Acompanham
as práticas de ensino e de aprendizagem da disciplina a reflexão
crítica dos debates, análises de textos ou filmes, a participação
nas pesquisas de campo ou na produção de textos que demonstrem a
capacidade de articular teoria e prática.
Podem
ser de várias formas, desde que os objetivos de apreensão,
compreensão, reflexão sobre os conceitos e teorias e a construção
do pensamento sociológico pelos alunos possam ser analisados.
Dito
de outro modo, a avaliação deve propiciar a verificação:
-
da apreensão de alguns conceitos básicos da ciência sociológica,
articulados com a prática social;
-
da capacidade de argumentação fundamentada teoricamente;
-
da clareza e coerência na exposição das idéias, sejam no texto
oral ou escrito.
-Deve
se propiciar a apreensão da reflexão sobre as ações individuais
de tal modo que percebam que as ações em sociedade são
interdependentes;
-Compreendam
como cultura e ideologias podem ser utilizadas como forma de
dominação na sociedade contemporânea;
-entendam
o consumismo como um dos produtos de uma cultura de massa, que está
relacionada que esta determinada sistema econômico, político e
social;
-Que
as desigualdades sociais são historicamente construídas, ou seja,
não são “naturais”, variam conforme a articulação e
organização das estruturas de apropriação econômica e de
dominação política e que as transformações nas relações de
trabalho são conseqüências do processo de globalização.
-analisem
criticamente os processos que estabelecem as relações de poder
presentes nas sociedades e que o desenvolvimento do Estado Moderno e
as contradições do processo de formação das instituições
políticas estão relacionados pelas ideologias em vários contextos
sociais.
-compreendam
que a conquista de direitos não é natural, mas resultado da luta
de diversos indivíduos ao longo do tempo e identifiquem grupos em
situações de vulnerabilidade em nossa sociedade pois não há
garantia dos direitos básicos, por isso, a necessidade dos diversos
movimentos sociais.
(Proposta Pedagógica Curricular - Colégio Zardo. 2012)
DIRETRIZ ESTADUAL
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QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS
1 - Para que serve a Avaliação na sua disciplina?
2 - O que precisa melhorar nos aspectos avaliativos de sua disciplina?
1. Na disciplina de sociologia existe uma preocupação com o aspecto formativo da avaliação, buscando “desnaturalizar” conceitos, práticas e saberes. Faz-se necessário desenvolver o senso crítico do aluno, pois a apropriação do conhecimento sociológico é fundamental para compreender os processos de transformação e funcionamento da sociedade contemporânea.
ResponderExcluir2. De modo geral, a avaliação tende a ser processual, contínua e diagnóstica. No que tange o aspecto processual, ao utilizar como instrumento de avaliação provas com questões objetivas e discursivas, verifica-se que os alunos apresentam dificuldade em expor de forma escrita os conceitos sociológicos, sendo este um fator preocupante para a disciplina, pois é importante que o aluno aproprie-se do conhecimento sociológico e consiga desenvolver uma argumentação dissertativa. Nesse sentido, faz-se necessário realizar mais atividades e exercícios para aprimorar a argumentação e a dissertação.
Na disciplina de Sociologia, a avaliação tem como objetivo perceber o entendimento dos conceitos sociológicos por parte do aluno, e a apropriação dos mesmos para a realização de uma análise crítica dos fenômenos da sociedade. A avaliação se faz necessária para que o professor perceba se o aluno analisa a sociedade através de outra perspectiva, que não o senso-comum, uma perspectiva crítica e sociológica. Assim sendo, a avaliação desta disciplina deve ser contínua e diversificada. É possível avaliar a apreensão dos conceitos e perspectivas sociológicas, através de textos, debates, a relação feita com vídeos, charges, notícias. Restringir à avaliação às provas, dificulta o trabalho do professor, e diminui as possibilidades de expressão dos alunos.
ResponderExcluirProfº Danilo Borges da Silva.
ResponderExcluirO processo de avaliação, dentro do processo de ensino-aprendizagem, no atual modelo educacional, tem como pressuposto, demonstrar, de maneira estatística, o desempenho geral bem como o individual dos alunos, numa lógica meritocrata. Este instrumento, atualmente, na minha concepção, só tem servido para que os alunos tenham metas impostas, por uma estrutura institucional, que visa somente à transposição de etapas programáticas. Essas transposições, na maior parte das situações, dentro do atual contexto educacional, não contempla a realidade na qual os discentes estão inseridos. A maior problemática que surge é, com determinados padrões avaliativos, institucionalizados e impostos dentro do processo de ensino-aprendizagem, torna-se inviável dar um outro sentido para a ação avaliativa, ou seja, com o atual padrão, o processo de avaliação acaba não transmitindo significado algum, tanto para docentes e principalmente para os discentes.
De maneira geral, acredito que isso é um grande problema para as disciplinas do eixo humanístico, como no caso da Sociologia. A atual conjuntura institucional da educação não estimula uma transposição deste paradigma. Um exemplo, percebo que somente o professor tem o respaldo de avaliador, descartando a figura do aluno como auto-avaliador do processo de ensino-aprendizagem. Uma grande mudança por começar seria estimular uma mutualidade avaliativa, aonde todos têm o papel de avaliadores do processo educacional. Sendo assim, a avaliação seria continua e de caráter processual, na qual se tem como objetivo a transformação da realidade histórica. Em outras palavras, os alunos iriam perceber mais o significado da educação bem como iriam perceber que são agentes históricos e políticos inseridos dentro de um contexto social dialético. Pois um ponto que vale ressaltar é que os atuais modelos programáticos de avaliação são instrumentos opressores dentro da conjuntura educacional, tirando o caráter transformador que a educação tem como ideia central. Torna-se necessário desenvolver reflexões aprofundadas a certa da temática para que a educação tenha sentido tanto para os docentes e especialmente para os discentes.