domingo, 28 de junho de 2015

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Maria Aparecida Betiatti Fenato
Silvia Alves dos Santos


A flexibilidade da LDBEN 9394/96, quando se fala em avaliação e prática pedagógica, é muito importante para que o professor possa se organizar de acordo com as condições de aprendizagem de seus alunos. Quanto à avaliação observa-se à preocupação e a ênfase nos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Indicando que a mesma deve ser contínua e cumulativa e que é obrigatório os estudos de recuperação, devendo acontecer paralelamente aos estudos. As avaliações contínuas, aquelas realizadas dentro das práticas educativas, com uma perspectiva dialética do processo educativo, com a intenção de conhecer o aprendizado do aluno sem a necessidade de provas finais, favorecendo informações no decorrer da prática, esse tipo de avaliação se faz presente principalmente para que se conclua e de novos rumos ao processo ensino aprendizagem.
Com o sentido diagnóstico, percebe-se a lacuna entre o saber que o educando recebe na escola com aquele que utiliza na vida, conhecimento esse que por muitas vezes parece não ir de encontro com as expectativas dos educandos, provocando um distanciamento entre a teoria e a prática, permite adequar as metodologias, define os procedimentos avaliativos. O controle apenas de resultados, sem controle de processos simplifica e reduz a natureza da atividade acadêmica. O controle, sem o apoio ou complementaridade de uma avaliação mais ampla, não produz consciência compromissada com a descoberta de caminhos que conduzam à melhoria da qualidade da educação (SOUZA, 1996, p.53).
Encontramos aí o papel do professor, que busca promover a articulação do conhecimento científico em um conjunto de relações sociais e produtivas, chegando a construção de ações transformadoras significativas para á prática social e profissional do educando. Por outro lado ainda encontramos avaliações que continuam tendo um caráter classificatório e não de diagnóstico, prevalecendo à quantidade medida em números, sobre a qualidade que deveria ser medida conforme os avanços de aprendizagem do educando. O conhecimento cumulativo, bem como, a avaliação cumulativa acontece no decorrer do período letivo. Parece fácil classificar através dos resultados finais, por outro lado utilizar métodos avaliativos que coleta dados de aprendizagem com intuito de investigar e intervir no processo para que o aluno adquira o ápice da aprendizagem, utilizando a avaliação como parâmetros na organização das ações metodológicas utilizadas em sua prática educativa tornam o caminho mais longo e mais difícil, porém cheio de significados, pois ser professor não é ser mero transmissor de informações é garantir adequadas condições de aprendizagem (VASCONCELLOS, 2005).
Para atingir o êxito da aprendizagem necessita-se de um planejamento onde a metodologia a ser utilizada aguce a curiosidade dos educandos levando-os a querer e a buscar o saber. O profissional da educação que não possua uma prática educativa que promova a interação, a participação, o envolvimento de todos ativamente acaba encontrando dificuldades em atingir seus objetivos e em manter uma organização de idéias e atitudes por parte de seus alunos. A avaliação é um dos pilares para a ordenação dessa aprendizagem. Quando atrelada ao currículo, como procedimento para alavancar o progresso do aluno, torna-se um sistema de informação para alunos e professores sobre o andamento do processo ensino-aprendizagem, sobre as dificuldades, falhas e necessidades de revisão. Dessa maneira, ela adquire um sentido comparativo do antes e do depois da ação do professor, da valorização dos avanços, perdendo o caráter de mero instrumento de seletividade.
Para tanto não podemos deixar de trabalhar com o coletivo com a necessidade da maioria e ao mesmo tempo, não deixando de olhar para as particularidades de cada um, mesmo que isso demande esforços demasiados de todos os envolvimentos no processo educativo, somente através de ações planejadas poderemos chegar aos objetivos esperados. A dinâmica nos mostra que os educadores e escola devem tomar decisões coletivas de superação das necessidades reais garantindo efetivamente uma educação que atenda a diversidade, cumprindo um papel organizacional, com ações qualitativas reduzindo a complexidade do processo.
A avaliação não pode ser tratada como ponto final pelo professor e sim como ponto de partida para o retomar das práticas educativas.

DIRETRIZ ESTADUAL









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QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS

1 - Para que serve a Avaliação na sua disciplina?

2 - O que precisa melhorar nos aspectos avaliativos de sua disciplina?





10 comentários:

  1. Everson Adelmo Pasquali16 de julho de 2015 às 09:34

    Na avaliação das disciplinas técnicas do curso de meio ambiente visamos analisar as estratégias utilizadas em sala, se surtiram o retorno necessário para o desenvolvimento das habilidades em nossos estudantes. Também para verificarmos onde não conseguimos atingir nossos objetivos referentes a determinado assunto trabalhado em sala. Trabalhamos com diversos instrumentos de avaliação os quais direcionam o estudante a buscar e ou retomar conceitos dos quais não foram atingidos no bimestre. Por isso a avaliação serve como um instrumento de verificação que nos auxilia na revisão de nossa metodologia. Cito o mesmo ponto falho da disciplina de biologia onde desenvolvemos conteúdos teóricos e ficamos devendo os práticos aos nossos alunos. Para tal faz-se necessário a implantação de aulas práticas conforme sugere a matriz curricular do curso. Mas temos a deficiência profissional para que este ponto seja suprido, ou seja, a presença de um técnico de laboratório ou um professor laboratorista.

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  2. A avaliação tem como finalidade de realizar uma verificação dos conteúdos abordados e trabalhados de acordo com o plano de ensino, possibilitando ao professor se realmente houve o aproveitamento e entendimento dos conteúdos trabalhados. Cabe observar que nos casos dos cursos técnicos, o mais adequado seria realizar avaliações práticas de acordo com os conceitos abordados na teoria, pois o PPP correlaciona a avaliação escrita como a mais notória.
    Nas disciplinas técnicas de informática, verifica-se uma defasagem e desatualização nas ementas da grade do curso. Isso se agrava devido ao avanço das tecnologias e a não constante atualização das mesmas, deixando muitas vezes professores e alunos aflitos e sem um real direcionamento, cabendo a cada professor fazer adaptações do que haja importante.
    A dificuldade vai se acentuando pois os laboratórios na grande maioria não são atualizados com as novas tendências tecnológicas e não tem recursos físicos para suportar. E para aulas práticas não há a preocupação de ser laboratorista para auxiliar outros professores, o que muitas vezes cabe a cada professor verificar e organizar o laboratório quando possível.

    Prof. Jorge

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    1. Boa noite Prof Jorge
      Concordamos que realmente há necessidade de uma avaliação constante dos planos para atender as inovações necessárias.
      Como sugestão da prática pedagógica em sua disciplina, pode ser feito uma avaliação prática como trabalho no valor de 2,0 pontos.
      Fabíola e Ivani

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  3. Ao avaliar alunos busca-se principalmente saber se o aluno esta acompanhando o conteúdo ministrado e verificar se o mesmo sabe colocar em prática esse conhecimento, pois normalmente a avaliação é composta por questões teóricas e práticas, através desta avaliação o professor pode então traçar se necessário uma nova metodologia de ensino que possa melhorar o aproveitamento desses alunos. Esse tipo de avaliação deve ocorrer durante o processo de aprendizagem e não se dar apenas em dia de avaliação bimestral.
    A melhoria do processo avaliativo pode ocorrer através de uma avaliação mais flexiva e contínua, sendo avaliada a progressão escolar do aluno em seu cotidiano através de aulas mais práticas.
    Prof.Josiane

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    1. Boa noite prof. Josiane
      Excelente sua colocação sobre rever a metodologia sempre e diariamente para enriquecer o processo de aprendizagem principalmente ampliando as aulas as ofertas de aulas práticas.
      Fabíola e Ivani

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  4. A avaliação serve para ter um feedback do aluno com relação aos conteúdos abordados, tanto teóricos quanto práticos. É uma forma do professor verificar se está conseguindo passar os temas de sua disciplina de maneira que possa ser compreendida e absorvida pelos alunos.
    Eu acredito que a melhor forma de melhorar as avaliações seria conseguir conciliar teoria com prática, ou seja, poder ver o resultado do que se aprendeu e como aplicar em sua área de atuação.

    Marcos Mazetti
    Informática

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    1. Boa noite, prof. Marcos
      As disciplinas que exigem teoria e prática, o ideal é que as avaliações sejam relacionadas de maneira a atender as duas, tendo-se assim um resultado satisfatório.
      Fabíola e Ivani

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  5. A avaliação é um instrumento muito importante e serve para verificar o que foi assimilado pelo aluno e se ele está evoluindo nos seus conhecimentos, bem como serve para o professor rever sua metodologia de ensino, caso necessário. Deve ser abordada de diferentes modos, e de maneira contínua.
    Como já citado anteriormente, seria importante conciliar a teoria com a prática, visto que as aulas práticas incrementar significativamente o aprendizado. E nem sempre, temos a possibilidade de realizá-las devido a a falta de um técnico habilitado para o auxilio das mesmas. Outro ponto a ser discutido, é a questão da recuperação paralela dos alunos com dificuldade, nem sempre consegue-se fazer de maneira eficaz devido a carga horária curta e salas muito cheias.

    Maira Fernanda e Isabel.

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  6. A avaliação é um instrumento de importância mutua, serve tanto ao professor quanto ao aluno. Através da avaliação, buscamos avaliar os alunos, mas também, aprimorar nossos métodos e nossa didática. Vivenciamos a passagem do século “XX” para o “XXI”, os métodos de ensino até então utilizados já não atendem mais as demandas da educação. Como cita Gadotti (2000) “Um novo mundo globalizado e informatizado se apresenta e com ele muitas áreas como a educação tem de rever conceitos, métodos e quebrar paradigmas para suprir as demandas do ensino”. Marcio Fabiano Iavorski

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  7. A avalição serve como um retorno do conteúdo administrado pelo professor, conteúdo esse que é passado em sala, nas aulas praticas, nos trabalhos, nas pesquisas e artigos que o aluno possa utilizar para o aprendizado. Hoje com novas tecnologias, todos querem aprender rápido o que há de mais moderno no mercado de trabalho. Mas muitas vezes nos deparamos é com a falta de comprometimento dos alunos, que faltam as aulas, não fazem trabalhos, não fazem pesquisas, não leem sobre os assuntos da aula, e muitas vezes não vão procurar nos livros da biblioteca, por considerarem estes ultrapassados. Entretanto este é o ponto inicial para o aprendizado, complementar ao que o professor passa em sala e acompanhando a evolução do conteúdo da disciplina e não o afrontar o professor sobre o conteúdo desatualizado. Porém quando estamos na sala de aula há muita conversa que na maioria das vezes não é sobre o assunto da aula, há pesquisa na internet, mas não é sobre o assunto da aula. Então temos a concorrência das redes sociais que está ali presente no computador ou no celular, que torna os assuntos mais interessantes do que a aula do professor. Mas o que todos deveriam acham incrível, é que nós professores conseguimos nos adaptarmos à melhor forma de passar os conteúdos. Avaliar o que o aluno aprendeu no decorrer do curso, de um jeito maleável ao seu conhecimento, o qual este demonstra nas aulas praticas e teóricas e ao mesmo tempo fazer uma auto avaliação sobre a forma como que passamos estes conteúdos.
    Edison Chiafitela Justino

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