sábado, 30 de junho de 2012

GIBI ROBÔ DO FUTURO - EDUCAÇÃO AMBIENTAL

No dia 15 de junho os alunos Relma Leite, Felipe Giuseppe e Thaie Mayara F. de Abreu, do 3º Meio Ambiente Subsequente noite, apresentaram trabalho de Educação Ambiental aos alunos do Centro de Educação Infantil Toribitaba, no Bairro São Braz.
Este trabalho é fruto do projeto do TCC de Educação Ambiental supervisionado pela Profª Coordenadora Claudia Felisbino dos Santos.
O projeto é um Gibi chamado " Robô do Futuro", sendo que os alunos idealizadores colocaram em prática na turma de Nivel 1, da Profª Andreia Patricia Perussi e coordenadora Janaina Giseli Araujo Trevisan. 
Foi uma experiência interessante que agregou muito conhecimento aos alunos.






quinta-feira, 28 de junho de 2012

ATIVIDADE ANTIDROGAS

Dia 25 de junho aconteceu a atividade da Semana Antidrogas aos alunos do turno da manhã.
As atividades da 4ª Semana Antidrogas foram promovidas pela Secretaria Antidrogas Municipal (SAM).
A ação, que tem como tema ‘Família Sim. Drogas, To Fora’, iniciou-se no dia 19 de junho.
A campanha levou orientação para a prevenção às drogas para a comunidade curitibana, sempre chamando a atenção para a importância da família no processo de prevenção ao uso e tráfico de entorpecentes.
Durante uma semana, a Secretaria levou os programas Caravana do Bem, Bola Cheia, Papo Legal e Cão Amigo para vários locais da cidade, incluindo o Colégio Zardo.
Em nossa escola os alunos assistiram a espetáculos de teatro, música e dança, além de atividades esportivas.




PREMIADO DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA 2011

A Olimpíada Brasileira de Matemática da Escola Pública (OBMEP)é organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática e promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Educação. 
A competição é direcionada aos alunos da rede pública matriculados nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio.
Em 2011 tivemos o aluno Lucas Moraes que foi um dos premiados.
Dia 19 de junho de 2012, o aluno e a professora Marcia Peixoto participaram do evento de entrega da medalha ao aluno.
 
 
 





DÍA DEL CUENTO - CELEM ESPANHOL

CELEM Espanhol encerra o semestre com o “DÍA DEL CUENTO” 
Expressar-se numa língua estrangeira é sempre um desafio... 
Ter a coragem de falar, fazer-se entender e entender os outros, encenando um conto, foi o desafio que as turmas de Espanhol, do CELEM, assumiram para fechar o primeiro semestre.
Dia 28 de junho, quinta-feira, orientados pelo professor Mario, os alunos das turmas 1 e 2 do CELEM de Espanhol realizaram a dramatização de contos.
O primeiro ano dramatizou o “Caperucita Roja” (Chapeuzinho Vermelho), “La Cenicienta” (Cinderela) e “Los Tres Cerditos” (Os Três Porquinhos).
O segundo ano encenou “La Gallina Colorada” (A galinha colorida), “La Tortuga Habladora” (A Tartaruga Falante), “Caperucita Roja” (Chapeuzinho Vermelho) e “La Liebre y la Tortuga” (O Coelho e a Tartaruga). 
Trajes e máscaras foram recursos importantes para espantar o friozinho na barriga e dar mais vida aos personagens. 
Foi maravilhoso ver os estudantes de espanhol superando seus medos e “hablando español”. 
Parabéns! ¡Enhorabuena! 
Boas férias! ¡Felices vacaciones! 

Profº. Mario C. Steffens – CELEM Espanhol 

Confira as fotos do evento!




















ORIENTAÇÕES SOBRE A PARTICIPAÇÃO EM OFICINAS E SEMANA PEDAGÓGICA

A participação nas oficinas do Formação em Ação é obrigatória? E na Semana Pedagógica?

Para responder estas questões é necessário relembrarmos um pouco de nosso caminhar. Em 2008, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná fez uma pesquisa com o intuito de investigar se o que estava sendo ofertado nos eventos de formação ia realmente ao encontro dos anseios dos profissionais da educação e alunos.
A pesquisa foi feita on line, por meio do Portal Dia a dia Educação, e podia ser respondida por todos os profissionais das escolas e alunos. Em 2010, a Coordenação de Planejamento e Avaliação/SEED/PR, fez uma pesquisa com os profissionais da educação com o objetivo de “possibilitar aos participantes a indicação de modalidades, temáticas e formas que julgassem necessárias para Formação Continuada, tendo em vista a realidade local dos entrevistados” (PARANÁ, 2010).
Participaram professores que atuam em sala de aula ou não, nas diferentes disciplinas e níveis. Ao todo, foram analisados 3.964 instrumentos de pesquisa, respondidos por professores que atuam em sala de aula e 2.027 por professores que estão em outras funções na educação, na própria escola, no NRE, na SEED ou em outro local, totalizando 5.991 respostas nos 32 Núcleos Regionais de Educação.
Entre as modalidades de formação continuada indicada na consulta, 70% preferiram a oferta de Cursos, Oficinas e Grupos de Estudos On-Line, mostrando que a necessidade de flexibilidade no processo de formação, apontando que a preferência dos profissionais são os eventos descentralizados, realizados em sua região e município de atuação, ou à distância, para cerca de 2/3 dos consultados.
Assim, com base neste dados e também em virtude de solicitações dos diretores das escolas da REE/PR, em 2011 foi assinada e publicada a Instrução nº. 015/2011 – SUED/SEED, que instituiu o calendário escolar para a rede pública estadual de Educação Básica e rede conveniada, para o ano de 2012, em consonância com a legislação em vigor: 
- a Lei N. 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas alterações;
- a Deliberação N. 02/02 – CEE, que incluiu, no período letivo, dias destinados às atividades pedagógicas;
- a Resolução N. 4901/2011-GS/SEED, que definiu o Calendário Escolar – 2012 para a rede pública estadual e conveniada.
Definiu-se então no Calendário Escolar da rede estadual e conveniada, em seu item 2, a organização da formação continuada: semana pedagógica: 02/02, 03/02, 06/02, 07/02, 19/07, 20/07 (estes dois últimos dias para oficinas programadas pelas escolas) e formação continuada: 02(dois) dias, 01(um) em cada semestre, a ser definido pelo NRE, computando-os como dias letivos (em conformidade com a Deliberação nº. 02/2002 – CEE, em seus artigos 2º e 3º), cabendo a responsabilidade do(a) diretor(a) da instituição de ensino fazer cumprir o Calendário Escolar no que se refere aos dias letivos e à carga horária.
Por fim, respondendo ao questionado, por se tratar de dia letivo organizado em calendário escolar, cabe ao servidor (professores e agentes educacionais I e II) a participação. Caso contrário, deve ser registrada a falta no Registro Mensal de Faltas (RMF), caso não haja justificativas.
Informo ainda que a Secretaria Estadual da Administração e Previdência – SEAP/PR está normatizando a demanda referente as faltas de servidores, por meio de Resolução própria.

Fernanda Scaciota Simões da Silva
Diretora de Políticas e Programas Educacionais SEED/PR

quarta-feira, 27 de junho de 2012

GRIPE H1N1

Informamos que a vacina da gripe (H1N1) está disponível para professores e funcionários das escolas da rede estadual de ensino nos postos de saúde mais próximos de cada escola.
Para facilitar o atendimento o professor deve levar documento comprobatório de que é funcionários do estado.
Posteriormente serão enviadas as orientações oficiais sobre os procedimentos para alunos identificados com a gripe. 
O que já foi encaminhado em anos anteriores continuam valendo: manter ambientes bem ventilados, disponibilizar álcool em gel, lembrar os alunos de lavar bem as mãos, orientar as famílias para não encaminharem seus filhos para a escola caso apresentem sintomas de gripe.

A Gripe H1N1

A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. 
Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.
O período de incubação varia de 3 a 5 dias.
A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas.
Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.
Experiências recentes indicam que esse vírus não é tão agressivo quanto se imaginava.
Segundo a OMS e o CDC (Center for Deseases Control), um centro de controle de enfermidades, nos Estados Unidos, não há risco de esse vírus ser transmitido através da ingestão de carne de porco, porque ele será eliminado durante o cozimento em temperatura elevada (71º Celsius).

Sintomas
Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes.
No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

Diagnóstico
Existem testes laboratoriais rápidos que revelam se a pessoa foi infectada por algum vírus da gripe.
No caso do H1N1, como se trata de uma cepa nova, o resultado demora aproximadamente 15 dias.
No entanto, nos Estados Unidos, já foram desenvolvidos “kits” para diagnóstico, que aceleram o processo de identificação do H1N1.

Vacina

A vacina contra a influenza tipo A é feita com o vírus (H1N1) da doença inativo e fracionado.
Os efeitos colaterais são insignificantes se comparados com os benefícios quepode trazer na prevenção de uma doença sujeita a complicaçõesgraves em muitos casos.
Existe ainda uma vacina com ação trivalente, poisimuniza contra o H1N1e o H3N2 dainfluenza A e contra o da influenza B.
É bom lembrar que avacina contra gripe sazonal que está sendo distribuída atualmente no Brasil foi preparada a partir de uma seleção de subtipos de vírus que representavam ameaça antes de aparecer o H1N1, uma variante nova de vírus influenza tipo A.

Tratamento

É de extrema importância evitar a automedicação.
O uso dos remédios sem orientação médica pode facilitar o aparecimento de cepas resistentes à medicação
Os princípios ativos fosfato de oseltamivir e zanamivir, presentes em alguns antigripais (Tamiflu e Relenza) e já utilizados no tratamento da gripe aviária, têm-se mostrado eficazes contra o vírus H1N1, especialmente se ministrados nas primeiras 48 horas, que se seguem ao aparecimento dos sintomas.

Recomendações
Para proteger-se contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus, o Center Deseases Control (CDC) recomenda:
* Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;
* Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;
* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
* Suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença;
* Procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.



domingo, 24 de junho de 2012

FORMAÇÃO EM AÇÃO PARA PEDAGOGOS


Dia 26 de junho, terça-feira, acontecerá no Colégio Estadual Santa Felicidade a segunda etapa do Formação em Ação para Pedagogos. 
O evento terá duração de 8 horas, sendo das 8h as 12h e das 13h30as 17h30. 
A oficina contemplará o tema “Avaliação Interna e Externa”, dando subsídios para confecção do Caderno Pedagógico, documento a ser desenvolvido pelas escolas no 2º semestre de 2012, com orientações da SEED através do NREC. 
O evento contará com momentos teóricos e práticos, sendo de extrema importância a participação dos pedagogos. 

ATIVIDADE DA SEMANA ANTI DROGAS


Dia 25 de junho, segunda-feira, acontece em nossa escola uma das atividades da Semana Anti Drogas.
A Semana Anti Drogas é evento da Secretaria Antidrogas Municipal.
Esta quarta edição traz o tema ‘Família Sim, Drogas To Fora!’.
O evento contará com atividades esportivas, prevenção, Caravana do Bem e uma grande caminhada pelo calçadão da Rua XV no dia 26, Dia Internacional de Combate às Drogas, com saída da praça Santos Andrade.
Aqui no Colégio Zardo acontecerá aos alunos do Ensino Médio da manhã, a partir das 9h.
As atividades programadas são:


F A S Grupo de dança do Projovem


SMELJ Jogos Gigantes


SAÚDE Grupo de RAP


FCC Divulgação de Cursos


DEFESA SOCIAL Teatro de Fantoche


ABASTECIMENTO Folderes |Informativos


NRE CEI Lina Martins Moreira - Jogral Movimentado




Unidade de Educação Integral João Stival - Jogo Interativo

quinta-feira, 21 de junho de 2012

GINCANA CULTURAL - NOITE

Para as turmas do Ensino Médio da Noite e Técnicos em Meio Ambiente, Administração, Informática e Secretariado as provas da Gincana Cultural foram:
 
1 - ENTREGAR A REDAÇÃO E O ACRÓSTICO
2 - ARREMESSO DE PESO
3 - CABO DE GUERRA
4 - APRESENTAÇÃO DA BANDEIRA OFICIAL DOS JOGOS OLÍMPICOS
5 - APRESENTAÇÃO DO QUADRO

6 - APRESENTAÇÃO DA MAQUETE OU ESCULTURA
7 - APRESENTAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) OU FUNCIONÁRIO(A) CARACTERIZADO(A)
8 - APRESENTAÇÃO DA ENCENAÇÃO EM FORMA DE MÍMICA
9 - APRESENTAÇÃO DA DANÇA TÍPICA ou COREOGRAFIA, ou DUBLAGEM, ou MUSICAL
10 - PROVA DE EQUILÍBRIO
11 - HIPISMO URBANO
12 - ESTAFETA DE BASQUETE
13 - TROCANDO AS BOLAS

ENSINO MÉDIO

















TÉCNICOS EM ADMINISTRAÇÃO, INFORMÁTICA, MEIO AMBIENTE E SECRETARIADO