A
avaliação tem como objetivo fundamental fornecer informações
sobre como está se realizando o processo ensino – aprendizagem
como um todo, isto é, abrange a atuação do professor, o desempenho
do aluno e também os objetivos, metodologia, conteúdos, recursos
pedagógicos e tecnológicos, estrutura e funcionamento da escola e
do sistema de ensino.
Ela
deve ser contínua, dinâmica e com freqüência informal, para que,
por meio de uma série de observações sistemáticas, se possa
emitir um juízo de valor sobre a evolução do aluno no aprendizado
da matemática e tomar as atitudes necessárias.
A
avaliação do desempenho dos alunos tem como finalidades:
Em
relação ao aluno:
- Verificar e medir seu conhecimento matemático.
- Acompanhar o desenvolvimento de seus procedimentos matemáticos.
- Observar sua postura diante da matemática.
- Possibilitar a reflexão sobre os seus êxitos e dificuldades.
Em
relação ao professor :
- Colher informações para orientação e tomada de decisões em relação à atuação docente.
- Identificar as áreas em que alguns alunos apresentam dificuldades e reorientar o trabalho.
Sistema
de Avaliação
Trabalhos
(valor 3,0); atividades de sala (valor 2,0) e avaliação bimestral
(valor 5,0).
Instrumentos
de Avaliação
prova
escrita individual com diversos tipos de questões: abertas,
múltipla escolha e outros;
atividades
em sala de aula individuais e em equipe ;
observação
sistemática e registro da mesma;
olimpíada
de matemática;
trabalhos
individuais ou em equipe.
Recuperação
de Estudos
A
recuperação de estudos se dará através da retomada de conteúdos
durante o processo avaliativo e reavaliação dos mesmos.
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QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS
1 - Para que serve a Avaliação na sua disciplina?
2 - O que precisa melhorar nos aspectos avaliativos de sua disciplina?
Obs: O sistema de avaliação do colégio mudou. Trabalho (valor 2,0); atividades (2,0) e prova bimestral (6,0)
ResponderExcluirQuestões:
1) A avaliação em matemática é uma maneira de aferir a relação ensino-aprendizagem . Permite o acompanhamento do aluno, isto é, se o que se ensina está sendo aprendido, buscando assim, identificar as dificuldades para que professor e aluno as superem . Além disso, avalia também o desempenho do professor e o orienta na reflexão, na intervenção e conseqüentemente no replanejamento de sua prática pedagógica quando se fizer necessário.
2) Em matemática um dos instrumentos de avaliação que é a observação sistemática e registro da mesma não está sendo aferida em termos quantitativos no sistema de avaliação, embora a façamos diariamente qualitativamente.
Professora Filomena
ExcluirMencionar que a avaliação é um meio para o replanejamento do professor é compreender que o ensino só tem sentido se houver, de fato, aprendizagem pelo aluno.
Essa preocupação é uma condição essencial para reorientar as práticas de sala de aula.
Pedagogo Alex
A avaliação é um processo contínuo e natural aos seres humanos, de que os homens se avaliam constantemente, nas mais diversas situações, diante da necessidade de tomar decisões, desde as mais simples até as mais complexas. Avaliar em matemática decorre de nossas convicções teóricas a respeito da matemática, da matemática escolar e do papel desse conhecimento na vida dos indivíduos. Em uma avaliação devem ser trabalhados todos os conceitos matemáticos pertinentes ao conteúdo em questão, que o aluno utilize de todos os procedimentos matemáticos para a realização da atividade proposta. O aluno deve sentir-se estimulado a ir à busca da solução, que sejam críticos com o seu trabalho e dos seus colegas. Assim conseguindo fazer relação com outros conteúdos, ampliando o seu raciocínio lógico.
ResponderExcluirProfessora Tatiana
Professora Tatiana
ExcluirBem lembrado que os meios que utilizamos para avaliar tem muito a ver com as convicções do professor. Essas formas que utilizamos expressa nossas concepções que podem, e devem, ser aprimoradas com nossa prática. Sempre com a expectativa e objetivo de melhorar a aprendizagem e estimular o gosto e o entendimento da Matemática.
Pedagogo Alex
1- A avaliação é um dos pontos mais complexos do sistema educacional, tanto que, até hoje, não se conseguiu chegar a um consenso sobre uma forma ideal de se realizá-la. Isto porque, educandos demonstram o conteúdo por eles aprendido de diferentes formas. Alguns conseguem realizar uma prova escrita sem problemas, já outros, conseguem demonstrar de forma oral o que aprenderam. Também existem os que realizam as atividades propostas no cotidiano escolar sem dificuldades, no entanto, no momento de realizar estas mesmas atividades numa prova formal, já não conseguem. Sendo assim, avaliar é um ato muito difícil e que exige muita atenção, cuidado e tempo, algo inviável devido à quantidade de alunos em sala. Por esse motivo, estabelece-se um sistema padronizado, mas que muitas vezes não avalia com precisão, devido ao fato de não levar em consideração a particularidade de cada educando.
ResponderExcluir2 - É no dia a dia que se percebe a evolução na aprendizagem do aluno, e esta percepção se dá devido à observação das atividades realizadas por ele em sala, no caderno. Sendo assim, concordo com a Filo com o fato de que deveríamos dar um atenção especial ao “caderno”. Talvez, essa mudança, trouxesse uma consciência maior em nossos alunos sobre a importância de se realizar tarefas diárias e no quanto isso ajuda no aprendizado, no senso de responsabilidade e mesmo na criação de uma rotina de estudos, pois o que se percebe, hoje, são muitos alunos realizando apenas o trabalho e a prova bimestral, e durante o restante do bimestre, não realizam as atividades propostas em sala ou em casa.
Professora Débora
ExcluirSeus apontamentos sobre as diferentes formas de se demonstrar um conhecimento é bastante pertinente. Como já ocorrido em nossas conversas sobre o ato de ensinar, sou plenamente a favor de suas posições sobre a importância da aula, do momento que se concretiza o ensino e a aprendizagem.
Valorizar por meio de um bom planejamento esse momento em sala privilegia o envolvimento dos 35, 40 alunos numa relação de responsabilidade com o conhecimento matemático.
Ter esse compromisso certamente dá maiores sentidos para o trabalho do professor e para o trabalho do aluno no dia a dia da sala de aula.
Para além de só medir o conhecimento matemático ensinado, a aula torna-se, então, o espaço de construção diária das consciências que você muito bem pontuou.
Pedagogo Alex
1) Em matemática é por meio da avaliação que o professor pode acompanhar se o progresso de seus alunos está ocorrendo de acordo com suas expectativas ou se há necessidade de repensar sua ação pedagógica. Quanto ao aluno, a avaliação ajuda ele a saber como está seu desempenho do ponto de vista do professor, assim como o aluno sabe o que precisa melhorar, estudar mais.
ResponderExcluir2) A avaliação precisa ser um processo contínuo e natural. É importante observar o modo em que o aluno interpretou sua resolução para dar a resposta. Observar as atividades feitas em casa com mais cuidado, pois na correção coletiva nem sempre conseguimos saber quem errou, por que errou. Profª Samary (sala de apoio)
Professora Samary
ExcluirAnalisar o desempenho dos estudantes por meio da Avaliação para redirecionar as práticas é realmente uma intencionalidade fundamental.
Considerando o ato de avaliar como processo, o professor assume uma responsabilidade ainda maior diante dos alunos, especialmente quando corrige seus erros e compreende os seus mecanismos de pensar matematicamente.
Pedagogo Alex
De acordo com as tendências em Educação Matemática devemos avaliar as capacidades do aluno de: usar a informação para resolver problemas, analisar situações, compreender conceitos e procedimentos matemáticos através dos algoritmos. Esses tópicos são importantes para que haja uma apropriação dos conteúdos de uma maneira não fragmentada. Fato este que se torna o maior desafio para o professor. Pois de acordo com pesquisas recentes dos coordenadores do movimento “Todos pela Educação tem se que: de cada 100 estudantes do Ensino Médio apenas nove conseguem aprender Matemática adequadamente e vinte e sete sabem o suficiente em Português. Deste modo é muito difícil que o aluno chegue a compreender a linguagem Matemática e saiba contextualizar conceitos. Neste caso então caberá ao professor ,além de avaliar suas metodologias, ter uma função formativa ajudando ao aluno a “ estruturar o pensamento e o raciocínio dedutivo que gerem hábitos de investigação, proporcionando confiança e desprendimento para analisar e enfrentar novas situações “.(Brasil.Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio.Brasília,2000.p.40.Um outro modo de também avaliar a apropriação dos conteúdos de uma maneira não fragmentada é ter ,como no caso de nossa escola, diferentes instrumentos de avaliação. Pena que muitos alunos imaturos não percebem todas essas oportunidades oferecidas tanto pelo professor assim como pelo Sistema Educacional.
ResponderExcluirProf.Marcia Peixoto
Professora Marcia
ExcluirA questão da imaturidade dos alunos é o desafio que se instala diariamente na escola e que nos convida a repensar práticas e a buscar o amadurecimento necessário dos mesmos.
Imaginar uma sala de aula em que todos querem aprender é, ainda, o sonho que persegue a todos nós educadores.
Creio que a professora Débora aponta uma possibilidade de melhorar isso por meio do investimento extremamente cuidadoso no momento da aula, em que o professor se debruça no ato de ensinar e exige, com rigor e método, o processo de aprender pelos alunos.
Em consequência, o momento de avaliar se torna parte real da aula e não um mero momento estanque de punição ou classificação dos alunos.
Pedagogo Alex
1)A avaliação só tem sentido se estiver contribuindo para melhorar a aprendizagem.A avaliação serve para orientar a ação do professor ou seja, para modificar a forma de conduzir as aulas, reajustar o planejamento, conhecer as dificuldades e identificar as origens dos erros.Para o aluno serve para informar quais os pontos fracos e fortes, tanto em relação aos conceitos e procedimentos. Não basta informar o aluno de que ele obteve nota baixa, mas levar-lo a assumir um compromisso com a própria aprendizagem.
ResponderExcluir2)Concordo com a professora Débora e a Filomena que é no dia a dia que se percebe a a evolução na aprendizagem do aluno e esta percepção se dá devido a observação das atividades por ele em sala no caderno. Mas numa turma de 42 alunos com 2 aulas semanais fica muito difícil, ou você fiscaliza ou da aula.
Na questão de recuperação todos tem direito, mas gostaria de oportunizar os que não estão, de avançar.
(Experiência para gastar menos aula com a recuperação de trabalhos e atividades)
Neste bimestre estou fazendo, a recuperação de trabalhos, nas turmas que tenho apenas duas aulas semanais, a correção do mesmo, com e explicações individuais na aula seguinte e não no final do bimestre.
Prof.Silvana
Professora Silvana
ExcluirComo já mencionei em nosso encontro da HAC é bastante interessante, e de certa forma inovadora, essa sua prática de avaliar, recuperar, retomar e reforças os conteúdos de Matemática.
Sua experiência e sua prática contribuirão para conferir o resultado ao final do bimestre.
Reforçando o que outros professores pontuaram, a aula, por excelência, é o espaço de concretização da aprendizagem por meio de um ensino qualificado e responsável. Assim como você tem empreendido!
Pedagogo Alex
A Avaliação é um momento muito importante para os alunos e para os professores, pois neste momento que são analisadas as demostrações de capacidade dos alunos.
ResponderExcluirPerceber as capacidades dos alunos e como vem se desenvolvendo o pensamento matemático são objetivos centrais no que se refere ao ato de Avaliar. Portanto, essas práticas corroboram os objetivos de verificar sempre o que o aluno aprendeu. E se não aprendeu, levar o professor a refletir como fazer para melhor ensinar e o aluno, aprender.
Excluir1) A avaliação em matemática deve ser constante, realizada durante todo o processo de ensino e aprendizagem, e não verificada apenas em uma prova. Não precisa avaliar, apenas se o aluno aprendeu regras ou esquemas, mas também o raciocínio, a criatividade nas resoluções e o desenvolvimento de procedimentos, utilizando o conhecimento matemático.
ResponderExcluir2) Considero importante para uma melhor avaliação em que os alunos avaliem a si próprio, analisando seus progressos e assim sentindo-se motivados a avançar e percebendo suas limitações como algo a ser superado e não punido.
Professor Jeferson.
Professor Jeferson
ExcluirA avaliação percebida com essa concepção de não ser punitiva é fundamental para o alcance de objetivos mais humanizadores.
Fazer o aluno perceber as dificuldades e construir práticas para superá-las é um desafio constante na prática do professor.
Pedagogo Alex
Entendo a avaliação como uma forma de medir o conhecimento que ele deveria adquirir durante o dia a dia de sala de aula,prestando atenção na transmissão de conteúdos explanados pelo professor ,reforçando através das atividades feitas em sala ou em casa como forma de reforço ,fazendo que o resultado sirva para uma reflexão sobre seus resultados .
ResponderExcluirProf.Angélica
Professora Angélica
ExcluirA atenção dos alunos à aula realmente é uma atitude fundamental para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.
A realização das atividades propostas pelo professor devem, então, ser formas de reforçar e construir práticas que levem o aluno a compreender a importância da matemática, do pensamento, do esforço e da atenção.
Pedagogo Alex
Acredito que a função da avaliação é a de desencadear ações que promovam tanto a evolução do aluno como a do professor para que ambos possam superar os desafios pedagógicos que enfrentam. Portanto a avaliação é concebida como um processo que implica uma reflexão crítica sobre a pratica, no sentido de captar seus avanços, suas resistências, suas dificuldades e possibilitar a tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos . Ela deve ser feita analisando alguns aspectos que são essencias para o aprendizado matemático ,como:
ResponderExcluir- capacidade matemática do aluno - sua capacidade e usar a informação para raciocinar, pensar, criativamente e para formular problemas, resolvê-los e refletir criticamente sobre eles.
- resolução de problemas - verificar se são capazes de resolver problemas não padronizados, de formular problemas a partir de certos dados, de empregar várias estratégias de resolução e de fazer a verificação dos resultados obtidos .
- comunicação do aluno - verificar se eles são capazes de expressar-se oralmente, por escrito, de forma visual ou por demonstrações; se compreendem e interpretam corretamente ideias matemáticas.
- raciocínio - verificar a capacidade de identificar padrões, formular hipóteses e fazer conjecturas.
- compreensão de conceitos - verificar se são capazes de verbalizar e definir, identificar e produzir exemplos e contra exemplos, a partir dos conceitos apresentados.
- procedimentos matemáticos - verificar se são capazes de executar uma atividade matemática com confiança e eficiência, de justificar os passos de um procedimento, de criar novos procedimentos corretos e simples.
Portanto avaliação matemática deve ser feita valorizando os aspectos cognitivos individuais de cada aluno.
Professora Cristiane Mara.
Professora Cristiane
ExcluirAvaliação tem sim, essa dupla função: Avaliar a aprendizagem do aluno e o ensino do professor.
Ao pontuar os aspectos da Avaliação em Matemática, você deixa claro a necessidade de compreender com mais profundidade a concepção que move as práticas avaliativas do professor.
Parabéns por pontuar de forma objetiva e clara.
Pedagogo Alex