quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

ATIVIDADE - 05/02 - MANHÃ - PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

1. Vídeo “Nós” da Educação (1º bloco), com o professor Cloves Amorim.
Objetivo: Apresentar a importância do estudo da psicologia da aprendizagem com vistas à superação dos obstáculos e à promoção da aprendizagem dos alunos da Rede Estadual de Ensino.


2. Observe a tirinha:



Considerando as questões abordadas pelo professor Cloves, no primeiro bloco do vídeo, e observando a tirinha apresentada, analise e discuta em pequenos grupos: ·
a. a forma como o aluno da tirinha encontrou a solução para a questão apresentada; ·
b. como vocês, professores, organizariam propostas de trabalhos a partir das referências do aluno, a fim de proporcionar/favorecer a aprendizagem para um conteúdo sistemático; ·
c.  quais os pontos relevantes abordados na fala do professor Cloves para manter o aluno envolvido com a aprendizagem; ·
d. em que aspectos as teorias da aprendizagem podem contribuir com o trabalho do professor em situações semelhantes à apresentada na tirinha.


5 comentários:

  1. Muitas vezes as questões são propostas aos alunos sem que seja construído este conhecimento, forçando ao aluno dar uma resposta sem o conhecimento cientifico. Cabe a nós professores planejarmos atividades em que o aluno esteja inserido no processo ensino-aprendizagem. Além disso, uma relação mais próxima entre professor/aluno se faz necessária para que o aluno se sinta motivado, valorizado e que se perceba parte deste processo de construção do conhecimento. Grupo de língua portuguesa e língua Inglesa

    ResponderExcluir
  2. Considerando as questões abordadas pelo professor Cloves, no primeiro bloco do vídeo, e observando a tirinha apresentada, analise e discuta em pequenos grupos: •
    a. a forma como o aluno da tirinha encontrou a solução para a questão apresentada; •
    b. como vocês, professores, organizariam propostas de trabalhos a partir das referências do aluno, a fim de proporcionar/favorecer a aprendizagem para um conteúdo sistemático; •
    c. quais os pontos relevantes abordados na fala do professor Cloves para manter o aluno envolvido com a aprendizagem; •
    d. em que aspectos as teorias da aprendizagem podem contribuir com o trabalho do professor em situações semelhantes à apresentada na tirinha.

    Respostas:
    a) A tirinha mostra que o aluno não domina o uso da trena,tenta encontrar uma solução(2ºquadrinho), e encontra, mas à sua maneira: Perguntando para outra pessoa que por ventura saiba, não precisando portanto utilizar a trena...Ele buscou um caminho menos árduo e mais curto e fácil para solucionar o problema…
    b) Fazendo uma avaliação diagnóstica individual (cada matéria)para adequar os conteúdos às realidades e saber de onde partir, o grau de conhecimentos dificuldade das turmas
    c) –Disciplina em sala de aula
    -Conhecer a realidade da turma, e de cada aluno (se possível) para melhorar a auto estima
    -Dominar os conteúdos
    - Estar em sintonia com as tecnologias disponíveis alindo-as ao conteúdo para motivar os alunos
    d)Conteúdos adequados à cada série, contextualizados, pesquisa acerca da construção do conhecimento, diversificação de métodos e didáticas.
    Ana Lucia, Iris, Josiane, Jurema, Marcos Gomes, Marilise.

    ResponderExcluir
  3. a. A tirinha nos demonstrou que o aluno não teve nenhum interesse em buscar o conhecimento, não se sentiu desafiado. Buscou a forma mais rápida e fácil para solucionar seu "problema". A tirinha faz uma colocação de que não é necessário ao aluno frequentar uma escola uma vez que se apresenta uma informação já elaborada. É o risco de não saber avaliar a informação como verídica ou não. O aluno assimila a informação como certa sem saber avaliar as demais informações. Não pensa no que ouve e portanto não se torna um cidadão crítico capaz de mudar sua realidade.

    b. Inicialmente a avaliação diagnóstica para podermos avaliar os níveis de aprendizagem. Contudo a superlotação das turmas dificulta muito este trabalho pois vários alunos requerem uma atenção mais individualizada a qual pelo número de alunos, se torna quase impossível. Facilitar o processo de aprendizagem e despertar o interesse do aluno em compreender, em adquirir o conhecimento, pois como demonstrado na tirinha, informação NÃO é conhecimento.

    c. A indiferença não pode existir. O desafio de aprender passa primeiramente pelo interesse em querer aprender. É necessário o desafio. Observação importante: segundo o professor Cloves devemos circular na sala de aula. Com o atual número de alunos por turma este será um desafio.

    d. As teorias da aprendizagem fornecem subsídios para atuarmos de forma consciente e coerente diante do desafio de ensinar. Contudo, uma teoria nem sempre é receita de sucesso pois como abordados no início das perguntas, temos diferentes realidades dentro de sala de aula.

    EQUIPE HUMANAS: Ítalo, Joceli, Claudio, Nice, Micheli, Caroline, Dirlei.

    ResponderExcluir
  4. O aluno se apresentou de maneira irônica, porque o mesmo não tem conhecimento matemático apropriado para propor uma resolução para o problema. E mesmo os alunos que por ventura tenham esse conhecimento, preferem buscar a resposta pronta ao invés de pensar numa possível solução.
    Ao iniciar um conteúdo, busca-se partir de situações cotidianas onde os alunos possam expor suas práticas/conhecimentos já adquiridos anteriormente em sala ou em suas experiências fora da escola. Assim, consegue estabelecer o nível de conhecimento dos alunos e propor problemas que estabeleçam uma relação entre a prática e a teoria.
    Motivação, auto-estima e disciplina. A relação interpessoal, professor-aluno, é fundamental para que o aluno se sinta estimulado a aprender.
    Como base para que o professor estabeleça a sua prática de ensino e consiga trabalhar com as mais diversas situações com as quais ele se depara no cotidiano escolar.
    Professores: Elias Cícero Mattar, Filomena Maria Farinha Antonio,Silvana Costa Chaves,Angélica W P R de Aráujo,Rogério Larini, Tatiane Gomes Ferla,Antonio, Márcia Peixoto, Débora CristinaSant'Ana e Elza.

    ResponderExcluir
  5. EQUIPE DE BIOLOGIA: ANDRÉIA R. RIBEIRO VASCONCELO; EVERSON ADELMO PASQUALI; MARION RIBEIRO; ROSANA BARROSO MIRANDA.5 de fevereiro de 2015 às 14:08

    a. a forma como o aluno da tirinha encontrou a solução para a questão apresentada;
    R: O aluno procurou uma solução prática e objetiva, segundo sua visão, talvez não de acordo com o que o professor esperasse, de forma técnica, com uso de cálculos e formulas matemáticas, mas propôs uma solução. Não podemos julgar o mérito da resposta pois não nos foi atribuído o encaminhamento proposto pelo professor.

    b. como vocês, professores, organizariam propostas de trabalhos a partir das referências do aluno, a fim de proporcionar/favorecer a aprendizagem para um conteúdo sistemático;
    R: Devemos ter o cuidado ao repassar os conteúdos de forma prática e objetica de forma que nossos alunos possam visualizar onde e como estes podem ser aplicados em seu cotidiano.

    c. quais os pontos relevantes abordados na fala do professor Cloves para manter o aluno envolvido com a aprendizagem;
    R: A proposta ficou clara que devemos ser agentes motivadores, e neste contexto, nos professores devemos ter nosso planejamento voltado a praticidade dos conteúdos voltados as diferentes realidades sociais bem como o uso destas em seu dia a dia. Alunos motivados levam a uma melhor prática docente, a um desenvolvimento na aprendizagem e consequentemente a valorização do ensino.

    d. em que aspectos as teorias da aprendizagem podem contribuir com o trabalho do professor em situações semelhantes à apresentada na tirinha.
    R: O professor deve dispor de mecanismos que o levem a interagir com seus alunos, objetivando o ensino aprendizagem. As teorias da aprendizagem fornecem um embasamento teórico e prático, que vise a transcrição de seus conteúdos de forma dinâmica e que levem o aluno a uma interação docente/aluno. São instrumentos que podem ser utilizados tanto no diagnóstico como na intervenção pedagógica do ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir