segunda-feira, 12 de março de 2012

COMPLEMENTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA NOTURNO



A fim de sistematizar o cumprimento da exigência legal de complementar a carga horária do período noturno, a Equipe Diretiva e Pedagógica definem o seguinte:
• A complementação da carga horária é obrigatória em função do tempo menor das aulas, em relação ao diurno.
• Durante o ano letivo de 2012 haverá 06 sábados de complementação, sendo cada encontro de 04 horas de duração, totalizando 24 horas.
• As atividades iniciam-se às 13h e encerram-se às 17h.
• A quantidade de encontros que o professor deverá complementar está vinculada à quantidade de carga horária no noturno, de acordo com a tabela abaixo.

Se o professor possui... deverá participar de... nas seguintes datas:
20, 19, 18 ou 17 aulas 06 complementações 17/03, 12/05, 16/06, 04/08, 20/10 e 24/11
16, 15, 14 ou 13 aulas 05 complementações 17/03, 12/05, 16/06, 04/08 e 24/11
12, 11, 10 ou 09 aulas 04 complementações 17/03, 12/05, 16/06 e 24/11
08, 07, 06 ou 05 aulas 03 complementações 12/05, 16/06 e 24/11
04, 03 ou 02 aulas 02 complementações 16/06 e 24/11

No Livro de Registro de Classe, o professor deve constar:
No campo Freqüência: Presença aos alunos.
No campo Conteúdo: Complementação de carga horária: ... (e o nome da atividade realizada).

As atividades previstas são as seguintes:
17/03 Atividade Cultural: Cinema
12/05 Divulgação de Cursos Técnicos: Palestra
16/06 Atividade Cultural: Pais na Escola
04/08 Realimentação e Atualização do PPP
20/10 Festival de Bandas
24/11 Atividades de encerramento da semana da Consciência Negra

1ª REUNIÃO COM OS ALUNOS MONITORES




Quando?
19 de março, segunda-feira.

Quem?
Alunos monitores dos turnos da manhã, tarde e noite e Pedagogos.

Por que?
Conversar sobre:
•Função do aluno monitor
•Atendimento da Equipe Pedagógica
•O Pré-Conselho dos alunos
•Questionário sobre Monitoria

Onde?
No auditório do Colégio.

Haverá uma Tarefa para ser entregue na próxima reunião:
Apresentar soluções para problemas presentes no PPP (dos alunos).


Os alunos monitores serão chamados em sala de aula pela Equipe Pedagógica.

ALUNO MONITOR



Para ser aluno monitor, o mesmo deve atender os requisitos básicos como: aplicação nos estudos, disciplina, facilidade de comunicação, assiduidade, diplomacia no trato com pessoas e hábitos e atitudes educativas.
Com o objetivo de auxiliar o professor ficam definidas as tarefas / atribuições do aluno monitor:
 Promover interação na turma.
 Participar das reuniões mensais de monitores.
 Ajudar a organizar a sala de aula com equipamentos que serão utilizados durante a aula.
 Transmitir avisos.
 Entregar atividades à turma.
 Recolher atividades e trabalhos.
 Devolver tarefas corrigidas.
 Encaminhar alunos para a Equipe Pedagógica, quando houver indicação dos professores.
 Buscar informações com a Equipe Pedagógica na falta de professores para em seguida encaminhar a turma para o pátio.
 Auxiliar na disciplina na ausência do professor.
 Informar o professor representante quando um colega de classe está faltando constantemente ou quando algum colega está doente.
 Receber os alunos novos, informando o horário das aulas e atualizando os conteúdos.
 Encaminhar as sugestões da turma nas reuniões de monitores, procurando trocar idéias com os outros colegas monitores, para melhoria e aperfeiçoamento do desempenho de cada um e do trabalho conjunto.
 Discutir e sugerir soluções para os problemas da turma e da escola.
 Trocar idéias e organizar eventos esportivos e culturais.

PROFESSOR MONITOR



O professor-monitor é de suma importância para o aprendizado dos alunos, pois ao assumir uma turma, assume também uma forma específica de relacionamento entre professor e aluno, resolvendo conflitos e comunicando a direção e equipe pedagógica da escola sobre os encaminhamentos da turma.
Deve-se, no entanto, compreender que nesta função há limites: não tentar fazer o papel da direção ou da equipe pedagógica, não instigar alunos contra professores e nem manipular os mesmos.
O professor-monitor tem o papel de mediador junto a turma, diante de problemas que surgem no dia-a-dia.
Quando tais problemas fogem da sua alçada, deve-se buscar auxílio junto à equipe pedagógica.
A síntese dos encaminhamentos na turma ocorrerá no Conselho de Classe.
Uma das primeiras atividades é definir os dois alunos monitores (de preferência um aluno e uma aluna), orientando os mesmos sobre suas funções / atribuições.
Conversar com a turma sobre as regras da escola, o bom comportamento e a importância do respeito.
Estabelecer vínculos positivos, de confiança, ouvindo os alunos e buscando maneiras de melhorar o ambiente em sala de aula.
Solicitar que os alunos apresentem o e-mail da família, quando os pais e responsáveis utilizam esse meio de comunicação.

REGIMENTO ESCOLAR


O regimento escolar é legalmente definido como “o conjunto de normas que regem o funcionamento e os serviços do estabelecimento de ensino” (Indicação nº 3/72).

Decorrente direto do exercício da autonomia que a Lei confere aos estabelecimentos, "o regimento se constitui numa autêntica síntese do projeto político-pedagógico da escola" e nele

a escola “institucionaliza e concentra seus princípios e procedimentos” (cf. Indicação n° 7/99 - CEE/PR, anexa à Deliberação nº 16/99 - CEE/PR)
O Regimento Escolar, sendo um instrumento da organização administrativa e pedagógica da escola, é sua lei maior.
Ele define a natureza e a finalidade da escola, bem como as normas e os critérios que regulam seu funcionamento.
Sua elaboração não pode ferir a legislação hierarquicamente superior, isto é, deve estar sujeita às normas do sistema de ensino a que pertence.
É concebido como um instrumento legal, cujo papel é organizar o funcionamento da escola.
Embora elaborado para ter validade por um período de tempo razoável, deve ter um caráter dinâmico, já que precisa ser atualizado e reformulado conforme ocorram mudanças na escola decorrentes ou não de alterações na legislação.
Do ponto de vista legal, a importância do Regimento escolar está no fato de ser a “lei” da escola; já do ponto de vista pedagógico, sua importância está no fato de expressar e respeitar os anseios e as necessidades da comunidade escolar, em correspondência com o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola.