sexta-feira, 13 de agosto de 2010

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

O planejamento do processo ensino-aprendizagem, quando realizado coletivamente pelos professores, transforma-se numa oportunidade de (re)elaboração da proposta curricular. Considerando que, na escola, o tempo previsto para o planejamento das atividades docentes é, geralmente, de poucas horas, elaborar em um curto período algo novo requer método e empenho.
O planejamento coletivo do trabalho docente permitirá, também, a discussão sobre metodologias e procedimentos didáticos e, principalmente, sobre avaliação e seus instrumentos. A leitura das propostas de cada professor se constituirá num momento de troca de experiências, de aprendizado e de enriquecimento de cada plano.
O planejamento do trabalho docente, quando realizado isoladamente ou por disciplina, corre o risco de se restringir à repetição de uma proposta já existente, perdendo-se, assim, a oportunidade de recriá-la. Isso, com o correr do tempo, leva o professor a desacreditar em planejamento, a ver nessa atividade apenas uma obrigação burocrática.

São elementos do Plano de Trabalho Docente:

Conteúdos - Distribuir os conteúdos, por bimestre, definindo: Conteúdos estruturantes / Conteúdos básicos / Conteúdos específicos.

Justificativas / Objetivos - Explicita a escolha dos conteúdos estruturantes, básicos e específicos. Expressa concepção (opção política, educativa e formativa), ou seja, a intencionalidade do trabalho com o conteúdo. Começa com o verbo no infinitivo; identificar, analisar, compreender, realizar...

Encaminhamentos Metodológicos e Recursos Didáticos - Trata-se do processo de investigação teórica que pauta a ação prática, identificando o conjunto de determinados princípios e recursos que serão utilizados pelo professor para chegar aos objetivos propostos. É o passo-a-passo da aula, a forma com que o conteúdo será trabalhado e quais materiais serão utilizados.

Avaliação – Sistema de Avaliação: o que está definido para toda a escola. Descrever que haverá trabalho de 3,0 pontos, Atividades de 2,0 e Avaliação individual de 5,0. Instrumentos de Avaliação: todo tipo de material que será utilizado para avaliar a aprendizagem: provas, tarefas, apresentação de trabalho, mostra, exposição, passeio, caderno, produção de material. Critérios de avaliação: critérios definem os propósitos e a dimensão do que se avalia. Para cada conteúdo precisa-se ter claro o que dentro dele se deseja ensinar, desenvolver e, portanto, avaliar. Os critérios de avaliação refletem as formas previamente estabelecidas para se avaliar um conteúdo. Verbos nos presente: o aluno analisa, compreende, realiza. Recuperação de Estudos: é a forma de como se dará a retomada do conteúdo não aprendido, lembrando sempre que a recuperação não deve ser do instrumento (prova, trabalho, atividade), mas sim do conteúdo.

Referências Bibliográficas - as referências permitem perceber em que material e em qual concepção o professor vem fundamentando seu conteúdo. Apontar o livro didático utilizado, as Diretrizes, O PPP, a PPC e os demais materiais. Ex.: SOBRENOME, Nome. Nome do livro. Editora, ano.

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