domingo, 28 de junho de 2015

AVALIAÇÃO EM CIÊNCIAS

A avaliação na disciplina de Ciências deve ser diversificada, num processo “contínuo e cumulativo, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos”, de acordo com a LDB nº 9394/96. A avaliação não pode ter caráter exclusivamente mensurável ou classificatório, visto que o ensino de Ciências deve respeitar e valorizar a realidade do educando em todos os seus aspectos, principalmente naqueles que deram origem à sua exclusão do processo educativo.
O processo avaliativo precisa ser reconhecido como meio de desenvolver a reflexão, de como vem ocorrendo o processo de aquisição do conhecimento por parte do educando. A verificação da aquisição do conhecimento deve ser ponto de partida para a revisão e reconstrução do caminho metodológico percorrido pelo educando e, principalmente, pelo educador.
O ensino de Ciências no Ensino Fundamental deve propiciar o questionamento reflexivo por parte dos educandos e educadores, a fim de que reflitam sobre o processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, o educador terá condições de dialogar sobre a sua prática docente, a fim de retomar o conteúdo com enfoque metodológico com estratégias diversificadas. Sendo essencial valorizar os acertos, considerando o erro como ponto de partida para que o educando e o educador compreendam e hajam sobre o processo de construção do conhecimento, caracterizando-o como um exercício de aprendizagem.
Partindo da idéia de que a metodologia deve estar respeitando o conjunto de saberes do educando, o processo avaliativo deve ser diagnóstico no sentido de resgatar o conhecimento já adquirido pelo educando permitindo estabelecer relações entre esses conhecimentos e demais disciplinas. Desta forma, o educador terá possibilidades de perceber e valorizar as transformações ocorridas na forma de pensar e de agir dos educandos no decorrer do processo educativo..


INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação da disciplina de Ciências, será diagnóstica, somatória e contínua. Sendo que esta se fará em todos os momentos na dinâmica escolar, por meio da atividade pedagógica, contando com os seguintes instrumentos em:
- Provas dissertativas e de múltipla escolha;
- Pesquisa;
- Debates;
- Leitura de textos de jornais, revistas, livros diversos;
- Relatórios descritivos
- Apresentação de trabalhos;
- seminários;
- Aulas práticas de laboratório;
- Exercícios reflexivos e desafiadores;
- Dinâmica de grupo;
Como resultado desta prática avaliativa ser trabalhada, no ensino de ciências, possibilitará a vivencia e o entendimento do aluno na sua prática social.


(Proposta Pedagógica Curricular - Colégio Zardo. 2012)

DIRETRIZ ESTADUAL












________________________________

QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS

1 - Para que serve a Avaliação na sua disciplina?

2 - O que precisa melhorar nos aspectos avaliativos de sua disciplina?

14 comentários:

  1. 1- Ao longo do ano surgem novas inúmeras oportunidades de observação e avaliação. Tendo em mãos as anotações sobre as atividades e as produções, é possível traçar perfis, perceber que aspectos devem ser reforçados no ensino, que conteúdos e habilidades convêm privilegiar e quais assuntos podem ser avançados.
    Sempre é útil analisar e avaliar as atitudes dos alunos, individualmente ou no grupo. Assim é possível refletir e informá-los dos aspectos da expressão oral, cooperação, respeito pela opinião do outro, organização e investigação.

    2- Ela ficaria completa se houvesse a possibilidade de se avaliar práticas em laboratório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Célia que as aula práticas de laboratório são muito necessárias pois o levantamento de hipóteses,a experimentação e a verificação confirmando ou não o que o aluno construiu durante as aulas é a base da construção do pensamento científico que é o objetivo principal das Ciências. Profª Marion Ribeiro

      Excluir
    2. Profa. Célia
      A prática do professor de analisar e avaliar as atitudes dos alunos demonstra os aspectos da responsabilidade e do pertencimento. Isso quer dizer que, quando o professor tem os alunos da turma como "seus" alunos, ele assumo o compromisso moral com a aprendizagem e desenvolvimento destes. Em tempos de descompromisso e desinteresse, isto tem se tornado atitude de poucos.
      Evidenciar isso em nossa discussão sobre o ato de avaliar é um mérito indiscutível.

      Pedagogo Alex

      Excluir
  2. Os diversos instrumentos de avaliação direcionam o aluno e o professor no sentido de retomar conceitos necessários para dar continuidade aos conteúdos durante os bimestres, verificando e dando condições do aluno seguir nas séries subsequentes. A avaliação é um instrumento de verificação que auxilia e muito o professor no direcionamento de suas aulas bem como na revisão de sua metodologia quando necessário. Acredito que a verificação de conceitos construídos em sala de aula é fundamental em Ciências, a observação, o questionamento e o levantamento de hipóteses buscando a resolução de problemas é a base do ensino de Ciências, é possível realizar em certos momentos em sala de aula porém aulas práticas de laboratório complementam e finalizam conteúdos trabalhados na disciplina. Automaticamente a avaliação verificaria de forma mais eficaz o aprendizado do aluno e a metodologia do professor, valorizando realmente o conhecimento prévio e o construído pelo aluno durante as aulas. Prof. Marion Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retomar conceitos necessários, isso é muito importante mesmo para dar continuidade lembrando o que já foi trabalhado, muito bem colocado Prof Marion. Aliás, é memorável a sua colocação quanto ao sentido da avaliação em verificar o aprendizado e nossa metodologia, sempre valorizando o conhecimento construído.
      Prof Rogério Larini

      Excluir
    2. A construção e a verificação de conceitos durante a aula é um fato fundamental em Ciências. Não há dúvidas que fazer isso na prática de laboratório seria muito mais significativo. Infelizmente as condições não permitem. De qualquer forma, Ciências ainda é a disciplina que tem condições de fugir um pouco da mera transmissão e instalar-se em processos vivos de relação com a realidade. Avaliar isso não é tarefa fácil, mas é completamente possível e viável.

      Pedagogo Alex

      Excluir
  3. 1 - Conforme o significado da palavra, averiguar, verificar, comparar, qualificar conhecimentos que tenham e/ou deveriam ter sido adquiridos pelos alunos para que haja uma evolução no processo de ensino/aprendizagem aprimorando um conhecimento mais específico no que cerne minha disciplina.

    2 - Respeito muito a decisão coletiva quanto ao processo avaliativo, porem, parece-me um tanto ineficiente o trabalho/pesquisa diante do processo de "coletar" informações coerentes ao que se necessita do aluno aprender.

    (Prof Rogério Larini)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Rogério
      Muito bem lembrado o significado etimológico e sinonímico da palavra avaliar. Ao trazer a questão de conferir, de certa forma, a evolução que vai ocorrendo nos processos de ensinar e aprender você nos faz refletir sobre a necessidade de maiores aprofundamentos sobre isso em nossa realidade escolar. Um dos objetivos dessa discussão é justamente isso.
      Como lhe disse em nosso encontro da HAC seria bem importante que apontasse, em sua opinião, quais seriam as possibilidades para que o trabalho / pesquisa se tornassem mais eficientes na Avaliação em Ciências.

      Pedagogo Alex

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei numa forma de questionário referente ao tema que seria pesquisa, ou seja, elaborar algumas perguntas, 10 por exemplo, e para responde-las os alunos continuariam tendo que pesquisar sobre o assunto.
      (Prof Rogério Larini)

      Excluir
    2. Uma boa sugestão, professor. Prática que certamente está nas condições de todos e possibilitará melhores compreensões de conceitos científicos.

      Pedagogo Alex

      Excluir
  5. Muito bem colocado pela Profª Célia a questão das práticas de laboratório. Em relações as pesquisas tenho realizada pequenas questões no caderno como atividade, para começar a desenvolver esse tipo de atividade.

    ResponderExcluir
  6. A Avaliação serve para observar os conhecimentos desenvolvidos pelos alunos e suas habilidades em resolver e compreender as questões, na medida em que também nos norteia para retomada de metodologias para que os estudantes superem as dificuldades apresentadas.
    Em relação aos aspectos avaliativos da disciplina acredito que realmente fica falho as práticas de laboratório, pois devido aos vários motivos citados as práticas não acontecem. Nos 6º anos também sinto dificuldades com atividades em grupos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Andreia

      Realmente a questão do não uso do laboratório é antiga, sem solução pela nossa mantenedora.
      É um espaço fundamental para reconhecer melhor os fenômenos científicos que fica totalmente ocioso por falta de operacionalização.
      Que bom será o dia que tivermos os técnicos para auxiliar na organização desses procedimentos.

      Pedagogo Alex

      Excluir