domingo, 28 de junho de 2015

AVALIAÇÃO EM GEOGRAFIA

A avaliação é parte do processo de ensino-aprendizagem e, por isso, deve servir não apenas para acompanhar a aprendizagem do aluno, mas também o trabalho pedagógico do professor.
Ela não serve apenas para definir uma nota ou estabelecer um conceito, mas deve priorizar a qualidade e o processo de aprendizagem, ou seja, o desempenho do aluno ao longo do ano letivo.
De acordo com a (LDBEN) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a avaliação é formativa e por isso deve ser diagnóstica e continuada, pois aponta as dificuldades ao longo do processo, possibilitando assim a intervenção pedagógica de acordo com os resultados que vão se apresentando.
O professor deve usar instrumentos de avaliação que contemplem várias formas de expressão dos alunos, como: leitura e interpretação de textos, produção de textos, interpretação de fotos, imagens, músicas, gráficos, tabelas e mapas, apresentação de seminários, construção e análise de maquetes, entre outros.
Os principais critérios a serem observados na avaliação são a formação dos conceitos geográficos básicos e o entendimento das relações sócio-espaciais.
O professor deve observar, então, se os alunos compreendem e utilizam os conceitos geográficos e as relações espaço-tempo e sociedade no sentido de formar um cidadão que conheça os diferentes fenômenos geográficos e o relacionamento homem natureza na aldeia global.

Sistema de Avaliação:
  • 60% Prova Escrita;
  • 20% Trabalho Bimestral;
  • 20% Atividades extras em sala.
Após as avaliações ocorre uma retomada de conteúdos com o intuito de possibilitar à assimilação e aprendizagem de conteúdos, por meio de uma avaliação escrita.

(Proposta Pedagógica Curricular - Colégio Zardo. 2012)

DIRETRIZ ESTADUAL










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QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS

1 - Para que serve a Avaliação na sua disciplina?

2 - O que precisa melhorar nos aspectos avaliativos de sua disciplina?

5 comentários:

  1. 1.Serve para acompanhar intensamente o processo de ensino aprendizagem, verificar continuamente, através da avaliação diagnóstica, observações de atividades, exercícios de sondagem, situações problemas, se os objetivos da disciplina estão sendo alcançados; serve para alinhavar os objetivos do planejamento da disciplina, enriquecer os conhecimentos do educando e provocar neles o senso crítico.

    2. Falta realizar melhorar com eles a retomada após as avaliações. Procurar sempre dar clareza aos enunciados. Vincular os conteúdos e a avaliação a possíveis realidades do educando, ou seja, contextualizar sempre a avaliação. A avaliação diagnóstica será sempre importante, bem a criação de situações problemas. Isso porque as vezes nos apegamos apenas à prova ou ao trabalho. Portanto temos que sempre ampliar nossa olhar sobre objetivos e formas de observação e avaliação. Prof. Euclides Müller

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  2. 1. Algo que devemos combater em nossa prática é a avaliação como forma de punição, pois conscientes ou não, acabamos por vezes realizando isso.

    Dentro da disciplina, procuro praticar o que Libâneo (2004) pontua:

    "a avaliação sempre deve ter caráter de diagnóstico e processual, pois ela precisa ajudar os professores a identificarem aspectos em que os alunos apresentam dificuldades. A partir daí, os professores poderão refletir sobre sua prática e buscar formas de solucionar problemas de aprendizagem ainda durante o processo e não apenas no final da unidade ou no final do ano."

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  3. 2 - Devido diversos fatores há dificuldade em retornar às dificuldades pontuais que forma diagnosticadas; algumas vezes é possível realizar o trabalho durante as aulas, mas nem sempre é possível. Fatores que não contribuem: turmas lotadas, tempo para desenvolver o que é proposto para o ano, por exemplo.

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  4. 1- Serve para diagnosticar o conhecimento adquirido durante o processo de aprendizagem do bimestre.
    A avaliação possui a função de verificar se os objetivos da disciplina estão sendo alcançados.
    A avaliação não deve ser visualizada através de notas, mas como um processo contínuo, processual do conhecimento.


    2 - Devido ao pequeno número de aulas semanais ( apenas duas ), não é possível fazer uma retomada integral dos conteúdos trabalhados durante o bimestre. Alguns fatores não contribuem para um processo de avaliação eficiente, tais como: excesso de aluno em sala, pouco interesse e falta de base na disciplina.

    Professores: Claudio Budel e
    Micheli Maria.

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  5. 1 - Além de avaliar o aluno, serve para verificar o desempenho do processo de aprendizagem no decorrer do ano letivo. Permitindo a retomada do processo de ensino. Verificar se compreendem e utilizam os conceitos geográficos no cotidiano.Esse conhecimento quando bem assimilado pelo aluno, transforma em um cidadão critico e participativo seja na escola ou na sociedade.

    2 - Talvez o trabalho de pesquisa bimestral, de todas as avaliações é a menos realizada pelos alunos.

    Professor: Dirlei

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