sexta-feira, 23 de março de 2012

CADERNO DE MEMÓRIAS E MAPA MENTAL

Em nossos encontros pedagógicos, utilizamos dois recursos como forma de registro das atividades.
1 - Caderno de Memórias e
2 - Mapa Mental
Esses recursos contribuem para que nao percamos o foco das discussoes e tenhamos o hábito de registrar e relembrar nossas "falas" nos encontros pedagógicos.
Por isso, expliquemos melhor cada um deles.

CADERNO DE MEMÓRIAS


O termo memória tem sua origem etmológica no latim e significa a faculdade de reter e /ou readquirir idéias, imagens, expressões e conhecimentos adquiridos anteriormente reportando-se às lembranças, reminiscências.
A memória é uma faculdade cognitiva extremamente importante porque ela forma a base para a aprendizagem.
Se não houvesse uma forma de armazenamento mental de representações do passado, não teríamos uma solução para tirar proveito da experiência.
Assim, a memória envolve um complexo mecanismo que abrange o arquivo e a recuperação de experiências, portanto, está intimamente associada à aprendizagem, que é a habilidade de mudarmos o nosso comportamento através das experiências que foram armazenadas na memória; em outras palavras, a aprendizagem é a aquisição de novos conhecimentos e a memória é a retenção daqueles conhecimentos aprendidos.
Assim, aprendizagem e memória são o suporte para todo o nosso conhecimento, habilidades e planejamento, fazendo-nos considerar o passado, nos situarmos no presente e prevermos o futuro.
Desse modo, estipulamos o uso de um caderno, pelos professores, afim de realizar nele as impressoes e percepaçoes ocorridas nos encontros pedagógicos.
Nele constam, entao, a memória das discussoes, dando significado ao cotidiano e acumulando experiências para utilizar durante as atividades do dia a dia na escola.


MAPA MENTAL

Mapa mental é o nome dado para um tipo de diagrama voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming (tempestade de ideias); e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio.
Por meio de um mapa mental, escreve-se ou desenha-se a ideia chave de uma discussao e dessa ideia central são irradiadas as informações relacionadas.
Mapas mentais representam, entao, conhecimento de maneira sintética, estruturada e visual.
No Caderno de Memórias, os professores sao convidados a criarem seus mapas mentais a partir do momento que se conlua um estudo ou se esgote uma discussao.
A ideia principal é manter o registro de modo objetivo, simples, concreto e claro.