quarta-feira, 28 de setembro de 2011

RECONSTRUÇÃO DO PPP





No processo de reconstrução do PPP 2009 - 2011, todas as instâncias participaram.
Os professores, como prin cipais articuladores do PPP, 02 vezes por ano param para discutir e reorganizar os processos da escola. No caso de 2011, em fevereiro e julho, na Semana Pedagógica, grupos de trabalho discutiram as inúmeras questões pedagógicas.


Os alunos participaram do encontro, dia 27 de agosto de 2011, sábado, das 13:30 às 17h. Foram alunos dos 3 turnos que discutiram e apresentaram os problemas e as soluções para aquilo que percebem no cotidiano da escola.
Foi um momento interessante, agradável e rico em informações e discussões.
















Em 15 de setembro foi a vez dos Agentes Educacionais apresentarem suas análises e percepções sobre o PPP. Após apresentação do tema e trabalho em grupo, os funcionários foram orientados a discutirem, em seus setores, os principais problemas e quais as soluções para suas rotinas de trabalho.
O encontro acontreceu no período da tarde e atarefa deve ser entregue no dia 19 de setembro.




No dia 17 de setembro, sábado à tarde, os pais e responsáveis compareceram para discutir o PPP. Foi um grupo de pais que se interessou pelo assunto e teve oportunidade de analisar os problemas levantados em 2009, pelos Pais / responsáveis, atualizar a apresentar possibilidades de ações.

Muitas ideias e ricos questionamentos foram feitos. As discussões foram concluídas com um café oferecido pela APMF / Direção.














PPP, PPC e Adendos ao Regimento





Em 27 de setembro, no NRE, foi entregue o Projeto político-Pedagógico 2012 a , a Proposta Pedagogica Curricular e os Adendos ao Regimento Escolar sobre o Ensino Fundamental de 9 anos.
Essa entrega foi adiantada, antecipando o prazo que é dia 30 de setembro.

Toda a equipe trabalhou para concluir os trabalhos.

INFORMATIVO PEDAGÓGICO



Dia 06 de outubro, quinta-feira, haverá avaliação do INEP aos alunos do 3ºA e do 3ºC (manhã).
Essa avaliação é pesquisa do Ministério da Educação e participam escolas do Brasil inteiro.
Atenção.................................................
Professores que lecionam nessas turmas, incentivem seus alunos a não faltarem nesse dia!
A participação 100% dos alunos é muito importante para o desempenho da escola!





Dia 18 de outubro (terça-feira) teremos a presença de instituições de Ensino Superior aos alunos do Ensino Médio (especialmente 3ª séries).
Tais instituições trarão informações e material a respeito de cursos e carreiras acadêmicas.

Incentivem seus alunos e organizem para que os mesmos aproveitem e conheçam melhor os cursos de nível superior.



EQUIPE PEDAGÓGICA
28 DE SETEMBRO DE 2011


III CONSELHO DE CLASSE - 07 E 08 DE OUTUBRO DE 2011



ORIENTAÇÕES GERAIS

1. A ficha do Pré Conselho deve ser preenchida pelo professor monitor e entregue no dia do Conselho de Classe.
2. O canhoto de notas e faltas devem ser entregue no dia do Conselho, devidamente preenchidos e nominados.
3. Atentar para notas muito próximas da média: 5,7; 5,8; 5,9... Agilizar atividades de recuperação para esses alunos para alcançar a média. Não se trata de “dar nota” ou “manipular a nota”, mas articular a recuperação da nota por meio de atividades (aprendizagem).
4. Houve mudanças no processo de Avaliação (valor da prova), portanto, espera-se melhoria no rendimento geral do aluno / da turma.
5. Perceber o aluno reprovado, bem como idade (defasagem), cuidando para que este aluno avance, tenha melhoria, ou seja, deve-se ter um olhar diferenciado, cuidando para não repetir os mesmos erros, auxiliando o aluno a superar as dificuldades.
6. Evitar, por meio de atividades e trabalhos em sala de aula, que o aluno termine o 3º Bimestre faltando mais de 10,0 pontos no 4º Bimestre.
7. Alunos que freqüentam sala de apoio (5ª e 8ª séries) devem ser acompanhados mais de perto pelos professores.
8. Observar, com atenção, as notas e rendimento geral da turma, trazendo todo o material para o Conselho de Classe, evitando ficar fechando notas e calculando faltas, entre outros problemas constatados em Conselhos anteriores.
9. Caso o aluno esteja com muita dificuldade ou rendimento muito baixo, cuide para ofertar todas as possibilidades de recuperação, respaldando-se de todas as maneiras (não use o discurso de reprovação compulsória).









EQUIPE PEDAGÓGICA
26 DE SETEMBRO DE 2011