PLANEJAMENTO 24/05/2017
PLANO
DO TRABALHO DOCENTE (PTD)
O
PTD é documento elaborado pelo
professor, no qual planeja e organiza
como será trabalhado os conteúdos dispostos no Planejamento à luz do Projeto
Político Pedagógico, com a intenção de
diagnosticar a realidade.
Sendo assim, pode-se dizer que o PTD é
específico para cada turma em que atua.
Com
o objetivo de aprimorar o conhecimento por meio dos conteúdos e desenvolver a
aprendizagem dos estudantes faz –se necessário refletir alguns aspectos.
1) REFERÊNCIA:
Quais os parâmetros que tenho para planejar minhas aulas?
2) OBJETIVOS
Que estratégias, foram realizadas para que os objetivos fossem atingidos?
3) ORGANIZAÇÃO
Qual a percepção da relação do PTD com a organização pedagógica e administrativa do Colégio?
4) CONTRATOS /ACORDOS
Para desenvolver o processo ensino aprendizagem estabelecemos critérios. Como estes são propostos e cumpridos junto à turma, à Equipe Pedagógica e Direção.
5) COMPROMETIMENTO
Que contribuições exercemos, enquanto comunidade escolar, para promovermos o bom funcionamento do colégio?
1 - O conteúdo dado nas séries anteriores juntamente com o conhecimento adquirido e os PCNs e DCEs.
ResponderExcluir2 - Com base no Plano de Trabalho Docente realizado em momento oportuno ofertado pela mantenedora no início e no meio, ou seja, durante o ano letivo reunindo-se por áreas do conhecimento.
3 - Conforme organizamos o PTD registramos os meios didáticos necessários para o andamento das aulas.
4 - A fim do bom andamento do processo ensino-aprendizagem expomos critérios elaborados em conjunto com o corpo da escola às turmas partindo da participação democrática dos alunos.
5 - A realização das atividades com comprometimento e responsabilidade/assiduidade.
Angélica (Matemática)
Ariane (Educação Física)
Evelyn (Língua Portuguesa)
Márcia (Matemática)
Rogério (Ciências e Química)
Silvana (Matemática)
1- Toda aprendizagem está amparada em aprendizagens anteriores. Recordar assuntos, conceitos e operações já aprendidas facilita novas aprendizagens e permite aplicar o conhecido a novas situações. Estamos também amparados nas DCES e PCNS como norteadores de nossos parâmetros .
ResponderExcluir2- Os objetivos da educação são sempre de longo prazo, portanto nos reunimos em diversos períodos do ano letivo para analise de nossas metas visando o aprendizado de nossos alunos.
3- Com auxílio permanente da equipe pedagógica adequamos nossas práticas didáticas para utilidade docente e eficácia para que os alunos aprendam.
4- Sempre favoráveis a uma gestão democrática e com um trabalho em equipe abrilhantamos com nossos alunos o processo de ensino aprendizagem amparados pela Direção e Equipe Pedagógica.
5- Estamos sempre a disposição da escola no sentido de educar e servir o Estado de uma maneira ampla e eficaz buscando o bem da comunidade escolar.
Daniel Vinicius – Filosofia
Marcos Gomes Filosofia
Claudio – Geografia
Ana- Artes
Ítalo – História
Marelise - Artes
1) REFERÊNCIA:
ResponderExcluirQuais os parâmetros que tenho para planejar minhas aulas?
A Diretriz Curricular Estadual (DCE), elaborada a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e amparada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) com seus devidos focos teóricos são os documentos que corroboram para o planejamento das aulas. Para o caso da Língua Portuguesa, os referenciais teóricos são sociointeracionistas, tendo em Jean Piaget e Lev Vygotsky a base desta teoria, além dos princípios da dialética de Mikhail Bakhtin. É sabido e conhecido, porém, que além destes documentos, o Projeto Político Pedagógico (PPP) também precisa ser utilizado para a elaboração do Plano de Trabalho Docente (PTD), considerando-se as especificidades da comunidade local. No entanto, o PPP constantemente é desconsiderado. Creio que haja necessidade de divulgação mais ampla deste documento, tal como sua disponibilização em meios eletrônicos.
2) OBJETIVOS
Que estratégias, foram realizadas para que os objetivos fossem atingidos?
O estudo da Língua Portuguesa parte de três eixos principais: a)leitura: são estudados textos de gêneros variados propostos pelo livro didático e aulas de literatura à escolha do aluno; b)escrita: são propostas produções de textos em consonância com os textos estudados em leitura; c)oralidade: são promovidas as participações orais em sala acerca dos temas tratados.
3) ORGANIZAÇÃO
Qual a percepção da relação do PTD com a organização pedagógica e administrativa do Colégio?
Conforme apontado na questão 1, o Projeto Político Pedagógico – retrato da organização pedagógica e administrativa do Colégio – acaba sendo colocado em segundo plano no PTD. Isto pode ocasionar discrepâncias entre este documento e aquele.
4) CONTRATOS /ACORDOS
Para desenvolver o processo ensino aprendizagem estabelecemos critérios. Como estes são propostos e cumpridos junto à turma, à Equipe Pedagógica e Direção.
Estes critérios são importantes e necessários para o bom funcionamento da escola. É natural que deixem de ser observados, mas é fundamental que os mesmos sejam retomados constantemente em reuniões ou por documentos escritos. Sugere-se que haja vigilância constante e os envolvidos que não se comprometem sejam chamados para prestar esclarecimentos.
5) COMPROMETIMENTO
Que contribuições exercemos, enquanto comunidade escolar, para promovermos o bom funcionamento do colégio?
Quem faz parte desta comunidade escolar, precisa compreender que a escola tem um propósito e, para que haja sucesso nesta empreitada, o propósito pessoal tem que estar em consonância com o coletivo. Creio que grande parte do grupo se identifica com as propostas sugeridas pelo coletivo escolar. É necessário, no entanto, que esta minoria que não comunga dos ideais da comunidade sejam convencidos a aderir e abraçar a causa do Colégio Zardo, ou sejam gentilmente convidados a procurar comunidades nas quais se sintam à vontade para desempenhar sua função.
1- Os parâmetros que usamos para planejar nossas aulas tem base nos PCNs e DCEs, e nas reflexões realizadas ao longo das aulas, a partir de avaliações dos resultados obtidos.
ResponderExcluir2- As estratégias usadas estão de acordo com a realidade de cada turma. Em primeiro lugar o PTD não é único para as mesmas séries, pois além de cada turma apresentar diferenças de aprendizagem ainda se faz preciso observar individualmente cada aluno que apresenta diferentes formas de absorver o conhecimento.
3- O PTD precisa caminhar de acordo com as orientações da equipe pedagógica e também conta com a supervisão e avaliação da mesma a fim de que os planos não fiquem apenas no papel como uma ideologia, mas aconteça e permita o desenvolvimento e protagonismo dos alunos.
4- Os critérios para o ensino aprendizagem são estabelecidos a partir das necessidades do coletivo, sendo que, a participação de cada uma das partes do processo é fundamental para um resultado satisfatório: professores trabalhando em parceria e sintonia junto à direção e equipe pedagógica cumprindo suas responsabilidades e objetivos; os critérios estabelecidos aos alunos envolvem o comprometimento com os estudos e regras da escola.
5- Para promovermos o bom andamento das atividades pedagógicas da escola todo o colegiado deve trabalhar em parceria, com comprometimento e cumprindo individualmente seu papel no processo ensino aprendizagem.
Carmen Cínthia, Ana Lucia Theriba, Dalila Ferreira de Jesus Santos.
ResponderExcluir1) REFERÊNCIA:
Quais os parâmetros que tenho para planejar minhas aulas?
Para realizar o planejamento das aulas utilizo as Diretrizes Curriculares e os Parâmetros Curriculares,bem como o livro didático proposto para a disciplina procurando embasar e atender a legislação vigente.
2) OBJETIVOS
Que estratégias, foram realizadas para que os objetivos fossem atingidos?
Para se atingir os objetivos pretendidos busca-se metodologias estratégias diferenciadas buscando atender as especificidades das turmas atendidas.
3) ORGANIZAÇÃO
Qual a percepção da relação do PTD com a organização pedagógica e administrativa do Colégio?
A organização e o suporte pedagógico que administração do Colégio nos dá é de fundamental importância para que o trabalho da disciplina se efetive.
4) CONTRATOS /ACORDOS
Para desenvolver o processo ensino aprendizagem estabelecemos critérios. Como estes são propostos e cumpridos junto à turma, à Equipe Pedagógica e Direção.
Os acordos e critérios são definidos no início do bimestre e na medida do desenrolar do processo podem ser discutidos coletivamente para atender a demanda e as especificidades de cada turma.
5) COMPROMETIMENTO
Que contribuições exercemos, enquanto comunidade escolar, para promovermos o bom funcionamento do colégio?
Para que o processo ensino-aprendizagem se estabeleça de forma efetiva é preciso que o trabalho seja desenvolvido em forma de parceria, onde cada um de nós tenha consciência de seu papel enquanto agente do processo que faz parte do bom funcionamento do colégio.
Liliane - História