terça-feira, 3 de abril de 2012

SÍNTESE DA 1ª REUNIÃO PEDAGÓGICA

Em nosso primeiro encontro pedagógico definimos atividades referentes a questões levantadas na Semana Pedagógica de fevereiro.
Foi o momento de refletir o processo de ensino aprendizagem ocorrido em fevereiro e março.
Também para repensar nossa prática e fortalecer os combinados e encaminhamentos.

A Diretora Naterci fez a abertura, dando as boas vindas e agradecendo o empenho de todos para fazer uma escola melhor.


Ressaltou a importância da Equipe Pedagógica como articuladora de todo o trabalho da escola. Reafirmou que os profissionais do Colégio Zardo devem cumprir sua função pedagógica a contento, visando a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.



As pedagogas Dilene e Simone apresentaram a mensagem "Pipoca" evidenciando a importância da trasnformação e da mudança. Relacionaram a pipoca ao momento de Páscoa, refletindo sobre o papel transformados de cada profissional de nossa escola.



A pedagoga Michele apresentou a função do pedagogo escolar. Mostrou o Plano de Ação da Equipe Pedagógica 2012, explicando quais são as ações de alçada do pedagogo.



O pedagogo Alex entao, iniciou o trabalho explicando a dinâmica Painel Integrado e solicitando que a leitura prévia fosse utilizando para realizar a tarefa.




Todos os professores foram orientados a escreverem em seus Cadernos de Memórias o Mapa Mental do temas abordados até agora. Após, alguns professores socializaram suas produções.




A Pedagoga Simone se responsabilizou em constituir os grupos de trabalho. Para isso, ofereceu um doce com embalagens de cores diferentes. Os grupos se formaram por cores iguais.





Após construído, em grupos, os docentes reuniram-se para reler e escrever uma questão sobre um dos três temas apresentados: Ensino, Aprendizagem e Atribuições docentes. O material de apoio, como já informado, foi a Agenda do Professor.

As questões foram respondidas e socializadas no coletivo.

ENSINO
1. Como aplicar as tecnologias digitais, na metodologia do ensino, sem a formação prática do professor?
2. Qual a importância da elaboração do Plano de Trabalho Docente?

APRENDIZAGEM
3. Como a prática do professor atinge o educando? Até onde o professor interfere nas questões de indisciplina do aluno?
4. O que pode ser feito aos alunos com déficit de aprendizagem que não têm vontade de aprender e vêm para a escola obrigados pela instituição e / ou pelos pais?

ATRIBUIÇÕES DOCENTES
5. Por que o docente não consegue cumprir todas as suas atribuições?
6. É possível cumprir as atribuições docentes no Colégio Zardo? Por que?

Ao final, a Pedagoga Cris apresentou algumas questões da rotina da sala de aula ou de orientação da equipe pedagógica que devem ser melhoradas na rotina escolar (que divulgaremos na próxima postagem).



Nenhum comentário:

Postar um comentário