A
avaliação vista como um instrumento diagnóstico em que não
somente o aluno é avaliado e sim também a prática pedagógica do
professor remete a pensar que a mesma não é somente um instrumento
classificatório, isto é, que serve somente para apontar se o aluno
foi ou não capaz de alcançar uma boa nota. E sim para diagnosticar
dificuldades que possam ser sanadas com a revisão da própria
metodologia do professor, buscando a retomada de conceitos e
conhecimentos produzidos em sala de aula.
A
prática de avaliação neste novo ponto de vista não pode ser
resumida a um tipo único de instrumento avaliativo. Assim a
avaliação é feita utilizando vários instrumentos como: trabalhos
de pesquisas, seminários, exercícios em sala de aula e prova
bimestral. A recuperação de conteúdos é realizada
concomitantemente a cada instrumento de avaliação aplicado, com
retomada de conteúdos e aplicação de um novo instrumento de
avaliação pertinente ao mesmo conteúdo tratado.
(Proposta Pedagógica Curricular - Colégio Zardo. 2012)
DIRETRIZ ESTADUAL
________________________________
QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS
1 - Para que serve a Avaliação na sua disciplina?
2 - O que precisa melhorar nos aspectos avaliativos de sua disciplina?
Avaliação na disciplina de Biologia serve para diagnosticar se aluno consegue usar seus conhecimentos teóricos na sua prática cotidiana. Em minhas avaliações já elaboro questões em que eles possam "linkar" teoria com a prática, mais sinto que eles possuem muita dificuldades de interpretação e raciocínio lógico e acabam apenas "decorando" para realizarem as avaliações.
ResponderExcluirProfessora Juliana
ResponderExcluirOlá professora Juliana
ExcluirEsse exercício - de insistir para que os alunos façam relações - é uma prática que será permanente.
Vivemos numa sociedade que não valoriza o pensar crítico. Por isso, a prática de colocar os alunos a pensar, refletir, relacionar... deve fazer parte da rotina pedagógica para auxiliar os alunos a desenvolverem essas habilidades.
Pedagogo Alex
A avaliação na disciplina de biologia serve para analisar se as estratégias utilizadas em sala surtiram o retorno necessário para o desenvolvimento das habilidades em nossos estudantes. Também para verificarmos onde não conseguimos atingir nossos objetivos referentes a determinado assunto trabalhado em sala. Trabalhamos com diversos instrumentos de avaliação os quais direcionam o estudante a buscar e ou retomar conceitos dos quais não foram atingidos no bimestre. Por isso a avaliação serve como um instrumento de verificação que nos auxilia na revisão de nossa metodologia.
ResponderExcluirAinda estamos distantes do conceito de qualidade, pois trabalhamos muito o formato teórico e pouco prático dos conteúdos. Para sanarmos essa deficiência faz-se necessário a introdução de aulas práticas, e ai aparece o nosso grande e sério problema, turmas grandes para um laboratório sem profissional de auxilio (técnico) ou mesmo de um professor laboratorista, responsável por organizar em conjunto com o docente as práticas de acordo com os conteúdos em ministrados em sala.
Profª Marion
ExcluirMesmo porque entrar em um laboratório sem um suporte de material e um profissional que auxilie o professor regente é o mesmo que entrar em sala de aula sem um plano de trabalho, ou seja, torna as aulas sem objetivo e com certeza sem avanço para o aluno.
Professor Everson
ExcluirBastante pertinente as ponderações sobre a análise da prática docente por meio das "respostas" dos alunos no processo de avaliação.
Certamente com as aulas práticas em Biologia isso se tornaria muito mais preciso e adequado. De qualquer forma, o resultado obtido pelos alunos na Avaliação tem a ver, também, com o resulta do ensino pelo professor.
Para isso, bem sabemos, desenvolver o interesse e procurar formas que atinjam a aprendizagem do aluno são objetivos que devem fazer parte da prática do professor.
A retomada de conceitos, a revisão, os links, as relações com a vida cotidiana colaboram muito para isso.
Pedagogo Alex
Profª Marion Ribeiro.
ResponderExcluirA disciplina de Biologia assim como das Ciências no ensino fundamental atendem as mesmas expectativas, a Biologia é vamos assim dizer uma versão mais “amadurecida”, mas o objetivo central é o desenvolvimento do pensamento científico assim a prática da avaliação tem também como objetivo direcionar o aluno e o professor no sentido de retomar conceitos necessários para dar continuidade aos conteúdos durante os bimestres, verificando e dando condições do aluno seguir nas séries subsequentes. A avaliação é um instrumento de verificação que auxilia e muito o professor no direcionamento de suas aulas bem como na revisão de sua metodologia quando necessário. Acredito que a verificação de conceitos construídos em aulas práticas de laboratório é fundamental tanto em Ciências como em Biologia, além disso, aulas práticas desenvolvem a autonomia do aluno na própria construção do seu conhecimento, considerando também que seria mais uma opção de instrumento de avaliação e meios do professor avaliar habilidades que avaliações tais como desenvolvimento de exercícios e provas não consegue verificar. Automaticamente a avaliação verificaria de forma mais eficaz o aprendizado do aluno e a metodologia do professor, valorizando realmente o conhecimento prévio e o construído pelo aluno durante as aulas, ou seja, o quanto o aluno avançou com as aulas.
Professora Marion
ExcluirRedirecionar a prática docente por meio da Avaliação é um objetivo fundamental. Até porque o ensino deve estar atrelado diretamente à aprendizagem. Ensinar Biologia, por si só, não garante aprendizagem. Mas esse esforço feito pelo professor, de ensinar, revisar, retomar... contribui, e muito, para o objetivo central da Avaliação em Biologia que é o desenvolvimento do pensamento científico.
Pedagogo Alex
A avaliação é um instrumento muito importante e serve para verificar o que foi assimilado pelo aluno e se ele está evoluindo nos seus conhecimentos, bem como serve para o professor rever sua metodologia de ensino, caso necessário. Deve ser abordada de diferentes modos, e de maneira contínua.
ExcluirComo já citado anteriormente, seria importante conciliar a teoria com a prática, visto que as aulas práticas incrementar significativamente o aprendizado. E nem sempre, temos a possibilidade de realizá-las devido a a falta de um técnico habilitado para o auxilio das mesmas. Outro ponto a ser discutido, é a questão da recuperação paralela dos alunos com dificuldade, nem sempre consegue-se fazer de maneira eficaz devido a carga horária curta e salas muito cheias.
Isabel
Professora Isabel
ExcluirOs dois objetivos da avaliação que você aponta - verificar aprendizagem do aluno e revisão de metodologia do professor - são fundamentais que estejam bem claros para que a mesma se concretize de forma justa.
Seja como for, é por meio da avaliação que fica decidido a aprovação ou reprovação do aluno. E se houver todo encaminhamento teremos certeza da decisão tomada.
Pedagogo Alex
A Avaliação tem como objetivo, em um primeiro momento, perceber a aprendizagem dos alunos em relação aos conteúdos trabalhados e posteriormente, de acordo com seu resultado a retomada de estratégias para o desenvolvimento daqueles em que a turma apresentou maior dificuldades e que precisam ser sanadas.
ResponderExcluirEm relação à segunda questão não vejo nem um aspecto que necessite ser mudado, pois fala em várias práticas, retomada de conteúdos e revisão de metodologias.
Concordo com meus colegas sobre a importância de estarmos sempre ligando os conteúdos ao dia a dia do aluno, fazendo-o perceber que os conhecimentos científicos trabalhados estão ocorrendo a sua volta e interagindo em sua vida. Em relação ao laboratório acredito que estamos sentindo esta frustração, por que sabemos o quanto os conteúdos de Biologia seriam enriquecidos e como os alunos se motivariam com essa prática.
ResponderExcluirProfessora Andreia
ExcluirA avaliação escolar propicia justamente os dois objetivos que você apontou: perceber aprendizagem do aluno e retomada da prática do professor.
Esses dois elementos são essenciais quando buscamos avaliação justa.
Pedagogo Alex