PARANÁ ATINGE AS METAS DO IDEB
A rede estadual de ensino do Paraná atingiu as metas do Índice da Educação Básica do Paraná (Ideb) projetadas pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2011. Nos anos finais do ensino fundamental obteve o índice de 4,0, enquanto a meta prevista era de 3,8. Já no ensino médio o Ideb foi de 3,7 para uma projeção de 3,7.
O IDEB reúne o resultado das notas da Prova Brasil ou do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e as taxas de aprovação de cada escola. A Prova Brasil e o Saeb medem a proficiência dos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesae Matemática e são aplicados a cada dois anos aos estudantes dos últimos anos dos ensinos fundamental (9º ano) e médio (3º ano).
Vários fatores influenciaram nestes resultados do Ideb. No ensino médio foi implantada pela Gestão da Secretaria, em 2009, a redução da carga horária na grade curricular semanal das escolas da rede estadual de ensino, das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, passando de quatro para três aulas, e em algumas situações para duas aulas. Esta situação está sendo revista, atualmente pela Secretaria.
Já no ensino fundamental, o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa foi mantido e acrescido em Matemática, sendo a reprovação o fator que influenciou no resultado do Ideb.
Somam-se a estas questões, fatores estruturais enfrentados pela atual gestão da Secretaria, que assumiu em janeiro de 2011. Ressalta-se que a Prova Brasil foi aplicada no início de novembro de 2011. Devido ao atraso no processo de contratação de professores temporários (PSS) ao final de 2010, as aulas iniciaram em 2011 com falta de professores em sala, sendo a situação normalizada somente após o início do ano letivo. Além disso, havia atraso em pagamentos de rescisões dos professores PSS e de promoções e progressões dos professores do quadro próprio.
Para enfrentar a questão de falta de profissionais da educação e a grande rotatividade das equipes pedagógicas das escolas, o Governo do Estado nomeou mais de 17 mil servidores públicos concursados, dos quadros próprios do magistério e da educação básica. Além disso, o porte das escolas que determina o número de profissionais para cada unidade estava sendo efetuado com base na Resolução Secretarial de 2002, extremamente desatualizada, o que provocava problemas na distribuição desses profissionais por unidade escolar. No decorrer de 2011, a SEED editou nova Resolução na busca de solucionar essa situação. A redução do número de alunos por sala de aula foi também enfrentada em 2011, com a publicação de outra Resolução.
A situação precária da manutenção da estrutura das escolas foi um dos grandes desafios recebidos pela atual gestão. Neste dois primeiros anos, do atual governo, a SEED concluirá mais de 2 mil intervenções entre reparos, reformas, ampliações e novas unidades escolares.
Outra situação que cabe destacar era a falta de investimento adequado no transporte escolar dos estudantes da rede estadual. Nos últimos anos, o valor repassado pelo Estado aos municípios estava estagnado em torno de R$ 28 milhões de reais. Em 2011, o valor foi acrescido para R$ 58 milhões e em 2012, para R$ 80 milhões que, somados aos R$ 22 milhões do Governo Federal, resultam em mais de R$ 100 milhões de reais para o transporte escolar de mais de 250 mil alunos da rede estadual.
O Paraná é uma das poucas unidades da federação que ainda não conta com sistema próprio de avaliação. Ainda para 2012, está prevista a implantação deste sistema, o que possibilitará diagnosticar o desempenho de nossos estudantes constantemente, dotando a Secretaria, Núcleos Regionais e Escolas de um importante instrumento para acompanhar e interagir com mais rapidez na qualidade do ensino disponibilizado para a população.
O resultado do Ideb 2011 não deixa a Secretaria da Educação satisfeita. O planejamento estratégico, do período 2012 a 2014 da SEED, consubstanciado no contrato de gestão do Governo do Estado, estabelece a melhoria da qualidade do ensino como sua principal meta. Vamos promover discussões sobre uma nova matriz curricular, debates no ambiente escolar e com toda a sociedade,como também a análise dos resultados de cada escola, com a orientação do Caderno de Subsídios Pedagógicos.
Melhorar a qualidade da educação no Paraná é o nosso compromisso!
Em 22 de agosto, recebemos e-mail sobre IDEB da Superintendente da Educação que segue:
IDEB: AÇÃO E CONSEQUÊNCIA: MEROUJY GIACOMASSI CAVET (SUPERINTENDENTE DA EDUCAÇÃO)
Como prender na imagem a dança e o voo
a cada instante mutáveis?
Helena Kolody
Meus caros (as) Chefes de NREs, Professores(as) e Profissionais da Educação
Esta mensagem tem a finalidade de dizer a todos e a todas as pessoas, envolvidas no índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB que muito embora os resultados, mostrem uma melhora acanhada, que talvez não tenham superado as nossas expectativas em relação ao que almejávamos, não precisamos nos sentir impotentes. Acreditamos que podemos melhorar estes índices. Sabemos que não é uma ação fácil, mas também não é impossível. Precisamos sim de ânimo, de boa vontade e principalmente de nos abraçarmos com mais esta tarefa porque somente assim, unidos, poderemos agregar forças para reverter este quadro.
Não imaginamos sequer que os resultados do IDEB se tornaram uma avaliação que tenha vindo para castigar ou para punir. Estes gestos, este pensamento, há tempos foram superados.
Temos sim, muitos afazeres a cumprir para estabelecer, no mais breve tempo, o bem estar, a divulgação e a inserção de mais e mais conhecimentos aos nossos alunos e alunas. Não é preciso que nos sintamos constrangidos. Reconhecemos que o problema existe em todas as partes deste nosso Brasil. É preciso, pois que reflitamos sobre a maneira que a sociedade absorve e lida com tais resultados. É preciso que procuremos saber a realidade de todos e de cada um.
Meus amigos e amigas! Colegas de trabalho!
Saibam que a nossa tarefa como educadores não termina nunca. Que estejamos cada vez mais imbuídos da arte de ensinar, de manusear, de ajudar o outro a encontrar na inspiração, o conhecimento e a felicidade.
Há muito tempo alguém disse que o universo sempre conspira a nosso favor, quando possuímos um objetivo claro e uma disponibilidade de crescimento.
Estamos aqui, para que juntos possamos prosseguir com a nobre missão de educar, de ensinar, de ajudar pessoas a conquistarem seu espaço na vida. Embora as situações sejam vulneráveis, nós, unidos, seremos cada vez mais fortes, estamos todos receptivos e com muita vontade de melhorar.
Muito Obrigada!
Atenciosamente,
Meroujy Giacomassi Cavet
Superintendente da Educação
3340-1700/1701
Diante dessa Nota Oficial, comente as propostas da SEED para "melhorar a qualidade da educação no Paraná".
Registre também sua opinião sobre quais deveriam ser as prioridades do Governo no que se refere à educação escolar.
Nossa escola atingiu a nota 4,0 no IDEB, sendo que a meta era de 4,3. Em 2005 a nota foi 3,9; em 2007, 4,1 e em 2009, 4,1.
Ao final, escreva seu nome e sua disciplina.