sexta-feira, 27 de maio de 2016

FORMAÇÃO EM AÇÃO – 1º SEMESTRE DE 2016 30 DE MAIO - MANHÃ

FORMAÇÃO EM AÇÃO – 1º SEMESTRE DE 2016
30 de maio
Prezados professores,
            Realizaremos a oficina de “Tecnologias no Contexto Escolar” que objetiva refletir com os profissionais da educação o uso das tecnologias e as possibilidades de utilização de alguns recursos/ ferramentas, considerando suas potencialidades pedagógicas e sua contribuição para o processo de ensino e aprendizagem.

MOMENTO 1: REFLEXÕES SOBRE AS TEMÁTICAS COM O COLETIVO
 [Vídeo adaptado de dois vídeos produzidos em 2011 pela TV Escola/UFMG. Direção: Alfredo Alves e Cristina Maure. Duração: 9min48s]
Sinopse:
O vídeo trata dos avanços dos recursos tecnológicos da comunicação e informação e sua contribuição para a comunicação entre as pessoas. Traz um panorama dos hábitos da geração digital e levanta questões sobre o papel da escola neste novo contexto, apresentando relatos de professores que levaram para a sala de aula o debate sobre um novo olhar para a construção do conhecimento.
QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS PELO GRUPO DE PROFESSORES:
1.    Por que falamos em “era da comunicação”? Comente a citação: “Para viver em sociedade o homem precisa se comunicar. Pode ser uma mensagem na geladeira, uma conversa no telefone, um e-mail, um assovio, uma discussão olho no olho. (...) O homem sempre buscou formas de se comunicar.”
2.    Essa afirmação condiz com a nossa prática de uso pessoal e/ou profissional da internet? Se sim, como? Se não, por quê? A professora Vera Lúcia Menezes (UFMG): “A internet possibilita uma comunicação em rede, uma divulgação da realidade instantaneamente e em rede.”
3.    O acesso à internet garante a democratização da informação? Blogs, redes sociais e outros canais via web constituem algumas das formas de produção de conteúdo midiático. Em sua utilização pessoal e profissional da tecnologia, você tem explorado as possibilidades de produção e divulgação via internet? O professor Júlio Pinto, da PUC-MG: “A comunicação em massa é unilateral e talvez vertical no ponto de vista de distribuição do poder […], mas a possibilidade de democratização que a internet coloca é real e começamos a perceber outra coisa curiosa não só no universo escolar, mas no próprio universo publicitário. As pessoas estão começando elas mesmas a produzirem.”

4.    A televisão, o celular, o GPS e os computadores são alguns elementos que exemplificam a presença da tecnologia no dia a dia de cada um, em menor ou maior grau. Para que os professores incorporem o uso das tecnologias é necessário os alunos possuírem dispositivos tecnológicos? Por quê?

4 comentários:

  1. Como contribuição ao meu grupo e ao mesmo tempo pedindo licença aos colegas e pedagogos, gostaria de deixar uma consideração e uma sugestão.
    Estamos falando de uso da tecnologia como recurso pedagógico e pouco falamos sobre como ensinar o aluno a fazer uma pesquisa de forma mais efetiva.
    Dentre os inúmeros sites de pesquisa, o Google é um dos mais usados. Será que sabemos usar este mecanismo de pesquisa? O próprio Google responde. Favor acessar o link abaixo para maiores informações.

    http://www.google.com/intl/pt-BR_ALL/insidesearch/tipstricks/all.html

    Abraços a todos.

    Profº Marcos

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  2. 1- A comunicação sempre existiu por uma necessidade comum de interação e compartilhamento. Com o aumento das tecnologias, o acesso à informação e à necessidade de se comunicar ficou cada vez maior. É fato que sempre haverá essa necessidade devido à expansão do leque de possibilidades e rapidez da comunicação. Devido a nossa necessidade imediatista de resolução de qualquer situação à procura por respostas rápidas afim de otimizar o tempo. Inclusive, hoje, ocorre a substituição do diálogo, com a presença física pelo virtual.
    2- De fato a afirmação condiz com a realidade profissional e o professor faz uma tentativa de adaptação, no âmbito pessoal cada qual minimamente faz o uso no seu cotidiano. De modo geral, profissionalmente fazemos uso de diversas tecnologias obsoletas ou não. Percebemos que a nossa prática ainda continua da mesma forma mas com nova roupagem. Embora ainda lenta, avançamos também com a implantação do RCO. Gradativamente o nosso público alvo ( alunos) vai exigir a nossa mudança e adaptação frente à nossa mudança e adaptação frente às novas tecnologias. O que ainda limita nossos avanços são as questões estruturais que dificultam o acesso, bem como damos importância à formação continuada nessas TICS, para auxiliar o trabalho docente. Frente a esse uso, temos também, o auxilio para que os alunos, cada qual com a sua forma de apropriação do conhecimento, tenha outras possibilidades de transmissão do conhecimento.
    3- O uso da internet proporciona o acesso, mas não temos como garantir que essa democratização ocorra. Percebemos que tanto os alunos, quanto os professores, através do uso da internet, conseguem expor a sua opinião que muitas vezes, anteriormente, não era divulgada. Outro ponto positivo do uso da tecnologia faz com que as pessoas se expressem através da escrita. O que dificulta é que cada vez mais nós temos menos interação pessoal, isso fica escondido pelo acesso virtual; outro ponto negativo é o uso de um código coloquial digital que não atende à norma culta de escrita.
    4- O fato de o aluno ter a tecnologia não garante que o professor a incorpore em suas aulas. A grande questão está na forma do uso pedagógico dessa tecnologia, portanto, faz-se necessário que os alunos sejam orientados para que percebam a tecnologia como uma ferramenta de aprendizagem.
    GRUPO 2: DALILA, ROSÁLIA, ARIANE, MICHELI,DAMASCENO, FÁTIMA, CHRISTIANE, HUMBERTO, ANA PAULA

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  3. 1.
    É a era da comunicação por causa da velocidade e facilidade da comunicação que só ocorre por causa da globalização. Isso possibilita a dita “democratização” deste conhecimento.
    O uso das diferentes mídias aumentou esta propagação da comunicação. Isso pode ser bom ou ruim conforme o uso dela. Os meios de comunicação e as diferentes mídias provocam efeitos na oralidade e na escrita, que podem ser bons ou ruins, dependendo do contexto da comunicação.

    2.
    Não fazemos o uso da internet em nosso cotidiano profissional de forma a conectar essa divulgação da realidade instantânea e em rede se conectar aos nossos conteúdos e ser significativa para os alunos e a aprendizagem.

    3.
    Em nossa prática docente podemos possibilitar o uso destas mídias. Elas não garantem, porém podem ampliar a influência deste uso na aprendizagem. Para melhorar esta democratização do conhecimento temos que explorar melhor estas informações e o uso dos blogs, por exemplo. Mas é preciso ter tempo para se organizar, tempo para nossa formação e a nossa troca de experiências.

    4.
    Sim. Porque eles estariam experimentando e dominando os caminhos para o uso das mídias e conectando isso com a aprendizagem. Pode ser com o uso do celular, mas trabalhando as questões éticas, como a autorização do uso da imagem. Mas também podemos incorporar a tecnologia sem que o aluno tenha necessariamente o dispositivo – a escola pode possibilitar o acesso para a postagem em blogs ou no Facebook, por exemplo.

    Grupo 3 (Antônio, Cássio, Claudete, Marcos Gomes, Sônia, Roselene, Marilise, Marcelo, Jurema e Cesar.)

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  4. A comunicação sempre esta em movimento, requerendo novas formas de comunicação que evoluem com o tempo. Exigindo dos professores uma constante evolução para acompanhar essa evolução tecnológica dentro do cotidiano escolar.
    A Internet, pois funciona como importante ferramenta de pesquisa e recurso pedagógico, por exemplo, blog pedagogia, grupo whats, e email da escola que são utilizados para informes e envio de materiais pedagógicos, o corpo docente faz o uso desses recursos continuamente.
    Para utilização com os alunos ainda faltam recursos e aperfeiçoamentos, pois alguns professores não possuem uma formação adequada, além da infra-estrutura cedida pelos órgãos responsáveis não ser adequada à proposta.
    Professores:
    Elias, Marcelo, Evelyn, Ana Lucia, Evaldo, Neili, Josiane, Vladmir

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