domingo, 28 de junho de 2015

AVALIAÇÃO EM SOCIOLOGIA

Acompanham as práticas de ensino e de aprendizagem da disciplina a reflexão crítica dos debates, análises de textos ou filmes, a participação nas pesquisas de campo ou na produção de textos que demonstrem a capacidade de articular teoria e prática.
Podem ser de várias formas, desde que os objetivos de apreensão, compreensão, reflexão sobre os conceitos e teorias e a construção do pensamento sociológico pelos alunos possam ser analisados.
Dito de outro modo, a avaliação deve propiciar a verificação:
- da apreensão de alguns conceitos básicos da ciência sociológica, articulados com a prática social;
- da capacidade de argumentação fundamentada teoricamente;
- da clareza e coerência na exposição das idéias, sejam no texto oral ou escrito.
-Deve se propiciar a apreensão da reflexão sobre as ações individuais de tal modo que percebam que as ações em sociedade são interdependentes;
-Compreendam como cultura e ideologias podem ser utilizadas como forma de dominação na sociedade contemporânea;
-entendam o consumismo como um dos produtos de uma cultura de massa, que está relacionada que esta determinada sistema econômico, político e social;
-Que as desigualdades sociais são historicamente construídas, ou seja, não são “naturais”, variam conforme a articulação e organização das estruturas de apropriação econômica e de dominação política e que as transformações nas relações de trabalho são conseqüências do processo de globalização.
-analisem criticamente os processos que estabelecem as relações de poder presentes nas sociedades e que o desenvolvimento do Estado Moderno e as contradições do processo de formação das instituições políticas estão relacionados pelas ideologias em vários contextos sociais.
-compreendam que a conquista de direitos não é natural, mas resultado da luta de diversos indivíduos ao longo do tempo e identifiquem grupos em situações de vulnerabilidade em nossa sociedade pois não há garantia dos direitos básicos, por isso, a necessidade dos diversos movimentos sociais.

(Proposta Pedagógica Curricular - Colégio Zardo. 2012)

DIRETRIZ ESTADUAL











________________________________

QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS

1 - Para que serve a Avaliação na sua disciplina?

2 - O que precisa melhorar nos aspectos avaliativos de sua disciplina?

3 comentários:

  1. 1. Na disciplina de sociologia existe uma preocupação com o aspecto formativo da avaliação, buscando “desnaturalizar” conceitos, práticas e saberes. Faz-se necessário desenvolver o senso crítico do aluno, pois a apropriação do conhecimento sociológico é fundamental para compreender os processos de transformação e funcionamento da sociedade contemporânea.
    2. De modo geral, a avaliação tende a ser processual, contínua e diagnóstica. No que tange o aspecto processual, ao utilizar como instrumento de avaliação provas com questões objetivas e discursivas, verifica-se que os alunos apresentam dificuldade em expor de forma escrita os conceitos sociológicos, sendo este um fator preocupante para a disciplina, pois é importante que o aluno aproprie-se do conhecimento sociológico e consiga desenvolver uma argumentação dissertativa. Nesse sentido, faz-se necessário realizar mais atividades e exercícios para aprimorar a argumentação e a dissertação.

    ResponderExcluir
  2. Na disciplina de Sociologia, a avaliação tem como objetivo perceber o entendimento dos conceitos sociológicos por parte do aluno, e a apropriação dos mesmos para a realização de uma análise crítica dos fenômenos da sociedade. A avaliação se faz necessária para que o professor perceba se o aluno analisa a sociedade através de outra perspectiva, que não o senso-comum, uma perspectiva crítica e sociológica. Assim sendo, a avaliação desta disciplina deve ser contínua e diversificada. É possível avaliar a apreensão dos conceitos e perspectivas sociológicas, através de textos, debates, a relação feita com vídeos, charges, notícias. Restringir à avaliação às provas, dificulta o trabalho do professor, e diminui as possibilidades de expressão dos alunos.

    ResponderExcluir
  3. Profº Danilo Borges da Silva.

    O processo de avaliação, dentro do processo de ensino-aprendizagem, no atual modelo educacional, tem como pressuposto, demonstrar, de maneira estatística, o desempenho geral bem como o individual dos alunos, numa lógica meritocrata. Este instrumento, atualmente, na minha concepção, só tem servido para que os alunos tenham metas impostas, por uma estrutura institucional, que visa somente à transposição de etapas programáticas. Essas transposições, na maior parte das situações, dentro do atual contexto educacional, não contempla a realidade na qual os discentes estão inseridos. A maior problemática que surge é, com determinados padrões avaliativos, institucionalizados e impostos dentro do processo de ensino-aprendizagem, torna-se inviável dar um outro sentido para a ação avaliativa, ou seja, com o atual padrão, o processo de avaliação acaba não transmitindo significado algum, tanto para docentes e principalmente para os discentes.
    De maneira geral, acredito que isso é um grande problema para as disciplinas do eixo humanístico, como no caso da Sociologia. A atual conjuntura institucional da educação não estimula uma transposição deste paradigma. Um exemplo, percebo que somente o professor tem o respaldo de avaliador, descartando a figura do aluno como auto-avaliador do processo de ensino-aprendizagem. Uma grande mudança por começar seria estimular uma mutualidade avaliativa, aonde todos têm o papel de avaliadores do processo educacional. Sendo assim, a avaliação seria continua e de caráter processual, na qual se tem como objetivo a transformação da realidade histórica. Em outras palavras, os alunos iriam perceber mais o significado da educação bem como iriam perceber que são agentes históricos e políticos inseridos dentro de um contexto social dialético. Pois um ponto que vale ressaltar é que os atuais modelos programáticos de avaliação são instrumentos opressores dentro da conjuntura educacional, tirando o caráter transformador que a educação tem como ideia central. Torna-se necessário desenvolver reflexões aprofundadas a certa da temática para que a educação tenha sentido tanto para os docentes e especialmente para os discentes.

    ResponderExcluir