Professores da Educação Profissional do Colégio Zardo!
Nas noites de 20 e 21 de novembro, das 18h30 às 22h30 realizaremos o evento "Formação em Ação" aos professores que atuam no Ensino Técnico de nossa escola.
Os professores das áreas técnicas e das disciplinas da base nacional comum devem participar.
O "Formação em Ação" é uma atividade que faz parte das políticas de formação continuada da SEED e valem pontos para avanço.
Por isso, esteja atento no momento de assinar a lista de presença.
O "Formação em Ação" é uma atividade que faz parte das políticas de formação continuada da SEED e valem pontos para avanço.
Por isso, esteja atento no momento de assinar a lista de presença.
Nosso objetivo é fomentar as discussões em torno do ensino técnico e para isso, forma definidos dois eixos de discussão:
1º Eixo - Legislação básica que norteia os procedimentos escolares (20) e Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano escolar (21).
2º Eixo - Troca de ideias sobre o Simpósio ocorrido em Foz do Iguaçu (Coordenadores e Professores) (20 e 21) e Definição de Estratégias e Ações para o ano de 2013 (21).
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Para as duas noites de formação, o registro no Livro de Registro de Classe deve ser o seguinte:
20 e 21 de novembro
Campo Frequência: Traçar.
Campo Conteúdo: Formação em Ação, de acordo com Delib. Nº 02/02.
(Realizar complementação, caso essas duas noites interferirem no total de aulas anuais)
Para as duas noites de formação, o registro no Livro de Registro de Classe deve ser o seguinte:
20 e 21 de novembro
Campo Frequência: Traçar.
Campo Conteúdo: Formação em Ação, de acordo com Delib. Nº 02/02.
(Realizar complementação, caso essas duas noites interferirem no total de aulas anuais)
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Nos dias 20 e 21 os alunos serão dispensados de suas atividades.
Como os professores das disciplinas da base nacional comum terão o "Formação em Ação" somente dia 21, quem tem aula neste dia (manhã / tarde) não precisa comparecer.
No entanto, quem possui aula no dia 20, durante o dia, deve comparecer.
E obviamente, comparecer as duas noites no evento.
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A seguir, alguns documentos norteadores do conjunto de ações que se estabelecem na escola.
Leia atentamente o resumo, acesse a legislação na íntegra e, em forma de comentário, escreva dúvidas e questionamentos sobre o assunto.
Pelas dúvidas será feita a discussão no dia 20 de novembro.
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AVALIAÇÃO
DELIBERAÇÃO N.o 007/99 – Define as normas Gerais para Avaliação do Aproveitamento Escolar, Recuperação de Estudos e Promoção de Alunos, do Sistema Estadual de Ensino, em Nível do Ensino Fundamental e Médio.
A avaliação deve ser entendida como um dos aspectos do ensino pelo qual o professor estuda e interpreta os dados da aprendizagem e de seu próprio trabalho, com as finalidades de acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem dos alunos, bem como diagnosticar seus resultados e atribuir-lhes valor.
A recuperação de estudos é direito dos alunos, independentemente do nível de apropriação dos conhecimentos básicos, dar-se-á de forma permanente e concomitante ao processo ensino e aprendizagem e será organizada com atividades significativas, por meio de procedimentos didático-metodológicos diversificados.
Acesse a Deliberação na íntegra:
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ESTÁGIO
DELIBERAÇÃO N.o 02/09 – Estabelece as normas para a organização e a realização de Estágio obrigatório e não obrigatório na Educação Superior, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Especialização Técnica de Nível Médio, no Curso de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores, no Ensino Médio, nas Séries Finais do Ensino Fundamental, inclusive nas modalidades Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial.
Estágio é ato educativo escolar orientado e supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação profissional etc.
O estágio, obrigatório e o não obrigatório assumido pela instituição de ensino, deverá estar previsto no Projeto Político Pedagógico e o desenvolvimento do estágio deverá estar descrito no Plano de Estágio
Acesse a Deliberação na íntegra:
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LICENÇA GESTAÇÃO
LEI No 6.202, DE 17 DE ABRIL DE 1975 - Atribui à estudante em estado de gestação o regime de exercícios domiciliares.
A partir do oitavo mês de gestação e durante três meses a estudante em estado de gravidez ficará assistida pelo regime de exercícios domiciliares instituído pelo Decreto-lei número 1.044, 21 de outubro de 1969.
Acesse a Lei na íntegra:
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LIVRO DE REGISTRO DE CLASSE
INSTRUÇÃO n o 07/10-SEED/DAE/CDE - Estabelece as normas para preenchimento do Livro Registro de Classe na Rede Estadual de Ensino.
Obrigatoriedade do uso do livro Registro de Classe como forma oficial e Única para o registro da frequência, do aproveitamento e dos conteúdos ministrados na Rede Estadual de Ensino.
Necessidade de padronizar os procedimentos do preenchimento do livro Registro de Classe e desautorizar quaisquer outros meios de registro e de controle não oficiais.
Acesse a Instrução na íntegra:
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ATIVIDADES DOCENTES
DELIBERAÇÃO N.° 002/02 - Inclui, no período letivo, os dias destinados a atividade pedagógica.
Considera-se efetivo trabalho escolar a ação organizada, racional, planejada e histórica, que busca sua eficácia no desenvolvimento do educando como pessoa, cidadão e trabalhador. Faz parte do efetivo trabalho escolar o conjunto de atividades organizadas
http://celepar7cta.pr.gov.br/seed/deliberacoes.nsf/7b2a997ca37239c3032569ed005fb978/4f92cce4f4a2531003256c1d0049bba4/$FILE/_h8himoqb2clp631u6dsg30chd68o30cg_.pdf
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ATIVIDADES DOCENTES
DELIBERAÇÃO N.° 002/02 - Inclui, no período letivo, os dias destinados a atividade pedagógica.
Considera-se efetivo trabalho escolar a ação organizada, racional, planejada e histórica, que busca sua eficácia no desenvolvimento do educando como pessoa, cidadão e trabalhador. Faz parte do efetivo trabalho escolar o conjunto de atividades organizadas
http://celepar7cta.pr.gov.br/seed/deliberacoes.nsf/7b2a997ca37239c3032569ed005fb978/4f92cce4f4a2531003256c1d0049bba4/$FILE/_h8himoqb2clp631u6dsg30chd68o30cg_.pdf
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PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
INSTRUÇÃO Nº 007 / 2010 - SUED/SEED - Instrui sobre a concepção, legalidade, elaboração e elementos do Projeto PolíticoPedagógico, Proposta Pedagógica Curricular e Plano de Trabalho Docente.
O Projeto Político-Pedagógico expressa a autonomia e a identidade do estabelecimento de ensino sendo esta amparada pelas legislações vigentes, pelas necessidades históricas da escola pública e pelos direitos garantidos constitucionalmente a toda população.
Acesse a Instrução na íntegra:
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REGIMENTO ESCOLAR
DELIBERAÇÃO N.o 016/99 – Define a organização, elaboração e regulamentação do Regimento Escolar.
A organização administrativa, didática e disciplinar dos estabelecimentos do Sistema Estadual de Ensino do Paraná será regulada pelos respectivos regimentos escolares, observados os princípios constitucionais, a legislação geral e as normas específicas, particularmente as fixadas nesta Deliberação.
A elaboração do regimento escolar, por expressar a organização da forma jurídica e político-pedagógica da unidade escolar, é atribuição específica de cada estabelecimento de ensino, vedada a elaboração de regimento único para um conjunto de estabelecimentos.
Acesse a Deliberação na íntegra:
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REGULAMENTOS
Organização e definição das regras que norteiam o uso dos Laboratórios de Informática e Meio Ambiente, Biblioteca e Sala Multimídia.
Em 2011, a propósito da reelaboração do PPP de nossa escola, foram organizados os Regulamentos de uso dos Laboratórios de Informática, do Laboratório de Meio Ambiente, da Biblioteca e da Sala Multimídia.
São instrumentos importantes para o bom uso de espaços coletivos, visto que regulamento é o conjunto de regras que normatiza os procedimentos.
São instrumentos importantes para o bom uso de espaços coletivos, visto que regulamento é o conjunto de regras que normatiza os procedimentos.
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LABORATÓRIOS
Ofício Circular no 08/2010 - DET/SEED - orienta sobre os procedimentos para os Estabelecimentos de Ensino com Cursos Profissionalizantes contemplados para receber os equipamentos para Laboratórios Básicos do Ministério da Educação e Cultura (Biologia, Eletrônica, Física, Informática, Matemática e Química)
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BIBLIOTECA
LEI No 12.244 DE 24 DE MAIO DE 2010 - Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País.
Considera-se biblioteca escolar a coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura.
Será obrigatório um acervo de livros na biblioteca de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado, cabendo ao respectivo sistema de ensino determinar a ampliação deste acervo conforme sua realidade, bem como divulgar orientações de guarda, preservação, organização e funcionamento das bibliotecas escolares.
Acesse a Lei na íntegra:
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QUESTIONAMENTOS
1. Após ler a breve descrição dos assuntos, escreva as dúvidas e questionamentos em forma de comentários.
2. Quais são os problemas mais evidentes em nossas turmas de Educação Profissional (de modo geal e em nossa escola)?
3. Qual a relação da sua disciplina com o mundo do trabalho vinculado ao curso técnico em que você atua?
3. Qual a relação da sua disciplina com o mundo do trabalho vinculado ao curso técnico em que você atua?
REGIMENTO ESCOLAR
ResponderExcluirVerificamos que o regimento escolar do Col Est. Francisco Zardo encontra-se elaborado de acordo com o conselho estadual de educação, seguindo todas as deliberações e formatações. Porém em relação ao artigo 9 da deliberaçao 016/99, que trata da organização didática verificamos que os critérios de organização curricular encontram-se em alguns casos obsoletos. Um exemplo onde isso ocorre é no curso de administração subsequente onde existe a disciplina OSM, que não faz mais parte das organizações empresariais. Outro caso seria estatística aplicada, onde o mesmo conteúdo para o curso de Administração deve ser dado em 6 meses e no curso de Meio Ambiente em 1 ano. Em relação a possíveis modificações na grade de curso, o curso de informática integrado seria muito interessante se a língua inglesa fosse ofertada também no quarto ano, pois nos 3 primeiros anos temos o conteúdo equivalente ao ensino médio regular e no quarto ano poderia ser dedicado exclusivamente tecnico, visto a extrema importância da língua inglesa na informática. Em relaçao a carga horária na disciplina de física no curso de meio ambiente integrado, atualmente temos 2 anos dessa disciplina apenas, sendo que o conteúdo é o equivalente aos 3 anos de ensino médio, levando a uma necessidade de resumir os conteúdos.
Em relação ao estágio, verificamos que é obrigatório para o curso de meio ambiente, porém em relação aos outros cursos existe a demanda, mas sem obrigação curricular. Seria interessante que o estágio se tornasse obrigatório para todos os cursos técnicos, de forma adequada mesmo para aqueles que já estão trabalhando, como ocorre no curso de Meio Ambiente.
Grupo 6- Prof Marcia, Carmen, Vilmar e Elias.
Comentário sobre a Licença Gestação:
ResponderExcluirPara uma melhor qualidade de ensino da aluna gestante, é necessário que a Secretaria de Educação forneça um atendimento pedagógico a fim de sanar as dificuldades referentes aos conteúdos propostos nas avaliações encaminhadas pelo corpo docente. Sendo assim, para que se faça um diagnóstico mais coerente da aprendizagem da aluna gestante é necessário um acompanhamento domiciliar efetivo. Marion, Rogério, Tatiana, Célia, Joceli e Michele.
Referente ao livro de Registro de Classe, a pergunta número um: o questionamento seria o porquê da Secretaria da escola, não anotar nos livros, se o alunos é remanejado, transferido, etc..., como solicitado no texto lido, já que os mesmos ficam no escaninho da escola. E que seja feita uma reunião para repassar a norma de preenchimento do livro segundo a SEED e as regras da escola. Quanto a questão dois: o principal motivo seria o pouco conhecimento dos alunos da realidade do que irão estudar (trabalhar), o melhor seria que repassassem o que cada curso estuda e sua área de trabalho, em forma de uma reunião, anterior ao dia da matricula, com coordenador do curso e os alunos, repassando aos mesmos as informações do que se trata cada curso, pois assim os alunos teriam uma ideia real do curso que irão cursar.
ResponderExcluirAline, Dirlene e Rosalia Antunes
Já referente as disciplinas trabalhadas, em Português e em Química, referente ao Português: o aluno necessita de uma linguagem adequada para sua comunicação tanto oral como escrita no desempenho profissional. Já em Química os conhecimentos básicos irão auxilia-lo na realização ou compreensão das tarefas profissionais.
ResponderExcluirAline, Dirlene, Rosalia Antunes
Comentário Laboratório de Informática:
ResponderExcluirExiste um laboratarista que segue um horário conforme a grade curricular, para atendimento das disciplinas técnicas. Contudo, seria bastante relevante estender a presença do laboratarista para as disciplinas da base comum. Marion, Rogério, Tatiana, Célia, Joceli e Michele.
Comentário da Biblioteca:
ResponderExcluirO espaço é inadequado pelo seu tamanho, para as práticas de leitura e estudo. Assim, se apresenta como um ambiente não muito claro, devido ao mobiliário. A poluição visual também acaba tornando o ambiente "cansativo". A sala de fotocopiadora dividindo o mesmo espaço com a biblioteca, passa a se tornar um problema ocasionado pelo tumulto gerado. Marion, Rogério, Tatiana, Célia, Joceli e Michele.
Equipe 1 - AVALIAÇÃO
ResponderExcluirComponentes:
Alberto
Angélica
Claudia
Soraia
Vagna
QUESTIONAMENTOS
1. Após ler a breve descrição dos assuntos, escreva as dúvidas e questionamentos em forma de comentários.
Está regimentada pela mantenedora e contemplado no PPP e no Regimento Escolar, uma vez que o mesmo passa pela plenária docentes, discentes e a comunidade, havendo um consenso sobre o processo de avaliação e recuperação. Nos docentes dos cursos técnicos adaptamos para a realidade na qual estamos inseridos afim de contemplar o processo de ensino-aprendizagem, numa visão de co-responsabilidade.
2. Quais são os problemas mais evidentes em nossas turmas de Educação Profissional (de modo geal e em nossa escola)?
a- Falta de apropriação dos conteúdos básicos.
b- Problemas pessoais interferindo no processo avaliativo, há alunos que trabalham até mais tarde.
c- Falta de continuidade no acompanhamento das aulas.
d- Falta tempo hábil para nívelar o conhecimento da turma, afim de garantir uma aprendizagem significativa (existe a efetividade do conteúdo, nosso intuíto é que seja ainda mais aprimorado).
3. Qual a relação da sua disciplina com o mundo do trabalho vinculado ao curso técnico em que você atua?
a- Muitos concursos públicos utilizam o conteúdo trabalhado em sala de aula.
b- É a base que desenvolve o conhecimento, permitindo a junção teoria-prática possibilitando colocar em prática como por exemplo, em estudos de solos, análise de água, gráficos matemáticos de leitura, comparações químicas, leitura e interpretação de imagens de satélite, programas de gerenciamento de resíduos entre outras, programas de tecnologias aplicadas no cotidiano do curso.
Problemas e considerações
ResponderExcluir- Alguns dos problemas levantados são direcionados a falta de locais e ofertas de estágios aos alunos do curso técnico das Escolas Públicas, cuja problemática desmotiva e desvaloriza os mesmos, os cursos e muitas vezes contribui negativamente para o "aprendizado" dos alunos;
- A falta de incentivo governamental para proporcionar parcerias que facilitem a colocação de alunos em diversas áreas de estágios;
- Os alunos do curso técnico diurno não compreendem a importância da realização dos estágios, e ainda, não diferem entre “visitas técnicas, estágios e passeios”, e no noturno, a grande maioria dos alunos trabalha muitas horas diárias e com isso, não se dispõe a participar de estágios, cuja função não agrega remuneração.
- As ofertas limitadas de estágios aos alunos de escolas públicas, por parte do meio empresarial é fator que contribui negativamente para a motivação dos alunos e conclusão dos estágios, sendo que se percebe uma maior valorização de alunos de instituições de nível superior e ou privada.
- Para o curso de Informática, especificamente, a prática torna-se essencial em função da complexidade dos conteúdos e da própria função de técnico, considerando ainda, que o curso de informática necessita ter a prática permanente para testar e produzir as atividades.
- As deficiências de conteúdos básicos como leitura, interpretação, regras matemáticas e formulação de textos são problemas enfrentados em disciplinas como matemáticas, e citados por todos os professores dos cursos de informática, Administração e Meio Ambiente como base para todas as disciplinas.
Os alunos devem, a partir do momento que estão estudando e vinculados a uma instituição de ensino, dedicar-se ao estudo, e compreender que estudar não é apenas na escola, e sim, a aquisição de conteúdo vai muito além da sala de aula, exige tempo, dedicação, pesquisa, leitura e compreensão de textos, conteúdos e atividades relacionadas aos cursos estudados. A necessidade de aprender desenvolve-se com o interesse que se expressa com o tempo e com a vontade de aprender a profissão em estudo, e o professor é um auxiliador na busca pelo conhecimento. Especificamente quanto aos cursos técnicos, os alunos devem ser preparados para o mundo do trabalho, entretanto esta preparação deve ser respeitosa, conjugada e valorizada, no sentido de criar profissionais, que sejam capacitados, dinâmicos, críticos e com perspectivas de progresso profissional.
Professores
- Ataide Prestes de Oliveira Junior
- Diego Lopes da Cruz
- Elza Masami Yoshihara
- Euclides Müller
- Gilmara Raquel Trombetta
Comentário sobre a importância da disciplina para o mercado de trabalho:
ResponderExcluirPara que o aluno tenha uma adequação das disciplinas no decorrer do curso é necessário que o mesmo tenha um conhecimento da base comum, para que consiga desenvolver projetos e programas voltados ao mercado de trabalho e ainda, que seja possível uma compreensão das disciplinas técnicas. Para efetivar o trabalho com as disciplinas do núcleo comum, os professores precisam ter uma visão do curso como um todo. Marion, Rogério, Tatiana, Célia, Joceli e Michele.
Biblioteca: A biblioteca é importante em toda escola, isto não se discute. Porém algumas dificuldades são apontadas pelos professores quanto a uma avaliação satisfatória sobre o assunto. Por exemplo: Biblioteca é lugar de pesquisa e o acervo deverá suprir as necessidades do aluno como reza a lei e conter coleção de livros, no mínimo um livro para cada aluno matriculado, materiais videográficos e documentos para pesquisa. Neste sentido, o professor deverá ter acesso e tempo para pesquisar na biblioteca da escola qual é o acervo disponível para que ele possa propor ao aluno que pesquise os assuntos pertinentes à sua matéria e que o aluno realmente encontre esses assuntos na biblioteca da sua escola. E ainda. Neste preciso momento, nós, que estamos avaliando este item, não temos convicção do acervo disponível pertinente para mantermos uma conexão da nossa matéria( inglês, arte,biologia) com os cursos técnicos. Além disso, o acervo disponível deverá estar atualizado( haja visto a reforma recente ortográfica?)
ResponderExcluirTemos a impressão(em comum acordo) que o aluno prefere pesquisar na internet, na sua casa , a pesquisar na biblioteca. Alguns chegam ao cúmulo de dizer que estão “sem internet” e portanto não podem fazer a pesquisa.
Poderíamos pensar também no espaço da biblioteca não só como de pesquisa, mas de leitura. O problema é que o professor não pode usar a biblioteca como espaço de leitura porque a biblioteca da nossa escola é pequena e não teria condições de acomodar uma turma de 40 alunos . O aluno, muitas vezes não tem o costume de vir pra biblioteca para fazer uma leitura científica . O relato da professora VERA de biologia, deixa claro que quando propôs este tipo de atividade para os alunos (e eles estavam num número reduzido) a aula foi muito proveitosa, diferente e o que chamou a atenção foi o envolvimento na atividade de pesquisa direcionada por ela: os computadores foram ocupados cada 2 alunos, eles poderiam conversar, trocar idéias e foi muito bom. Tudo o que foi relatado como experiência com alunos do ensino médio, pode perfeitamente ser direcionado para o aluno do ensino técnico, se for o caso.
Quanto aos problemas mais evidentes nas turmas de educação profissional, com relação à biblioteca e pesquisa, percebemos e reiteramos que: Devemos saber do acervo pertinente ao ensino técnico , mas o aluno precisa saber pesquisar pelo menos em duas ou três fontes, o que muitas vezes não acontece.
Vera, Marilise, Ana Lúcia e Karina
Projeto Político Pedagógico Escolar
ResponderExcluirO PPP é confeccionado pelos segmentos escolares com diagnósticos (identificação, princípios didáticos pedagógicos e planejamentos/ações da escola) seguindo as leis e regulamentos do Governo Estadual e Federal, após editado será enviado a Secretaria de Educação onde será aprovado ou não, retornando a escola para os ajustes para posterior legitimidade.
O Plano do Trabalho Docente segundo o PPP é a expressão da Proposta Pedagógica Curricular contemplando o conteúdo selecionado com metodologias diversificadas em consonância com a avaliação do estabelecimento de ensino.
Com relação ao PPP constamos que os indivíduos que estão postando as leis ou regulamentos estão pouco envolvidos com a Educação acarretando numa aprendizagem deficitária, pois a base de 1ª a 4ª série apresenta problemas com relação a leitura, interpretação e raciocínio lógico/abstrato sem acompanhamento familiar não existe aproveitamento escolar então o professor terá que adaptar e ter muita flexibilidade nos seus conteúdos no seu conhecimento seja no uso dos seus materiais tecnológicos entre outros.
Se os indivíduos não conhecerem a informática estarão fora do mercado de trabalho, mas não é só isso é saber como utilizá-la em qualquer momento que precise no seu ambiente diário (Formação Profissional Consciente).
Josiane, Jorge, Marcos, Ed. Fisica
LABORATÓRIOS
ResponderExcluirOfício Circular no 08/2010 - DET/SEED - orienta sobre os procedimentos para os Estabelecimentos de Ensino com Cursos Profissionalizantes contemplados para receber os equipamentos para Laboratórios Básicos do Ministério da Educação e Cultura (Biologia, Eletrônica, Física, Informática, Matemática e Química)
1. Após ler a breve descrição dos assuntos, escreva as dúvidas e questionamentos em forma de comentários.
a.- Um dos problemas sérios referente ao uso dos laboratórios nos cursos técnicos é a falta de profissionais de laboratórios em certas áreas, principalmente na área de biologia e física.
b.- Existem equipamentos suficientes em certas áreas, como física e biologia, mas os professores dessas disciplinas não pode utilizar os ambiente pela falta de técnicos responsáveis pelos laboratórios.
c.- Essas exigências não serão exequíveis caso não sejam dispensadas verbas adequadas para o funcionamento efetivo, eficiente e seguro dos tais laboratórios.
d.- A escola entende que os requisitos acima são fundamentais para uma correta compreensão e fixação os conteúdos teóricos ministrados em sala de aula e, por isso, considera que essas demandas são essenciais para a compreensão de mundo e desenvolvimento e habilidades práticas, nas diversas, áreas.
2. Quais são os problemas mais evidentes em nossas turmas de Educação Profissional (de modo geral e em nossa escola)?
a.- Parte significativa dos alunos que ingressam nos cursos técnicos integrados não possuem vocação e maturidade para acompanhar o desenvolvimento do curso. Portanto, isso gera frustração por parte do corpo docente e afasta-se do objetivo da formação profissional. Não se observa assim motivação da parte dos educandos em se aprofundar nos estudos e questionamentos indispensáveis para o bom desempenho profissional.
b.- A realidade dos cursos técnicos subsequentes é bem diferente pelo fato dos matriculados terem maior maturidade, motivação e empenho nas atividades propostas ao longo das várias etapas dos cursos. Apesar de ainda não compreendermos claramente as razões pela desistência de certo número de alunos.
3. Qual a relação da sua disciplina com o mundo do trabalho vinculado ao curso técnico em que você atua?
a.- História – Busca descrever os fatos históricos ao longo do tempo e como eles influenciaram na construção da história.Sendo assim ,os alunos dos cursos técnicos tem um suporte de conhecimento inserido com sua realidade. Prof. Ítalo Petronzelli.
b.- Filosofia/Sociologia/Fundamentos do Trabalho – A filosofia e a sociologia desempenham um papel preponderante na compreensão dos problemas do mundo do trabalho e sua relação com os cursos técnicos. A duas disciplinas ministradas, contemplam as áreas de epistemologia, ética, filosofia da ciência, sociologia ambiental, fundamentos do trabalho e assuntos correlatos. A contextualização é importante na compreensão dos fatores presentes nas áreas técnicas, pois introduzem a visão humanista que não se deve perder de vista nos cursos profissionalizantes. Portanto, num mundo onde a tecnologia caminha a passos rápidos, a filosofia e a sociologia permitem uma reflexão e um devido exame das exigências do mundo contemporâneo, desenvolvimentos de competências e visão de caminhos inovadores, soluções para inúmeros problemas e criação de novos paradigmas. Prof. Marcos Gomes.
c.- Filosofia – Preocupa-se com o desenvolvimento do juízo crítico e salto além dos limites propostos para a reflexão engessada. Quer assim dotar os alunos da ousadia de pensar além dos conceitos-padrões sem se submeter a parâmetros impostos.. Entender ainda que qualquer um pode estabelecer linguagem própria e acessível para alcançar desempenho profissional eficiente e saudável. Prof. José Melquíades Ursi.
d.- Geografia – Geografia Ambiental – G.R.N. e Educação Ambiental – Descrever os problemas atuais relacionados aos impactos ambientais causados pela sociedade capitalista consumista atual. A busca de soluções práticas para um mundo mais sustentável e justo para a civilização atual e as próximas gerações. Prof. Claudio José Budel.