sábado, 12 de maio de 2012

QUESTIONÁRIO APLICADO AOS PAIS

Um dos problemas mais complexos vivenciados pela escola – a indisciplina – tem se caracterizado como fonte profunda de estresse nas relações interpessoais, especificamente ao associar-se a situações de conflito no interior da sala de aula. 
A indisciplina gera, ainda, dificuldades para o desenvolvimento da aprendizagem.
Desordens, ofensas verbais, atitudes de grosseria, enfim, aquilo que se caracteriza de forma geral, como “falta de respeito” pode ser denominado indisciplina.
Nas reunioes que ocorreram entre 07 e 12 de maio, foi aplicado aos pais um questionário sobre a questão de comportamento dos alunos.
Foram duas questoes, com 06 alternativas em cada uma delas, sendo respondidas por 487 pais.
Segue o resultado das respostas dos pais:


Percebe-se, entao, que  a maioria dos pais quer ser avisada sobre os problemas disciplinares de seus filhos em sala de aula e, ainda, cobrada a cumprir seu papel de educar em casa.
Para isso, a maioria considera que é preciso haver regras rígidas na escola para fazer cumprir os ensinamentos de boa educaçao e respeito ao próximo, e acompanhar de perto os alunos, conscientizando-os de seu papel.
Na escola, uma alternativa é realizar o diálogo sério, “olho no olho”, dando espaço para que os alunos também sejam ouvidos e levados a perceber a necessidade de serem responsáveis. 
É a questão de estabelecer limites, negociar a melhor maneira de alcançar os objetivos a que se propõem, perceber-se como integrantes de um grupo organizado, onde cada um tem seu espaço, seus direitos e seus deveres, e também tem a responsabilidade de respeitar os limites desse espaço para não prejudicar o espaço do outro.

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