terça-feira, 11 de setembro de 2012

SIMPÓSIO EM FOZ DO IGUAÇU


O Coordenador do curso de Informática e Diretor da Manhã, Everson, Coordenadora do Meio Ambiente, Claudia e os professores de Informática Josiane e Jansen participam, desde o dia 10 de setembro, do Simpósio Ensino Médio Integrado Eixos Tecnológicosde, evento da Educação Profissional, em Foz do Iguaçu.
A formação continuada é oferecida pela Secretaria da Educação anualmente e tem como objetivo a atualização de conteúdo dos profissionais que trabalham na educação profissional de nível médio da rede estadual de ensino.


Um das atividades que participaram foi a palestra com a Profª Dra. Simone Valdete dos Santos, da UFRS.
O tema apresentado foi "Educaçao Profissional no contexto atual".
A professora defende a ideia do princípio  do currículo integrado – Educação do trabalhador, para que haja a emancipação da pesquisa e da cultura.
Por meio desta idéia julga  importante incentivar a visita técnica e as palestras para que os alunos fiquem por dentro do ramo os quais estão inseridos como cursistas.
Também para chamar a atenção do aluno e trazê-lo mais próximo da escola e do cursos. 
Salientou que o professor  deve se preparar para a sala de aula, dando tempo de discussão, defender a proposta de reuniões como semanas temáticas. 
Para  aqueles que chamam de momento de perda de tempo o curso não deveria ser só isso.
Essa valorização é excelente por estar facilitando experiências.
A escola estadual, federal e outras são arranjos diferentes para contemplar as demais áreas facilitando o emprego formal. 
E um perfil técnico e incentivo à pratica profissional e as situações reais com laboratórios, aulas em forma de projeto, e outros tipos de complementações.
Citou a Rede  Certific para aqueles que desejam regularizar sua função de professor em sua área profissional.



REDE CERTIFIC

A Rede Certific é um programa de certificação de saberes adquiridos ao longo da vida. 
Você que é profissional de música, construção civil, turismo e hospitalidade, eletroeletrônica ou pesca e não tem sua qualificação reconhecida, pode entrar em contato com uma das 37 escolas que oferecem a formação e conseguir o seu diploma. 
Os trabalhadores terão seus conhecimentos avaliados e também podem receber cursos para melhorar a sua formação. 
Não há custos e nem limite de vagas. 

Conheça mais:



ORIENTAÇÕES PARA REPOSIÇÃO DO DIA 30 DE AGOSTO

Os dispositivos legais previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) determinam o cumprimento da carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas em um mínimo de 200 dias letivos de efetivo trabalho escolar na educação básica. Esta carga horária é direito do(a) aluno(a). Portanto, é necessário que haja a reposição, sem a perda qualitativa, do dia previsto em calendário escolar e não trabalhado.
  • O dia letivo que não foi garantido deverá ser reposto por meio da extensão do calendário escolar no mês de dezembro, ou em um sábado do 2º semestre letivo de 2012, ou, ainda, em um dia de recesso previsto no calendário escolar.
  • Todos os estudantes que não tiveram aulas em virtude da paralisação das atividades escolares deverão ser convocados para o dia de reposição.
  • Os servidores que participarem da reposição deverão assinar a folha ponto.
  • A frequência dos alunos deverá ser anotada no livro de chamada.
  • A direção da escola deverá encaminhar ao NRE, até o dia 30 de novembro de 2012, um ofício solicitando o registro do dia proposto para a reposição do Calendário Escolar, assim como uma cópia da ata de reunião do Conselho Escolar que aprovou a data da reposição.
  • As escolas que garantiram o dia letivo e dentro de seu Projeto Político Pedagógico apresentam atividades extra classe, poderão se organizar propondo aos professores que aderiram à paralisação a realização dessas ações.
  • As unidades escolares que fizeram os encaminhamentos, respeitando a data estipulada acima, não terão as faltas dos profissionais lançadas em função de ausência ao trabalho.
  • Cabe ao NRE acompanhar o processo e providenciar o lançamento das faltas dos profissionais supridos nas escolas que não atenderam as orientações acima.

Meroujy Giacomassi Cavet
Superintendente da Educação