quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

ATIVIDADE - 06/02 - MANHÃ - INDICADORES EDUCACIONAIS

A utilização de indicadores, nas últimas décadas, na área da educação, tem sido importante instrumento de gestão, pois possibilita que os responsáveis atuem nas redes de ensino, em programas e projetos, identificando situações que necessitam de mudanças, de incentivos ou aprimoramento. 
Os indicadores são compostos por parâmetros quantitativos e qualitativos que auxiliam no acompanhamento de determinada atividade, apontando se os objetivos estão sendo atingidos ou se há necessidade de intervenção.
Indicadores qualitativos geralmente expressam a voz, os sentimentos, os pensamentos e as práticas daqueles que atuam em uma pesquisa ou em um processo de avaliação. São eles que geram uma interpretação subjetiva do pesquisador, relacionada a diferentes aspectos da realidade, tais como concepção de boa qualidade de vida da população, concepção de trabalho digno e bem-estar social.


RESULTADOS DO IDEB



2005 2007 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021
METAS PROJETADAS **** 3.9 4.1 4.3 4.7 5.1 5.4 5.6 5.9
IDEB OBSERVADO 3.9 4.1 4.1 4.0 4.5







Fonte: http://ideb.inep.gov.br/resultado/ Atualizado em 14/08/2014

TAXAS DE RENDIMENTO ESCOLAR 2013

Ensino Fundamental


Aprovação
Aprovação por Conselho
Reprovação
Abandono
6º Ano
75,53%
19,72%
24,47%
0,00%
7º Ano
71,72%
14,08%
28,28%
0,00%
8º Ano
85,29%
3,45%
14,71%
0,00%
9º Ano
86,00%
22,09%
14,00%
0,00%
Total
79,75%
14,60%
20,25%
0,00%



Ensino Médio Regular

Aprovação
Aprovação por Conselho
Reprovação
Abandono
1ª Série
51,77%
30,14%
35,11%
13,12%
2ª Série
71,50%
26,81%
18,13%
10,36%
3ª Série
76,57%
15,67%
14,86%
8,57%
Total
64,31%
24,40%
24,62%
11,08%



Ensino Médio Integrado

Aprovação
Aprovação por Conselho
Reprovação
Abandono
1ª Série
73,68%
21,43%
21,05%
5,26%
2ª Série
87,88%
34,48%
9,09%
3,03%
3ª Série
100,00%
5,00%
0,00%
0,00%
4ª Série
100,00%
4,17%
0,00%
0,00%
Total
89,63%
15,70%
8,15%
2,22%



Educação Profissional - Nível Técnico


Aprovação
Aprovação por Conselho
Reprovação
Abandono
1ª Série
28,69%
17,14%
24,59%
46,72%
2ª Série
79,41%
3,70%
8,82%
11,76%
3ª Série
85,71%
13,89%
9,52%
4,76%
Total
49,49%
12,24%
18,69%
31,82%


Taxa de Distorção Idade/Série - Ano 2013


Ensino Fundamental

6º Ano
11,70 %
7º Ano
21,21 %
8º Ano
12,75 %
9º Ano
14,00 %
Total
14,94 %

Ensino Médio

1ª Série
32,19 %
2ª Série
29,20 %
3ª Série
24,19 %
4ª Série
4,17 %
Total
28,28 %

Fonte: SERE / ABC

RENDIMENTO ESCOLAR – CENSO ESCOLAR

Ensino Fundamental
Indicadores
 2007
 2008
 2009
 2010
 2011
 2012
 2013
Aprovação
82,2%
82,6%
78,8%
69,5%
83,7%
74,1%
80%
Reprovação
17,3%
16,4%
18,8%
25,6%
16,3%
25,9%
20%
Abandono
0,5%
1%
2,4%
4,9%
0%
0%
0%

Ensino Médio
Indicadores
 2007
 2008
 2009
 2010
 2011
 2012
 2013
Aprovação
74%
71,2%
68%
70,4%
63,9%
60%
68,6%
Reprovação
21,7%
22,5%
22,6%
17,6%
30,9%
36,8%
22%
Abandono
4,3%
6,3%
9,4%
12%
5,2%
3,2%
9,4%


SAEB - PROVA BRASIL 2009







MÉDIAS DE PROFICIÊNCIA
2011
2013
PORTUGUÊS 238.84 263.51
MATEMÁTICA 263.51 275.02
Fonte: http://sistemasprovabrasil.inep.gov.br/provaBrasilResultados/view/boletimDesempenho/boletimDesempenho.seam


Questões

a) Quanto ao Ideb 2013, a escola alcançou a meta?
b) Comparando os resultados do Ideb 2011 e 2013, qual a situação do Ideb da sua escola? 
c) O que contribuiu para esses resultados (corpo docente, corpo discente, participação dos pais, entre outros)? 
d) As taxas de aprovação, reprovação e abandono são consideradas na elaboração do Plano de Ação da escola? E a Prova Brasil? Se a resposta for sim, de que maneira? Ou se a resposta for não, por quê? 
e) Quais ações podem ser pensadas pela escola com relação aos alunos com distorção idade/série? 
f) Quais são as ações realizadas pela escola para o enfrentamento ao abandono escolar? 
g) Que fatores influenciam as taxas de reprovação e abandono? 
h) O que a escola tem realizado para melhorar as taxas de rendimento escolar? 
i) O que a escola tem realizado para melhorar o desempenho dos alunos na Prova Brasil? 
j) Por que é importante conhecer os indicadores de qualidade que compõem o Ideb? 
k) Nos Planos de Ação elaborados pelo coletivo escolar desde 2013, foram propostas ações para melhorar as taxas de rendimento escolar? As ações propostas foram realizadas pela escola? 
l) A partir da parceria estabelecida entre o NRE e a sua escola, como as ações estão sendo desenvolvidas para a superação desses desafios?

Nenhum comentário:

Postar um comentário