domingo, 28 de junho de 2015

AVALIAÇÃO EM FÍSICA


A avaliação deve levar em conta os pressupostos teóricos adotados nestas Diretrizes Curriculares, ou seja, a apropriação dos conceitos, leis e teorias que compõem o quadro teórico da Física pelos estudantes estando de acordo com o Projeto Político Pedagógico. Isso pressupõe o acompanhamento constante do progresso do estudante quanto à compreensão dos aspectos históricos, filosóficos e culturais, da evolução das ideias em Física e da não-neutralidade da ciência.
Inicialmente, é preciso identificar os conhecimentos dos estudantes, sejam eles espontâneos ou científicos, pois ambos interferem na aprendizagem, no desenvolvimento dos trabalhos e nas possibilidades de revisão do planejamento pedagógico.
Embora o sistema de registro da vida escolar do estudante esteja centrado em uma nota para sua aprovação, a avaliação será um instrumento auxiliar a serviço da aprendizagem dos alunos, cuja finalidade é sempre o seu crescimento e sua formação.
Isso implica, ao docente, considerar os alunos em sua individualidade e
diversidade, condição indispensável para uma prática pedagógica democrática e inclusiva. Aceitar o estudante na sua singular condição intelectual, social, cultural, significa, entre outras coisas, dar espaço para que ele se faça ouvir, permitindo uma relação dialógica com o aluno, sem preconceitos ou estereótipos.
A avaliação deve ter um caráter diversificado,sendo processual,cumulativa e contínua, do ponto de vista instrumental. Do ponto de vista quantitativo, o professor deve orientar-se pelo estabelecido no regimento escolar.
De acordo com o Projeto Político Pedagógico da instituição,são utilizados como instrumentos diversificados de avaliação os seguintes itens:
  • Sistema de Avaliação- haverá um trabalho valendo 3,0 pontos, Atividades valendo 2,0 pontos e uma prova individual valendo 5,0 pontos
  • Instrumentos de Avaliação- Provas, tarefas, apresentação de trabalhos
  • Critérios de Avaliação- O aluno deve mostrar que entende a função horária da velocidade e do espaço do MRUV e também as três leis de Newton.
  • Recuperação de Estudos- Será uma aula de recuperação e uma avaliação valendo 5,0 pontos, que poderá ser em equipe e substituirá a prova individual se a nota obtida for maior, será oportunizada também a recuperação das atividades quando o aluno apresentar justificativa.
Quanto aos critérios de avaliação em Física, deve-se verificar:
A compreensão dos conceitos físicos essenciais a cada unidade de ensino e aprendizagem planejada;
A compreensão do conteúdo físico expressado em textos científicos;
A compreensão de conceitos físicos presentes em textos não científicos;
A capacidade de elaborar relatórios tendo como referência os conceitos, as leis e as teorias físicas sobre um experimento ou qualquer outro evento que envolva os conhecimentos da Física.

Assim, o professor terá subsídios para verificar a aprendizagem dos estudantes e, se for o caso, poderá interferir no processo pedagógico revendo seu planejamento.

(Proposta Pedagógica Curricular - Colégio Zardo. 2012)

DIRETRIZ ESTADUAL











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QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS

1 - Para que serve a Avaliação na sua disciplina?

2 - O que precisa melhorar nos aspectos avaliativos de sua disciplina?

6 comentários:

  1. A sala de aula de Física é um espaço para a discussão dos fenômenos físicos teóricos, mas também um espaço em que se possa tratar a Física com os jovens de forma prática. Ou seja, em sentido mais amplo: o professor de Física não deve se preocupar apenas com as dimensões técnicas e teóricas, mas deve se preocupar em fazer com que a Física seja pensada pelo aluno também fora do espaço da escola. Avaliação deve ser utilizada como um meio de intervenção pedagógica, buscando a interação para que assim se possa observar, registrar e analisar o conhecimento construído pelo aluno, bem como as dificuldades, esperando, desta forma, que estes alunos, através da avaliação, possam superar os obstáculos no processo de ensino e aprendizagem e, através disto, formar-se como sujeitos críticos e agentes transformadores da sociedade na qual estão inseridos.
    Professora Tatiana

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    1. Professora Tatiana
      Notei que em comentário há fragmentos do artigo "A avaliação de Ciências Físicas a partir de uma perspectiva transformadora", publicado em "http://www.rieoei.org/jano/2372Coelho.pdf"
      Não há nenhum problema em inspirar-se ou utilizar outras fontes, mas é sempre necessário indicar a fonte, ok.
      De qualquer forma, apontar o pensamento e a prática do aluno utilizando os conceitos da física em seu dia a dia é algo fundamental para que o estudo da Física tenha sentido.
      Alcançando isso, certamente daremos passos importantes para mudanças e transformações na situação que hoje se mostra. E nesse sentido, os conhecimento e os modos peculiares de se pensar fisicamente contribuem sobremaneira.

      Pedagogo Alex

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  2. 1 - Para que serve a Avaliação na sua disciplina?
    A avaliação serve para avaliar os alunos, para melhorar o aprendizado e também para que o professor avalie os efeitos de suas aulas na aprendizagem e encontre caminhos alternativos para melhorar a aprendizagem, se for o caso.

    2 - O que precisa melhorar nos aspectos avaliativos de sua disciplina?
    Em minha disciplina e provavelmente em todas as outras, deveria ser observado que as provas, trabalhos, atividades e outros similares são apenas instrumentos de avaliação e não a própria avaliação, pois essa quem deveria fazer seria o professor, logicamente levando-as em consideração, mas não sendo a principal.
    Elias

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    1. Professor Elias
      Evidenciar a dupla função da avaliação - aprendizagem dos alunos e ensino do professor - contribui para superarmos práticas avaliativas punitivas.
      As provas, trabalhos, atividades avaliativas entre outras são meros instrumentos, de certa forma comprobatórios do processo realizado. Por isso existe o Conselho de Classe, no qual o professor se posiciona em relação à aprendizagem do aluno.

      Pedagogo Alex

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  3. A física não deve ser levada apenas como um conhecimento a mais, porem como um dos elementos transformadores do pensamento e cotidiano do aluno, para que ele perceba a sua aplicação no seu dia a dia, a avaliação é um instrumento de medição do apropriamento dos conceitos e sua utilização, o processo ensino aprendizagem é uma construção continua, a cada etapa ele pode entender o que foi observado na sala de aula. Notei que nos últimos anos os alunos tem chegado com grande dificuldade em matemática básica, por isso tenho que recapitular os conceitos da matemática com mas cuidado para melhora o aproveitamento com os alunos . Antonio Carlos

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    1. Professor Antonio
      Apontar a avaliação como instrumento de medida é uma forma de concretizá-la no dia a dia da sala de aula, expressando uma dada concepção. Ressalto que, para além de medir, a Avaliação tem a função de mediar o processo de ensino e aprendizagem, envolvendo um processo duplo de conferir a aprendizagem do aluno ao mesmo tempo que aponta falhas no processo de ensino do professor.
      Portanto, é importante ter a Física como disciplina que, como bem ressaltou, contribui para a transformação do pensamento e das formas de compreender o cotidiano tendo a avaliação como um dos suportes.

      Pedagogo Alex

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