terça-feira, 13 de novembro de 2012

HELENA KOLODY - PROFESSOR JACKSON

No dia 13 de novembro o professor Jackson concluiu, com alunos do 6º B, o trabalho sobre o centenário da poetisa Helena Kolody.
O material elaborado foi publicado no mural da escola.







SOBRE HELENA KOLODY

Helena Kolody nasceu em Cruz Machado (PR), em 12 de outubro de 1912, e faleceu em Curitiba (PR), em 15 de fevereiro de 2004.
Seus pais foram imigrantes ucranianos que se conheceram no Brasil.
Helena passou parte da infância na cidade de Rio Negro, onde fez o curso primário.
Estudou piano, pintura e, aos doze anos, fez seus primeiros versos.
Seu primeiro poema publicado foi A Lágrima, aos 16 anos de idade, e a divulgação de seus trabalhos, na época, era através da revista Marinha, de Paranaguá.
Aos 20 anos, Helena iniciou a carreira de professora do Ensino Médio e inspetora de escola pública.
Lecionou no Instituto de Educação de Curitiba por 23 anos.
Helena Kolody, segundo o que consta em seu livro Viagem no Espelho, foi professora da Escola de Professores da cidade de Jacarezinho, onde lecionou por vários anos.
Seu primeiro livro, publicado em 1941, foi Paisagem Interior, dedicado a seu pai, Miguel Kolody, que faleceu dois meses antes da publicação.
Helena se tornou uma das poetisas mais importantes do Paraná, e praticava principalmente o haicai, que é uma forma poética de origem japonesa, cuja característica é a concisão, ou seja, a arte de dizer o máximo com o mínimo.
Foi a primeira mulher a publicar haicais no Brasil, em 1941.


10 comentários:

  1. Eu vi sobre o centenário de helena kolody e fizemos um cartaz com poesias bem legal.
    Eu gostei muito de realizar a atividade,e aprendi mais sobre a vida a helena kolody.

    Andre Luiz 6ºB

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz um trabalho sobre a Helena Kolody, é um trabalho sobre a vida dela por isso nos pesquisamos sobre ela.
    Eu vi varias coisas a respeito dela a idade dela,se teve filhos e aonde mora.
    A atividade foi bem divertida mos fizemos tudo a respeito da Helena, eu e meu grupo :D
    A Helena Kolody é muito importante por que ela fez varias poesias bonitas por isso ela é bastante importante. :)

    ResponderExcluir
  3. eu fiz um cartas da Helena Kolody eu gostei muito de fazer esse trabalho eu vi muitas coisasobre a vida de Helena Kolody onde ela nascu quamtos anos tem como foi a vida dela suas primeira obras e outras cois muitos interesantes eu eu me meu grupo gostamos muito de fazer isso

    ResponderExcluir
  4. Eu escrevi um poema,li sobre o centenário de Helena Kolody,pesquisei imagens dela.O trabalho foi divertido,muito interessante e eu aprendi muita coisa sobre o centenário de Helena Kolody.


    Joao Miguel 6 ano B

    ResponderExcluir
  5. Eu fiz um trabalho sobre a Helena Kolody, é um trabalho sobre a vida dela por isso nos pesquisamos sobre ela.
    Eu vi varias coisas a respeito dela a idade dela,se teve filhos e aonde mora.
    A atividade foi bem divertida mos fizemos tudo a respeito da Helena, eu e meu grupo :D
    A Helena Kolody é muito importante por que ela fez varias poesias bonitas por isso ela é bastante importante. :)
    Ana Vitória de Goes Soaes

    ResponderExcluir
  6. Eu fiz um cartaz sobre a escritora paranaense Helena Kolody, que foi muito conhecida e adimirada por vários leitores. Eu achei muito interessante pois eu conheci a maior escritora brasileira, muito divertida as poesias e interessantes. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  7. Eu participei da atividade do professor Jackson (substituto de Valderice),da matéria de português,meu trabalho ficou bom eu acho.
    Escolhi os meus poemas favoritos da poetisa Helena Kolody,foi bem informativo, só não foi informativo na parte de imagens,pois não pude imprimir nada.Tirei de vários sites,mas especialmente de um site do Blogger (como o site de nosso colégio)
    .Mas enves de imagens eu enfeitei com canetas coloridas,ficou muito divertido,eu gostei.

    Jackeline Adami Santos
    6 ano B

    ResponderExcluir
  8. Olá , trabalho da Helena Kolody o cartas eu fiz com a Daniele minha colega de classe eu gostei muito de fazer essa trabalho se divertimos fazendo , conversamos e interagimos muito bem e conversamos um pouco sobre isso a Daniele fez o cartas e eu fiz a pesquisa sobre a Helena Kolody foi legal ter participado desse trabalho , e desejo sempre participar de trabalhos em grupo com a classe e com o colégio ... legal foi e muito .
    Helena Kolody nasceu em Cruz Machado (PR),em 12 de outubro de 1912 e faleceu em Curitiba (PR) em 15 de fevereiro de 2004 .
    achei super legal ter participado do trabalho, Obrigada ...
    Mirella Munic 6 ano B

    ResponderExcluir
  9. Esse trabalho foi muito legal, o professor deu o tempo suficiente para fazer o trabalho, enato ficou muito legal e com tudo sobre Helena, eu adoro fazer trabalho principalmente em grupo, não conhecia Helena nem suas obras, adorei conhecer ela, e gostei de suas obras!

    Daniele s. da silva

    ResponderExcluir
  10. a atividade foi escrever um trabalho da Helena Kolody com meus amigos André e com meu amigo João Miguel.
    Digitamos pesquisamos tudo sobre o centenário dela,pesquisamos em sites,mas também tivemos que escrever as três poesias em uma cartolina branca foi divertido,teve um site que acho que foi com todas as poesias ,fizemos colocamos o nome e a turma,foi importante para passar de ano pois temos muitos trabalhos pela frente,foi divertido gostei,eu e meus amigos fizemos muitas coisas legais.

    ResponderExcluir