terça-feira, 23 de maio de 2017

PLANEJAMENTO 24/05/2017

PLANO DO TRABALHO DOCENTE (PTD)
  O PTD é documento elaborado pelo professor, no qual planeja e organiza como será trabalhado os conteúdos dispostos no Planejamento à luz do Projeto Político Pedagógico, com a  intenção de diagnosticar a realidade.
   Sendo assim, pode-se dizer que o PTD é específico para cada turma em que atua.
  Com o objetivo de aprimorar o conhecimento por meio dos conteúdos e desenvolver a aprendizagem dos estudantes faz –se necessário refletir alguns aspectos.

Favor responder as questões abaixo, nos comentários, separadamente.

1) REFERÊNCIA:

Quais os parâmetros que tenho para planejar minhas aulas?

2) OBJETIVOS

Que estratégias, foram realizadas para que os objetivos fossem atingidos?

3) ORGANIZAÇÃO

Qual a percepção da relação do PTD com a organização pedagógica e administrativa do Colégio?


4) CONTRATOS /ACORDOS

Para desenvolver o processo ensino aprendizagem estabelecemos critérios. Como estes são propostos e cumpridos junto à turma, à Equipe Pedagógica e Direção.

5) COMPROMETIMENTO

Que contribuições exercemos, enquanto comunidade escolar, para promovermos o bom funcionamento do colégio?

5 comentários:

  1. 1 - O conteúdo dado nas séries anteriores juntamente com o conhecimento adquirido e os PCNs e DCEs.

    2 - Com base no Plano de Trabalho Docente realizado em momento oportuno ofertado pela mantenedora no início e no meio, ou seja, durante o ano letivo reunindo-se por áreas do conhecimento.

    3 - Conforme organizamos o PTD registramos os meios didáticos necessários para o andamento das aulas.

    4 - A fim do bom andamento do processo ensino-aprendizagem expomos critérios elaborados em conjunto com o corpo da escola às turmas partindo da participação democrática dos alunos.

    5 - A realização das atividades com comprometimento e responsabilidade/assiduidade.

    Angélica (Matemática)
    Ariane (Educação Física)
    Evelyn (Língua Portuguesa)
    Márcia (Matemática)
    Rogério (Ciências e Química)
    Silvana (Matemática)

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  2. 1- Toda aprendizagem está amparada em aprendizagens anteriores. Recordar assuntos, conceitos e operações já aprendidas facilita novas aprendizagens e permite aplicar o conhecido a novas situações. Estamos também amparados nas DCES e PCNS como norteadores de nossos parâmetros .

    2- Os objetivos da educação são sempre de longo prazo, portanto nos reunimos em diversos períodos do ano letivo para analise de nossas metas visando o aprendizado de nossos alunos.

    3- Com auxílio permanente da equipe pedagógica adequamos nossas práticas didáticas para utilidade docente e eficácia para que os alunos aprendam.

    4- Sempre favoráveis a uma gestão democrática e com um trabalho em equipe abrilhantamos com nossos alunos o processo de ensino aprendizagem amparados pela Direção e Equipe Pedagógica.

    5- Estamos sempre a disposição da escola no sentido de educar e servir o Estado de uma maneira ampla e eficaz buscando o bem da comunidade escolar.




    Daniel Vinicius – Filosofia
    Marcos Gomes Filosofia
    Claudio – Geografia
    Ana- Artes
    Ítalo – História
    Marelise - Artes

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  3. 1) REFERÊNCIA:

    Quais os parâmetros que tenho para planejar minhas aulas?
    A Diretriz Curricular Estadual (DCE), elaborada a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e amparada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) com seus devidos focos teóricos são os documentos que corroboram para o planejamento das aulas. Para o caso da Língua Portuguesa, os referenciais teóricos são sociointeracionistas, tendo em Jean Piaget e Lev Vygotsky a base desta teoria, além dos princípios da dialética de Mikhail Bakhtin. É sabido e conhecido, porém, que além destes documentos, o Projeto Político Pedagógico (PPP) também precisa ser utilizado para a elaboração do Plano de Trabalho Docente (PTD), considerando-se as especificidades da comunidade local. No entanto, o PPP constantemente é desconsiderado. Creio que haja necessidade de divulgação mais ampla deste documento, tal como sua disponibilização em meios eletrônicos.

    2) OBJETIVOS

    Que estratégias, foram realizadas para que os objetivos fossem atingidos?
    O estudo da Língua Portuguesa parte de três eixos principais: a)leitura: são estudados textos de gêneros variados propostos pelo livro didático e aulas de literatura à escolha do aluno; b)escrita: são propostas produções de textos em consonância com os textos estudados em leitura; c)oralidade: são promovidas as participações orais em sala acerca dos temas tratados.
    3) ORGANIZAÇÃO

    Qual a percepção da relação do PTD com a organização pedagógica e administrativa do Colégio?
    Conforme apontado na questão 1, o Projeto Político Pedagógico – retrato da organização pedagógica e administrativa do Colégio – acaba sendo colocado em segundo plano no PTD. Isto pode ocasionar discrepâncias entre este documento e aquele.

    4) CONTRATOS /ACORDOS

    Para desenvolver o processo ensino aprendizagem estabelecemos critérios. Como estes são propostos e cumpridos junto à turma, à Equipe Pedagógica e Direção.
    Estes critérios são importantes e necessários para o bom funcionamento da escola. É natural que deixem de ser observados, mas é fundamental que os mesmos sejam retomados constantemente em reuniões ou por documentos escritos. Sugere-se que haja vigilância constante e os envolvidos que não se comprometem sejam chamados para prestar esclarecimentos.


    5) COMPROMETIMENTO

    Que contribuições exercemos, enquanto comunidade escolar, para promovermos o bom funcionamento do colégio?
    Quem faz parte desta comunidade escolar, precisa compreender que a escola tem um propósito e, para que haja sucesso nesta empreitada, o propósito pessoal tem que estar em consonância com o coletivo. Creio que grande parte do grupo se identifica com as propostas sugeridas pelo coletivo escolar. É necessário, no entanto, que esta minoria que não comunga dos ideais da comunidade sejam convencidos a aderir e abraçar a causa do Colégio Zardo, ou sejam gentilmente convidados a procurar comunidades nas quais se sintam à vontade para desempenhar sua função.

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  4. 1- Os parâmetros que usamos para planejar nossas aulas tem base nos PCNs e DCEs, e nas reflexões realizadas ao longo das aulas, a partir de avaliações dos resultados obtidos.
    2- As estratégias usadas estão de acordo com a realidade de cada turma. Em primeiro lugar o PTD não é único para as mesmas séries, pois além de cada turma apresentar diferenças de aprendizagem ainda se faz preciso observar individualmente cada aluno que apresenta diferentes formas de absorver o conhecimento.
    3- O PTD precisa caminhar de acordo com as orientações da equipe pedagógica e também conta com a supervisão e avaliação da mesma a fim de que os planos não fiquem apenas no papel como uma ideologia, mas aconteça e permita o desenvolvimento e protagonismo dos alunos.
    4- Os critérios para o ensino aprendizagem são estabelecidos a partir das necessidades do coletivo, sendo que, a participação de cada uma das partes do processo é fundamental para um resultado satisfatório: professores trabalhando em parceria e sintonia junto à direção e equipe pedagógica cumprindo suas responsabilidades e objetivos; os critérios estabelecidos aos alunos envolvem o comprometimento com os estudos e regras da escola.
    5- Para promovermos o bom andamento das atividades pedagógicas da escola todo o colegiado deve trabalhar em parceria, com comprometimento e cumprindo individualmente seu papel no processo ensino aprendizagem.
    Carmen Cínthia, Ana Lucia Theriba, Dalila Ferreira de Jesus Santos.

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  5. 1) REFERÊNCIA:

    Quais os parâmetros que tenho para planejar minhas aulas?
    Para realizar o planejamento das aulas utilizo as Diretrizes Curriculares e os Parâmetros Curriculares,bem como o livro didático proposto para a disciplina procurando embasar e atender a legislação vigente.

    2) OBJETIVOS

    Que estratégias, foram realizadas para que os objetivos fossem atingidos?
    Para se atingir os objetivos pretendidos busca-se metodologias estratégias diferenciadas buscando atender as especificidades das turmas atendidas.
    3) ORGANIZAÇÃO

    Qual a percepção da relação do PTD com a organização pedagógica e administrativa do Colégio?
    A organização e o suporte pedagógico que administração do Colégio nos dá é de fundamental importância para que o trabalho da disciplina se efetive.

    4) CONTRATOS /ACORDOS

    Para desenvolver o processo ensino aprendizagem estabelecemos critérios. Como estes são propostos e cumpridos junto à turma, à Equipe Pedagógica e Direção.
    Os acordos e critérios são definidos no início do bimestre e na medida do desenrolar do processo podem ser discutidos coletivamente para atender a demanda e as especificidades de cada turma.
    5) COMPROMETIMENTO

    Que contribuições exercemos, enquanto comunidade escolar, para promovermos o bom funcionamento do colégio?
    Para que o processo ensino-aprendizagem se estabeleça de forma efetiva é preciso que o trabalho seja desenvolvido em forma de parceria, onde cada um de nós tenha consciência de seu papel enquanto agente do processo que faz parte do bom funcionamento do colégio.
    Liliane - História

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