domingo, 28 de junho de 2015

AVALIAÇÃO EM HISTÓRIA

A avaliação deve privilegiar a articulação conteúdo/forma diagnostica, permanente, continua, além de cumulativa e qualitativa; verificar se o aluno estabelece relações entre os conteúdos selecionados, a sua realidade e a realidade dos outros homens.
A disciplina não deve ser visto por si só mas, no conjunto de todas as instâncias que compõem a escola, ou sejam: currículo, planejamento, metodologia, conteúdos, o aluno, o professor e a própria escola.
No processo de avaliação é importante considerar o conhecimento prévio, as hipóteses e os domínios dos alunos e relacioná-los com as mudanças que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem. O professor deve identificar a apreensão de conteúdos, noções, conceitos, procedimentos e atitudes como conquistas dos estudantes, comparando o antes, o durante e o depois.
Para fazermos um acompanhamento sistemático do desenvolvimento do aluno há necessidade de elaborarmos uma forma de registro que permita a visualização do processo de aprendizagem.
Cabe ao professor trabalhar os conteúdos, de um ponto de vista científico, reflexivo e crítico, levando o aluno a uma postura crítica
A nova concepção busca entender a História como um processo construído socialmente. Entendê-la, significa recuperar, captar a dinâmica de uma sociedade determinada no tempo e no espaço.
Ao trabalhar as diferentes formas de organização das sociedades em diferentes tempos e espaço, o professor possibilita ao aluno ampliar sua capacidade de elaboração ( associações, generalizações, analogias, sínteses, análises, reflexões) o que lhe permite compreender sua realidade social de forma cada vez mais crítica. Por isso, ao elaborar os instrumentos de avaliação deve-se ter cuidado para que os mesmos verifique de fato a qualidade da aprendizagem obtida pelo aluno, garantindo a relevância social do conhecimento trabalhado.
A avaliação posta dessa forma proporciona o valor (nota) uma nova dimensão no processo de ensino aprendizagem, pois ele apenas representa o julgamento realizado.
Para tanto serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação:
- Avaliação escrita, com questões dissertativas e objetivas;
- Trabalho de pesquisa orientada em equipe;
- Participação em debates;
- análise de documentos;
-construções de narrativas;
  • atividades diárias realizadas no caderno.

(Proposta Pedagógica Curricular - Colégio Zardo. 2012)

DIRETRIZ ESTADUAL











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QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS

1 - Para que serve a Avaliação na sua disciplina?

2 - O que precisa melhorar nos aspectos avaliativos de sua disciplina?

5 comentários:

  1. 1 - Para que serve a Avaliação na sua disciplina?
    A partir do processo de avaliação possibilita perceber os domínios dos alunos e relacioná-los com as mudanças que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem. Ela possibilita identificar a apreensão de conteúdos, noções, conceitos, procedimentos e atitudes como conquistas dos estudantes, comparando o antes, o durante e o depois.
    2 - O que precisa melhorar nos aspectos avaliativos de sua disciplina?
    Possibilitar aos alunos diversos tipos de instrumentos avaliativos. Além da avaliação escrita, com questões dissertativas e objetivas e trabalho de pesquisa orientada, avaliar a sua participação em debates; análise de documentos, construções de narrativas.
    Para que isso seja possível, faz-se necessário diminuir o peso da avaliação escrita, para possibilitar ampliar as formas avaliativas.
    Professora Joceli Arantes

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  2. 1. Para que serve a avaliação na sua disciplina?

    Como nosso objetivo principal é formar cidadãos conscientes, críticos e capazes de entender e posicionar-se perante o mundo e os obstáculos de maneira responsável e objetiva, penso que a avaliação deve servir para medir não só a apropriação dos conteúdos inerentes ao processo, contidos no plano da disciplina, mas principalmente verificar se a disciplina contribui realmente de alguma forma para desencadear ou estimular a transformação do aluno em sujeito da sua história pessoal e dos grupos sociais nos quais está inserido, conforme apregoamos no PPC da disciplina.


    2. O que precisa melhorar nos aspectos avaliativos de sua disciplina?

    Penso que além das formas já utilizadas no sistema de avaliação do colégio (avaliações escritas, atividades em sala e extra sala e trabalhos bimestrais), deveríamos valorizar mais as avaliações que envolvessem trabalhos em grupo, seminários, debates e sobretudo as avaliações orais. Lembrando que no caso das avaliações orais temos o limitador tempo e número de alunos por turma e no caso dos trabalhos em grupo temos o problema da falta de organização, de interesse, de articulação, leitura, retórica, etc dos alunos...todos problemas superáveis, no entanto.

    Prof. Damasceno

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  3. Primeiramente a Avaliação, tem como critério básico ver o rendimento do aluno(a), se ele se apropriou dos conteúdos ministrados e como ele relaciona as suas ideias e interpretações com o conteúdo.Procuro sempre uma forma eficaz de avaliação escrita,uma vez,que pode ocorrer que a avaliação pode não corresponder ao objetivo desejado. Por isso uma boa avaliação tem que levar ao aluno a raciocinar e expor de forma objetiva suas ideias e também de como ele captou o conteúdo.Uma constatação, não é bom, fazer prova depois de um período de 15 dias, de ministrado o conteúdo final. ( No caso, procuro fazer uma revisão Geral). Em relação a trabalhos, um é feito pelo aluno como pesquisa, dando um prazo de 15 a 21 dias para que ele faça o trabalho usando os recursos disponíveis. ( cito sempre uma referência bibliográfica da biblioteca da escola) e outros são feitos em sala de aula.( geralmente com auxílio do professor , livros de consultas ou mesmo texto para interpretações). Proº Italo

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  4. O que precisa melhorar nos aspectos avaliativos de sua disciplina?

    Como afirmei na primeira pergunta, é preciso sempre aperfeiçoar as avaliações escritas.Uma boa avaliação, é uma forma de incentivar o aluno e fazer ele perceber que ele aprende com a avaliação. em relação aos trabalhos procuro sempre elaborar conteúdos que seja de bom nível e que tenha uma visão critica com o conhecimento transmitido. Um exemplo: Com os alunos dos 3º anos, formulei um texto, sobre O Socialismo Científico de Marx. Os alunos gostaram de como o Marx aborda esse conteúdo, porque era um texto simples e bem específico.Acredito muito na premiação ao aluno nas atividades de trabalho. Temos bons resultados. Mas a questão que acho complicada é que muitas vezes é preciso fazer junto com eles em sala, uma vez que em casa não a recursos ou mesmo não sabem fazer. Por isso,a questão da avaliação é algo específico por turma. Numa turma pequena como os 2ºIINF e 4º INF é possível fazer trabalhos em equipes e ter apresentações em sala.Mas de um modo geral, os trabalhos muitas vezes não é levado a sério por alguns alunos(as), que nem sequer fazem !! Nesse caso, fica o desafio de incentivar e encontrar outros caminhos.

    Profº Italo

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  5. 1. Para que serve a avaliação na sua disciplina?

    A avaliação nunca pode ser vista com um fim em si mesma,mas deve ser vista como meio para sanar dificuldades de ensino aprendizagem, análises de aptidões e/ou interesses considerados desejáveis, tendo em vista os objetivos esperados.
    A avaliação permite a verificação não só dos conteúdos, conceitos e noções apropriados pelos alunos, bem como a visão que eles têm desses conteúdos contextualizando de forma crítica.
    2. O que precisa melhorar nos aspectos avaliativos de sua disciplina?

    As avaliações são escritas em grande parte do processo, ficando muitas vezes de lado os debates, seminários, apresentação oral de pesquisas, representação em forma de teatro, devido ao grande numero de alunos por turma, o não comprometimento dos educandos e a indisciplina. Apesar das dificuldades citadas, insisti e elaborei um trabalho de apresentações orais em grupo, causou certo transtorno, não atingiu a totalidade, mas alguns alunos mostraram interesse e apropriação do conteúdo. Nosso maior obstaculo está justamente em reverter essa situação.
    Seria interessante uma sala especifica para História, sala temática. Não precisaria ser para todas as aulas apenas para algumas, onde o aluno pudesse entrar em contato com materiais históricos, mapas, etc.
    Prof Jane

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