segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Produções pedagógicas para publicação

Os pedagogos que atuam nas escolas da rede pública de ensino do Paraná já podem inscrever suas produções pedagógicas na página da Coordenação de Gestão Escolar (CGE), no portal “Dia-a-dia Educação”. A medida beneficia cerca de 7,9 mil profissionais da educação, que têm até 29 de outubro para realizar a inscrição. Esse processo de formação continuada é resultado do princípio de valorização dos profissionais da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Os textos aprovados serão publicados no portal.

A produção pedagógica atende a uma antiga solicitação dos pedagogos da rede de ensino. “Os pedagogos da rede estavam imaginando a oportunidade de realizar uma produção individual que fosse tornada pública como o projeto Folhas já faz há bastante tempo”, comenta Elisane Fank, coordenadora da CGE. Por exigir características próprias, o sistema operacional desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) para esta produção pedagógica só ficou pronto recentemente.

A produção se caracterizará por um artigo de autoria própria e individual e deve ser resultado de uma pesquisa ou revisão bibliográfica sobre temas referentes à Organização do Trabalho Pedagógico (OTP). Os conteúdos estão organizados em três grandes eixos: Gestão Escolar e Gestão do Tempo, Currículo Escolar e Avaliação/Ensino-aprendizagem.

“O objetivo é fazer com que o pedagogo pense na sua prática à luz de uma concepção que fundamente as práticas realizadas na escola pública, retornando essa reflexão para a cultura escolar de forma elaborada, fundamentada e aprofundada”, explicou a coordenadora.

Uma equipe de validadores indicados pelos Núcleos Regionais de Educação e pela SEED serão responsáveis por mediar as produções. Cada trabalho passará por até três revisões, resultando na publicação ou não na página da CGE, de acordo com o parecer dos validadores, após o processo de revisão. Os artigos aprovados serão publicados na página da CGE e pontuados para fim de avanço no plano de carreira do pedagogo. Os pedagogos com contrato de Processo de Seleção Simplificada (PSS) recebem certificação para o currículo.

A produção pedagógica é orientada pela Instrução 011/2010 da Superintendência da Educação da SEED, disponível no link www.diaadia.pr.gov.br/cge/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=103.

As produções pedagógicas devem ser postadas no sistema acessando o link: www.seed.pr.gov.br/portals/frm_login.php?origem=producoescge

Nenhum comentário:

Postar um comentário