quinta-feira, 10 de setembro de 2015

SEMANA PEDAGÓGICA - 2º SEMESTRE 2015

A Semana Pedagógica do 2º semestre de 2015 ocorrerá sob circunstâncias distintas das edições anteriores, devido a uma série de adaptações que foram estabelecidas em decorrência ao período de greve vivenciado pela rede pública estadual de ensino do Paraná, sendo, assim, dividida em dois dias: 12 e 19 de setembro.




12 DE SETEMBRO

- Projeto Político Pedagógico (PPP) 
- Materiais referenciadores para a construção de uma Base Nacional Comum (BNC)






19 DE SETEMBRO

- A escola, sua aproximação com a realidade
- O trabalho coletivo e Revisão do Plano de Ação da Escola



SEMANA PEDAGÓGICA - 19 DE SETEMBRO - TARDE

TARDE

O objetivo da tarde deste segundo dia de formação é a revisão do Plano de Ação da escola vinculando-o às observações das atividades do dia 12 e da manhã desse dia. 
Relembrando que: O Plano de Ação da escola consiste em um instrumento de trabalho dinâmico com o intuito de propiciar ações, ressaltando seus principais problemas e os objetivos dentro de metas a serem alcançadas, com critérios de acompanhamento e avaliação pelo trabalho desenvolvido (PARANÁ, 2015, p.2). 
É neste documento, portanto, que as decisões tomadas no PPP são ordenadas segundo as dimensões (gestão escolar democrática; prática pedagógica; avaliação; acesso, permanência e sucesso na escola; ambiente educativo e formação dos profissionais da escola) e organizadas de forma a facilitar a sua praticidade no dia a dia da gestão (problemas/desafios, ações, recursos, cronograma, envolvidos, metas, resultados esperados e responsáveis). 
O Plano de Ação é um instrumento de gestão e deve facilitar a implementação e o acompanhamento das ações, porém, para se tornar parte da rotina da gestão é preciso considerar que a experiência em fazer e refazer é que o tornará de fato um recurso facilitador.



PARA RESPONDER

Quais pontos do atual Plano de Ação você considera necessário serem alterados? Por que?


SEMANA PEDAGÓGICA - 12 DE SETEMBRO - TARDE

TARDE


O foco do trabalho dessa tarde é retomar conceito e importância do PPP como elemento articulador das ações da escola, inclusive das discussões sobre currículo que serão desencadeadas a partir da Base Nacional Comum Curricular. 
Para isso, o vídeo apresentado traz recortes da fala da Prof.ª Ilma Passos intercalados com algumas perguntas que devem levar o grupo a estabelecer a relação entre o vídeo e a realidade da escola. 
A cada pergunta, o vídeo deve ser parado para as considerações do grupo. 

A Prof. Ilma Passos é uma referência nacional nas pesquisas sobre PPP, tendo publicações desde o período da oficialização da sua obrigatoriedade em 1996 com a LDBEN nº 9394/1996.

Texto: (Clique no link a seguir)



Vídeo: Ilma Passos


Texto: (Clique na figura a seguir)

QUESTÕES 


A partir das reflexões provocadas pelo vídeo da Professora Ilma Passos e pelo texto do Parecer do Conselho Nacional de Educação que subsidia as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a respeito do Projeto Político-Pedagógico e do Regimento Escolar, os participantes da Semana Pedagógica (Equipe Gestora, Professores, Agentes Educacionais I e II) devem discutir coletivamente: 

1. Como ocorre a participação dos diferentes sujeitos da escola nas instâncias colegiadas? 

2. Como ocorre a participação das instâncias colegiadas na gestão escolar? 

3. Considerando o currículo, como essas participações influenciam na organização do trabalho pedagógico (seleção de conteúdos, processos didáticos, avaliação)? 

4. Considerando a organização geral da escola, como essas participações são contempladas no Plano de Ação da escola?