AGENTES
EDUCACIONAIS 1 E 2
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SEMANA
PEDAGÓGICA – 1º SEMESTRE
15
e 16 de Fevereiro de 2018
Temas
propostos:
“decorrem
da avaliação realizada na Semana Pedagógica de julho de 2017, em
que os profissionais indicaram os seus interesses de aprofundamento.
(...) os estudos desta semana estão pautados nas relações que se
estabelecem na escola, tanto entre escola e família, quanto nas
relações necessárias ao processo ensino-aprendizagem, no sentido
de repensar metodologias que melhor atendam o contexto atual dos
estudantes, estendendo-se às relações que visam à efetivação do
trabalho coletivo escolar.”
Objetivo:
“reconhecer
o direito de todos à participação e pensar formas mais horizontais
de relacionamento na escola.”
MANHÃ
– 16/02 (sexta-feira)
Temática:
“Resíduos sólidos e logística reversa” e “Trabalho Coletivo
na escola”.
Objetivos:
-
Orientar os profissionais da educação sobre o descarte de resíduos sólidos e a logística reversa das embalagens em geral e restos de gêneros alimentícios produzidos na escola.
-
Promover a reflexão, junto aos profissionais da escola, sobre a importância do trabalho coletivo, com vistas à participação, em seu sentido pleno, atuação consciente nas ações e decisões escolares.
ATIVIDADE
1
Conceito
sobre resíduos sólidos - PEAE (Programa Estadual de Alimentação
Escolar)
Passo
a passo:
-
Mediador – leitura do texto Resíduos Sólidos (ANEXO 01);
-
Assistir ao vídeo sobre o Procedimento Operacional Padronizado (POP 006) - Manejo de Resíduos (VÍDEO 01);
-
Debate com os agentes educacionais, através das questões norteadoras:
Questão
1: Quais são os resíduos produzidos/gerados no processo de
manipulação de alimentos e no ambiente escolar?
Questão
2: Como podemos melhorar o processo de separação ou reutilização
dos resíduos sólidos no ambiente escolar?
ATIVIDADE
2
Lei
Complementar no 12.305/2010 A Lei nº 12.305/2010
“Política
Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina que fabricantes,
importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e o poder
público possuem responsabilidade compartilhada pelos resíduos
resultantes do pós-consumo dos produtos.”
Passo
a passo:
-
Mediador: fazer a leitura do texto Logística Reversa (ANEXO 02), indicando a importância da manipulação correta dos resíduos sólido;
-
Após, forme grupos para a realização da atividade (ANEXO 03) e converse sobre como a escola pode se organizar para realizar o gerenciamento de resíduos no ambiente escolar.
ATIVIDADE
3
“O
trabalho coletivo na escola”
Passo
a passo:
-
Utilizar os slides em anexo (ANEXO 04), que trazem ideias sobre a temática;
-
Vídeo: “Presto” - é um renomado mágico, famoso por suas apresentações cheias de classe e mistério - para ser utilizado no momento de sensibilização dos participantes para os estudos.
TARDE
– 16/02 (sexta-feira)
ATIVIDADE
4
Entraves
para o Trabalho Coletivo
Passo
a passo:
-
Em pequenos grupos, os participantes realizarão estudos acerca de situações que se configuram entraves para a efetivação do Trabalho Coletivo escolar.
-
Distribuir as fichas entre os pequenos grupos para sistematização desses estudos.
-
Escolher um coordenador, por grupo, que será responsável pela condução das discussões, assim como pelo registro das questões.
ATIVIDADE
5
Estudos
de Caso referentes ao Trabalho Coletivo (ANEXO 06).
ATIVIDADE
6
Reunião
de todos os participantes para apresentação e discussão coletiva
sobre os entraves e possíveis superações em relação ao trabalho
coletivo na escola.
Bom
trabalho!!!
Equipe
Pedagógica 2018.
16/02/18 - Atividade 1: Marion, Tatiana, Everson, Rogério, Lislaine. Questão 1: Quais são os resíduos produzidos/gerados no processo de manipulação de alimentos e no ambiente escolar? Resíduos orgânicos: casca de legumes, folhas e restos de comida (agricultura familiar) e demais resíduos como papel, plástico, latas de alumínio, etc.
ResponderExcluirQuestão 2: Como podemos melhorar o processo de separação ou reutilização dos resíduos sólidos no ambiente escolar? fazendo um trabalho de conscientização da comunidade escolar para a correta separação do lixo com utilização de recipientes adequados. Ressaltamos que este trabalho já está sendo realizado com os alunos do curso de técnico de Meio Ambiente.
GRUPO 3:
ResponderExcluirObservações gerais:
A pesquisa como ferramenta principal no processo de conhecimento;
O aluno como protagonista no processo de conhecimento;
A pesquisa deve ser em torno de uma questão e não de um assunto ou tema;
É preciso que seja possibilitada o confronto de opiniões, de interpretações, de recortes históricos-sociais.
Exemplo:
Questão: os elementos fundamentais para a solidificação da discriminação racial no Brasil.
1) O modelo de escravidão adotado pelo Brasil.
2) Os interesses da elite dominante.
3) A abolição.
4) As relações de trabalho contemporâneas (capitalismo).
Observação final: o aluno como sujeito da construção da História.
Professores: Íris, Ítalo, Lisandra, Vladimir.