar o
desempenho dos alunos na Prova Brasil?
j) Por que é importante conhecer os indicadores
de qualidade que compõem o Ideb?
k) Nos Planos de Ação elaborados pelo coletivo escolar
desde 2013, foram propostas ações para melhorar
as taxas de rendimento escolar? As ações propostas
foram realizadas pela escola?
l) A partir da parceria estabelecida entre o NRE e a sua
escola, como as ações estão sendo desenvolvidas
para a superação desses desafios?
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