SEMANA
PEDAGÓGICA 2º SEMESTRE DE 2016
O objetivo da Semana
Pedagógica é promover a reflexão sobre os desafios educacionais vivenciados e
as formas possíveis de enfrentamento pelos profissionais da educação e demais
segmentos que constituem a comunidade escolar para os (re) encaminhamentos
necessários, com implicações diretas sobre o ensino-aprendizagem e o desempenho
escolar. A proposta corresponde a reflexão e encaminhamentos a fim de subsidiar
a continuidade ou reestruturação do planejamento (e das ações) associados aos
repertórios teóricos de que dispomos para implementá-los. Neste sentido, a
formação deste momento, integra a reflexão e a fundamentação teórica a ser
sistematizada, ao final, com a revisão do Plano de Ação da Escola e dos Planos
de Trabalho Docentes com vistas ao segundo semestre de 2016.
29 de julho – sexta-feira
MANHÃ
Reflexão sobre o Plano de Ação da escola em
grupo
a) O cumprimento do que foi estabelecido de acordo com o
cronograma previsto no Plano de Ação da escola;
b) Os avanços decorrentes do cumprimento do plano
(objetivos atingidos);
c) As dificuldades
para cumprimento das ações ou necessidade de adequação.
Dimensões a serem discutidas e elencadas nas
tabelas (Modelo de apresentação)
·
Gestão democrática;
·
Prática pedagógica;
·
Avaliação;
·
Acesso, permanência e sucesso na escola;
·
Ambiente educativo;
·
Formação dos profissionais da escola
(Professores e Agentes I e II).
Para sistematizar as
reflexões do grupo, vamos elencar no esquema abaixo os pontos positivos e as fragilidades, relacionando com as possibilidades de ações coletivas
e individuais, tanto para a organização do trabalho pedagógico, quanto em
relação às situações de infrequência e abandono escolar.
Materiais de apoio
TARDE
Estudo e discussão em
pequenos grupos sobre os temas estabelecidos:
· Relação do estudante com o ambiente escolar;
· O trabalho docente;
· Casos de violação de direitos expostos na mídia;
· Indisciplina;
· Direitos humanos nas escolas.
Texto 1:
A
RELAÇÃO DO ESTUDANTE COM O AMBIENTE ESCOLAR
Texto 2:
O TRABALHO
DOCENTE E O PROCESSO DE ENSINO: ALGUMAS POSSIBILIDADES
Texto 3:
MANCHETES JORNALÍSTICAS
De modo
geral, quais situações de violações de direitos se manifestam no ambiente
escolar, conforme conteúdo das manchetes? Quais situações de violações de
direitos se manifestam fora do ambiente escolar, conforme as manchetes? É
possível identificar que tipo de violação foi cometido?
1)
Segundo
pesquisa do MEC, 67% dos alunos diz ter sofrido violência. O Estudo foi
realizado nas cidades com maior índice de morte de jovens. Uma pesquisa do
Ministério da Educação aponta Fortaleza como a cidade de maior índice de
violência e discriminação nas escolas. A pesquisa envolve casos de agressão
física e psicológica nas escolas públicas. O estudo, divulgado pelo Ministério
da Educação, nesta segunda-feira (21), foi realizado nas sete capitais com
maiores taxas de assassinatos entre jovens. Disponível em: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2016/03/fortaleza-tem-maior-indice-de-violencianas-escolas-diz-pesquisa.html
2)
Pesquisa
mostra que discriminação contra homossexuais está presente em escolas Pesquisa
realizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no interior de São
Paulo, mostrou que 32% dos homossexuais entrevistados afirmaram sofrer
preconceito dentro das salas de aula e também que os educadores ainda não sabem
reagir apropriadamente diante das agressões, que podem ser físicas ou verbais,
no ambiente escolar. Disponível em: http://
agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-03/pesquisa-mostra-que-discriminacaocontra-homossexuais-esta-presente-em
Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/
vida-e-cidadania/violencia-avanca-nas-escolas-bkh7j7f6bsgscis1ptlcstmj2
3)
Olá!
Mamãe, peço-lhe se possível aparar ou trançar o cabelinho dos meninos, eles são
lindos, mais… 4 Semana Pedagógica - 2º semestre - 2016 . SEED/PR Materiais
disponíveis em: http://goo.gl/nsDM6d ou através do QR-Code Um bilhete em que
uma profissional de educação pede a uma mãe que apare ou trance o cabelo de
seus filhos, ambos negros, provocou revolta da família e está causando polêmica
nas redes sociais. Disponível em: http://www.
geledes.org.br/ola-mamae-peco-lhe-se-possivel-apararou-trancar-o-cabelinho-dos-meninos-eles-sao-lindosmais/#ixzz4Cnr4EVRm
4) Abaixo-assinado tenta impedir aluna
transexual de usar banheiro feminino. Segundo o Diretor a aluna usa o banheiro
feminino há pelo menos quatro anos. Disponível em: http://circuitomt.com.br/editorias/cidades/75131-abaixoassinado-tenta-impediraluna-trans-de-usar-banheiro-feminino.html
Texto 4:
INDISCIPLINA,
VIOLÊNCIA E O DESAFIO DOS DIREITOS HUMANOS NAS ESCOLAS
Texto
5:
AÇÕES
DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Ø Cada grupo deve ter um coordenador para organizar a apresentação da
plenária e um relator para redigir os principais pontos discutidos no grupo no
blog.