A
avaliação corresponde a uma determinada forma de olhar a questão
pedagógica, o desenvolvimento do aluno e a construção do
conhecimento.
O
ponto de maior realce na avaliação da aprendizagem recai a um
padrão de competência pré estabelecidos em objetivos operacionais
que se encontram de maneira bem clara em Turra (1975, p.224) “a
avaliação alcança seu significado maior quando realizada em função
de objetivos. Os objetivos, com esse propósito devem ser formulados
em termos de comportamento observável”. Neste sentido, o objetivo
maior da avaliação e o acompanhamento de cada etapa do processo de
aprendizagem dos indivíduos em formação, de maneira contínua,
constante, gradual, cumulativa, coerente, cooperativa e
participativa, onde a escola e o corpo docente a façam de forma
adequada, variada, fidedigna e consciente dos limites e das
possibilidades de tais técnicas aplicadas as práticas de avaliação,
para que estas práticas não sejam consideradas fins e sim meios
para alcançar tais objetivos.
A
avaliação será somatória e contínua, efetivada pela compreensão
do que se quer que o aluno aprenda, estabelecendo com clareza a
proposta de trabalho dirigida aos mesmos. Espera-se que o aluno seja
capaz de entender as relações entre as partes do texto; distinguir
as idéias principais das idéias secundárias (detalhes);
tolerar
ambigüidade no texto; parafrasear;
usar
o contexto para construir o significado e chegar à compreensão;
continuar
a leitura mesmo quando não obtiver sucesso, ao menos por alguns
momentos. Os instrumentos de avaliação serão diversificados, sendo
através de avaliação escrita, trabalhos em sala individuais e em
grupo, trabalhos para casa, debates, conversações, apresentações
orais, produções de material expositivo de acordo com o tema
abordado.
É importante que o aluno tenha um
posicionamento argumentativo e critico em relação a sua leitura
compreensiva do texto reconhecendo os diferentes tipos de textos.
Os instrumentos utilizados para a
avaliação serão:
- Provas individuais escritas;
- Trabalhos e pesquisas individuais e
em grupo;
- Atividades realizadas em sala, como:
participação em debates relacionados aos temas abordados,
compreensão textual e elaboração de diferentes tipos de textos.
DIRETRIZ ESTADUAL
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QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS
1 - Para que serve a Avaliação na sua disciplina?
2 - O que precisa melhorar nos aspectos avaliativos de sua disciplina?
1- A avaliação em Língua Inglesa tem a função de perceber a evolução dos alunos no que diz respeito à capacidade de compreensão textual, ampliação do vocabulário relativo aos temas trabalhados, bem como a utilização das estruturas gramaticais de forma correta. Através da avaliação é possível o professor perceber os pontos que ficaram claros dentro do plano de trabalho docente e também aqueles assuntos que convém serem retomados.
ResponderExcluir2- Para que o processo avaliativo seja melhor, é necessário que os alunos estejam comprometidos em todas as etapas, não somente na realização das provas, mas em todas as atividades realizadas em sala de aula e eventuais trabalhos enviados para casa. A avaliação é diversificada e realizada de forma contínua, para que o professor possa perceber tal evolução em todos os momentos pedagógicos.
Concordo com a Professora Carmen, o aluno deve estar comprometido com todas as etapas avaliativas, e participar de todas elas , realizando as atividades e fazendo parte do processo.
ExcluirAcredito que a avaliação é uma das etapas mais importantes no processo ensino-aprendizagem, pois não avalia apenas os educandos mas principalmente os educadores, podendo perceber se o trabalha efetuado por um tempo determinado foi efetivo e se o objetivo foi alcançado. Em um a lingua estrangeira o uso correto do vocabulário e a capacidade de se comunicar é o que deve ser avaliado constantemente .
ResponderExcluir1. A função da avaliação é diagnosticar o progresso do aluno nas suas habilidades na língua estrangeira, verificando sua capacidade de compreensão e produção de textos, além do uso de estruturas gramaticais e vocabulário. Ela também deve ajudar a guiar o trabalho em sala, mostrando os avanços e as dificuldades dos alunos, permitindo a adaptação da prática do professor.
ResponderExcluir2. Apesar do trabalho com gêneros em sala de aula, a avaliação em língua estrangeira acaba focada nas formas gramaticais, principalmente com as provas escritas. O ideal seria incentivar a produção e a compreensão (oral e escrita) como forma de avaliar o real progresso do aluno.
Cesar e Lucineide