quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

ATIVIDADE - 06/02 - PRÁTICA PEDAGÓGICA

A prática pedagógica se dá por meio de uma ação planejada e refletida do professor. No dia a dia da sala de aula, a escola realiza seu maior objetivo: fazer com que os alunos aprendam e adquiram o desejo de aprender cada vez mais e com autonomia. Para atingir esse objetivo, é preciso focar a prática pedagógica na relação professor-aluno, o que significa observá-los de perto, conhecê-los, compreender suas diferenças, demonstrar interesse por eles, conhecer suas dificuldades e incentivar suas potencialidades. Crianças, adolescentes, jovens e adultos vivem em um mundo cheio de informação, o que reforça a necessidade do Plano de Trabalho Docente com base em um conhecimento sobre o que eles já sabem e o que precisam saber. Ele representa um elemento importante na prática do professor, pois se constitui na passagem entre a teoria e a prática, organiza o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, antecipa a ação do professor e expressa como o espaço e o tempo podem se concretizar em um espaço cultural gerador e socializador do conhecimento.


INDICADOR PROBLEMAS E DESAFIOS AÇÕES RECURSOS (COM O QUE FAZER) CRONO- ENVOLVIDOS (PARTICIPANTES DA AÇÃO METAS RESULTADOS ESPERADOS RESPONSÁVEL
(O QUE FAZER) GRAMA

(QUANDO FAZER)
Proposta pedagógica curricular (PPC) definida e conhecida por todos







Planejamento







Contextualização







Variedades das estratégias e dos recursos de ensino-aprendizagem







Incentivo à autonomia e ao trabalho coletivo







Prática pedagógica inclusiva







Nenhum comentário:

Postar um comentário