quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Formação em Ação Tema: Planejamento e Avaliação

Formação em Ação
Tema: Planejamento e Avaliação

Olá professores,

Agora é a hora de manifestar a sua opinião e de seu grupo de professores da sua área de formação.

O que deve ser feito:
Discussão das suas práticas pedagógicas a luz das apresentações e dos debates realizados neste dia;

 Questões:
Frente aos desafios atuais, discuta e argumente, qual seria o perfil possível, para os docentes do século XXI, pensando na sua área de formação e nas citações abaixo.
Comente também, podemos repensar a ação pedagógica, de planejamento bimestral e de avaliação, analisando e o que foi discutido nas apresentações.
Atitude democrática, convicção de liberdade,  responsabilidade, respeito por todas as pessoas e grupos humanos; princípios éticos
sólidos expressos em autênticas vivências de valores; sólida formação pedagógica e acadêmica; autonomia pessoal e profissional; ampla formação cultural com real compreensão  do seu tempo e do seu contexto, que lhe possibilite enfrentar com acerto e segurança os diversos desafios culturais; capacidade de inovação e criatividade (RAMALHO; NUÑEZ; GAUTHIER, 2003, p 101).
Bem informados, mas respeitadores [de todos], amáveis e atenciosos, mas exigentes e severos se a situação assim o exigir. Inteiramente livres de preconceitos e absolutamente justos na forma 
de lidar com os outros. Atentos às necessidades individuais dos alunos, sem negligenciar a turma com um todo. Capazes de manter a disciplina e a ordem, embora permitindo a espontaneidade e a fantasia. Optimista e entusiasta, mesmo acalentando dúvidas
e apreensões pessoais. Capazes de lidar com o imprevisto e, às vezes, mesmo com alunos difíceis e mal-educados, sem perder a compostura e o controle. Capazes de sorrir e de pareceram estar
bem-dispostos nos dias em que não se sentem bem e prefeririam estar noutro lugar qualquer... (JACKSON et al., apud DAY, 2001, p. 38-39).































9 comentários:

  1. O profissional do século XXI está cada vez mais qualificado a ensinar quem não quer aprender. Acreditamos que as mudanças devem vir de cima para baixo, as mudanças devem ocorrer nas políticas públicas para que sejam menos polarizadas e mais intencionais a uma educação de qualidade voltada para a importância da apropriação dos conhecimentos. Enquanto isso não acontece, nós professores da área das exatas sofremos ao receber alunos despreparados, sem nenhum raciocínio lógico, desinteressados e desmotivamos.
    Professores: Silvana, Débora, Tatiana, Angélica, Márcia, Antônio, Alberto e Jorge.

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  2. Como pensar no perfil de professor numa política pública em que não se dá a necessária atenção à educação, o que precisa é de uma reforma educacional para que aí sim repensemos O perfil do professor.
    Trabalhamos com vários fatores que afetam o desempenho escolar. Apesar das adversidades que o professor enfrenta relativa às condições de trabalho, sempre devemos buscar a coerência entre o que se desenvolve em sala de aula e o que é exigido no processo avaliativo, deixando claro que os objetivos de aprendizagem devem estar sempre bem definido pelo professor.

    Aline, Andreia, Marion e Rogério

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  3. O profissional deverá estar adequado e apto a assumir o processo educacional em constante modificação diante das transformações científicas, sociais e políticas.
    Que se cumpra o que está no regimento da escola, que é a democratização de todo o processo educacional, dando suporte pedagógico e político para que o mesmo venha a se consolidar na realidade escolar.
    Possibilitar reuniões durante o ano (pode ser por área do conhecimento ou por série), para discutir ações e soluções possíveis (linguagem única) de problemas decorrentes durante o ano, bem como um apoio pedagógico eficiente.
    A escola deve se adaptar na realidade social do corpo discente, sendo que sempre que necessário, deverão ser revistos os planos educativos quando surgirem situações que comprometam o processo de aprendizagem.

    Mariane, Italo, Claudio, Raclima, Marilise, José, Debora Lopes, Rosalia, Valderice, Jurema, Ana, Sonia, Andréia, Rubens, Isis e Amanda.

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  4. Hoje, o profissional da educação deve ser eclético, ter um diferencial no qual poderá se adaptar às mais diversas situações nas escolas. Devemos fazer o possível dentro de uma realidade em que o professor sofre todas as cobranças, com está no vídeo em que os pais e a escola cobram um desempenho acima da capacidade do professor. A verdade é que vivemos uma era em que o saber não tão importante, mas sim, o diploma. Cabe a nós profissionais nos adaptarmos à realidade possível, muito aquém do ideal. Elias, Elza, Marcia J.

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  5. O docente do século XXI, primeiramente deve estar ciente da sua responsabilidade perante o futuro e sua influência na vida do discente. Além de capacidade técnica multidisciplinar, experiência de mercado de trabalho (dentro das possibilidade) fazer constante atualização na sua área de atuação. Procurar aliar a teoria a prática, em sala de aula, fazendo que o aluno se aproxime ao máximo da realidade do mercado.
    Dentro também das possibilidades, usar laborátorios, criação de escritórios modelos, acervo técnico ao alcance dos alunos. Parcerias com empresas, softwares com metodologia de jogos de empresas (exemplo: Desafio/Sebrae).
    No que diz respeito a avaliação, deveria ser multidisciplinar por competências, testes vocacionais, poderiam ajudar na avaliação da aprendizagem.

    Professores de Administração: Evaldo, Ricardo e Vilmar

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  6. O perfil do professor deve ser amplo, e ao mesmo tempo específico, deve ser atualizado, dinâmico, flexível, democrático, coerente, exigente, integro, profissional e na maioria das vezes buscar a integridade quanto aos conteúdos e a formação dos discentes. Deve ainda, ser contínuo e atuar como mediador possibilitando e contribuindo com a construção dos saberes.
    ....Sabe qual é o melhor educador???!!! "Aquele que consegue educar a si mesmo....e com isso propicia mudanças sociais relevantes aos cidadãos de seu meio de atuação.". Equipe Meio Ambiente.

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  7. O perfil do professor de Curso Técnico deve ser...
    Um profissional antenado em novas técnologias, apto a utilizá-las no seu cotidiano
    ao repassar o conhecimento aos alunos.
    Realizar um bom planejamento prévio antes do inicio de suas atividades e manter sempre
    revisado e atualizado durante a execução das mesmas, afinal, o planejamento deve se adequar
    ao perfil do aluno que será aplicado.
    O professor deve desenvolver um planejamento com eficiência, eficácia e efetividade.

    Turma:
    Josiane, Marcos Mazetti, Marcio Iavorski, Giulio Bordin

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  8. O professor do século XXI enfrenta vários desafios, desde a necessidade de permanente capacitação, até as inúmeras competições que o sistema impõe, ou seja, está sempre disputando a atenção e o interesse dos alunos em confronto com os aparelhos de celulares, com a Internet, com o tablet, com as exigências do mercado de trabalho, com a droga, com o desemprego, com os problemas econômicos e familiares, além de outros.
    Com isso, entendo que o Professor do Século XXI deve saber utulizar as novas tecnologias a seu favor, deve levá-las para dentro da sala de aula, mas de forma otimizada. Criar, em conjunto com os alunos, mecanismos de utilização dos aparelhos, da Internet, das redes sociais, etc., para que eles lhe sejam um efetivo instrumento didático-pedagógico.
    É possível, sim, repensar a ação pedagógica de planejamento bimestral e de avaliação. É preciso prever e disponibilizar tempo para isso.

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    1. O texto acima foi elaborado pela Professora Laura Jesus de Moura e Costa - Espanhol - CELEM.

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