quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Entrevista com João Cândido - Itinerante de História - Santa Felicidade

"Eu parei o Brasil"





Em 1968, João Candido (JC), o Almirante Negro, líder da Revolta da Chibata de 1910, concedeu
um longo depoimento ao Museu da Imagem e do Som, no Rio de Janeiro. As perguntas são do
historiador Helio Silva (HS) e de Ricardo Cravo Albin (RCA), então diretor executivo do MIS,
publicadas em João Cândido: o almirante negro ( Gryphus/MIS, 1999).
Expectativa e preparativos para a revolta
HS: Como é que pretendiam fazer? Esperavam alguma data?
JC: Esperávamos data e poderes, esperando a construção dos novos navios vindos da Europa,
depois de estarmos lá há dois anos em contato com marinheiros de outras nações.
Objetivos
HS: Esse movimento pretendia realmente tomar conta de navios e fazer um ultimato ou pretendia lançar apenas um protesto esperando que fosse bem ouvido?
JC: Não, senhor, nós pretendíamos era impor (...) Nada nos foi oferecido, nós impusemos, queremos isso e tem que se decidir por isso.
Experiência dos marinheiros HS: (...) aquilo que vocês fizeram, e que causou espanto a todo mundo, era uma manobra de rotina (...). Portanto, tudo isto, da parte material de movimentação da esquadra durante esses dias, que causou espanto e que provocou dúvidas, vocês estavam capacitados a fazer. Não foi uma improvisação, vocês faziam aquilo, sabiam fazer.
JC: Além dos conhecimentos que já tínhamos na Marinha, ganhamos mais conhecimentos durante o tempo em que estivemos lá assistindo à construção da nova esquadra. Eu, na Marinha, posso dizer, a arte de governar navio não é difícil, mas é espinhosa. Eu só conheci um timoneiro no mundo com mais poder, sabe quem foi? O Kaiser, Guilherme II.


Participação
JC: Eu tive o poder na organização da conspiração e estive determinado pelos comitês para assumir a direção da revolução com todos os poderes (...) Na organização da revolta, eu dispunha de todos os poderes, parei o Brasil. Durante seis dias eu parei o Brasil. (...) Na Inglaterra, nós mantínhamos os comitês nos próprios hotéis onde estávamos residindo, esperando a conclusão dos navios. Lá da Inglaterra nós despachávamos mensageiros para o Brasil (...).
RCA: Mas essa idéia de congregar marinheiros nesses comitês nasceu de onde? E por quê? Pelo
processo da chibata?
JC: Nasceu dos próprios marinheiros para combater os maus-tratos e a má alimentação da Marinha e acabar definitivamente com a chibata na Marinha. E o caso era este. Nós, que vínhamos da Europa, em contato com outras marinhas, não podíamos admitir que na Marinha do Brasil ainda o homem tirasse a camisa para ser chibateado por outro homem.
RCA: E nesses comitês, como o senhor assumiu a liderança?
JC: Assumi a liderança já indicado pelos demais comitês. Houve a formação dos grupos, cada grupo tinha sua função. Nós tínhamos nosso pessoal de máquina da própria revolução (...) Nos tínhamos nossos próprios especialistas, que estudaram inglês, lá na Inglaterra, conheciam o movimento dos novos navios a fundo (...) Na época eles eram os senhores dos mares, era Minas e São Paulo.


Anistia
JC: Depois de quatro ou cinco dias, isso já para o dia 25/26, fora votada a anistia, com grande
oposição no Senado. Rui Barbosa falou a noite inteira. Irineu Machado achando os deputados
encurvados e os jornais da oposição também marretando. Eram paixões partidárias que não tinham nada a ver com a revolução. Depois aceitei, com os poderes que tinha, a anistia. (...) Aceitando a anistia, ficamos à disposição do governo, e as perseguições e os assassinatos, as deportações e, em seguida, o governo, para desafronta, preparou uma revolução interna para invadir os navios e assassinar os marinheiros que haviam tomado parte na revolução. O governo fomentara a revolta na ilha das Cobras, levantando o regimento naval para daí irem para o mar e atacarem os navios cujas tripulações estavam anistiadas, para sacrificar os marinheiros. (...) Tomamos aquilo como uma afronta, que os navios estavam considerados desarmados e de forma que arrebentara revolução na ilha das Cobras, os marinheiros que estávamos a bordo ficamos sem ação. A oficialidade que estava a bordo fugiu, fugiu. Abandonaram os navios no porto, de forma que os marinheiros novamente me confiaram o comando dos navios que haviam tomado parte na revolta e haviam sido entregues ao governo (...). Aqui no largo do Paço tinha um oficial austríaco, especialista em mira, atirando na ilha das Cobras, no morro do Castelo, Santa Cruz e nos navios que estavam com o governo. Então levei o Minas Geraes para (...) ilha do Viana [e posteriormente] resolvi vir para o Arsenal da Marinha (...) onde fui preso, acusado de haver fomentado a segunda revolta, a preparada pelo governo que era para tirar o efeito da anistia conseguida. A metade já tinha sido deportada, fuzilados em alto-mar naquele navio “satélite” (...)

Prisão e julgamento
HS: Quando saiu da prisão, você foi dado como louco, foi mandado para o hospício.
JC: Não, aquilo foi um arranjo deles para não depor nos inquéritos que certamente estavam em
andamento. Mas era um inquérito, como costuma se dizer, e para que eu não depusesse me
mandaram para o hospício.
HS: (...) Do hospício você passou para onde?
JC: Do hospício voltei para a ilha, para vir responder ao conselho de guerra.
RCA: Como foi esse conselho de guerra?
JC: O conselho de guerra fora... Eles fizeram a vontade deles e uma turma dos grandes juristas da época, entre os quais Evaristo Moraes, o velho, Caio Júlio César Monteiro de Barros [Barbado]...
João Pessoa era o promotor de Guerra, aquele que mataram na Paraíba (...). Fomos todos
absolvidos. Absolvidos e excluídos da Marinha. Não me expulsaram, me excluíram, porque eu tinha tempo demais de serviço, de maneira que não deu mais para que fosse expulso.




Perseguição
HS: Nos arquivos da Marinha não consta absolutamente o nome de João Cândido, como se ele não tivesse existido.
JC: Foi sonegado, foi sonegado mesmo.
HS: Mas pelo fato da sua exclusão ou por um outro fato?
JC: Pelo fato de haver tomado a posição que tomara na revolta, pelo ódio. Muitos oficiais da
Marinha não conseguiram comandar o Minas Geraes, e eu tive o sobejo poder de dominá-lo, fazer o que ele jamais faria na baía do Rio de Janeiro.
Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional


Contra a chibata, canhões

As reivindicações que levaram os marinheiros à Revolta da Chibata iam muito além da extinção do castigo inevitavelmente associado à escravidão Álvaro Pereira do Nascimento
Em 22 de novembro de 1910, os moradores da cidade do Rio de Janeiro acordaram sobressaltados.
Tiros de canhão eram ouvidos por todos os lados. O que estaria ocorrendo dessa vez? Mais uma
tentativa de golpe de Estado? Revoltas contra o aumento das passagens dos bondes? Uma nova
vacinação obrigatória? Ou alguma outra atitude impopular do governo? Os rumores foram desfeitos na manhã seguinte, quando os principais jornais do Brasil e do mundo passaram a publicar as notícias da Revolta dos Marinheiros.
A Marinha de Guerra havia encomendado diversos navios aos estaleiros ingleses de Newcastle,
como parte do seu projeto de reaparelhamento naval, e, em 1910, chegaram os modernos e
poderosos encouraçados: Minas Gerais e São Paulo. Foram esses dois navios e mais duas
embarcações – Deodoro e Bahia – que os marinheiros utilizaram para exigir o cumprimento das
suas reivindicações. Aos gritos de “Viva a liberdade” e “Abaixo a chibata”, os amotinados foram
matando e expulsando oficiais, sargentos e marinheiros contrários ao movimento. Logo após,
apontaram os enormes canhões contra a cidade e atiraram, vitimando pessoas em duas residências.
As alternativas de contragolpe eram nulas. Sob a liderança de João Cândido Felisberto e Francisco Dias Martins, os marinheiros, negros em sua imensa maioria, mostraram-se habilidosos na condução das embarcações e na sobriedade com que encararam a luta por melhores condições de trabalho. O uso de bebidas, a prática dos jogos de azar e diversas outras atividades foram proibidas.
Afinal, eles estavam planejando essa revolta havia meses e não poderiam comprometer seu sucesso.
Hermes da Fonseca fora empossado presidente apenas sete dias antes. Com a surpresa do ataque e a dimensão da organização, o marechal se viu obrigado a negociar, sob a pressão de retirar a capital federal da República — e o seu próprio governo — da estranha condição de reféns de centenas de marinheiros amotinados.
Os debates no Congresso foram fervorosos e puseram em lados opostos os senadores Rui Barbosa e Pinheiro Machado. O primeiro defendia a votação de um projeto imediato de anistia e o segundo entendia que tal direito só deveria ser satisfeito caso os marinheiros primeiro entregassem as armas.
Rui Barbosa foi vitorioso, e a anistia encerrou a revolta dos marinheiros naquele mês de novembro.
Pensaram os amotinados que os debates no Poder Executivo e a cobertura jornalística nacional e
internacional seriam suficientes para terminar com seus problemas. Afinal, haviam conseguido
revelar a humilhante realidade a que eram submetidos no interior da armada por seus oficiais
superiores.
No entanto, em 27 de novembro, os oficiais ordenaram o desarmamento dos poderosos navios e, no dia seguinte, começaram a expulsar dezenas de ex-amotinados, desrespeitando a anistia. A tensão entre marinheiros e oficiais aumentou, e os líderes já não mais conseguiam comandar todos os colegas. Dias depois, em 9 de dezembro do mesmo ano, outra revolta estourou no navio Rio Grande do Sul e no Batalhão Naval da ilha das Cobras. O navio foi logo dominado pelos oficiais, e o Batalhão Naval passou a ser brutalmente bombardeado pelas forças do Exército. Sendo um alvo fixo e sem a liderança e a organização existentes em novembro, os amotinados do Batalhão Naval foram sendo mortos e feridos ao longo daquela intensa noite. Não há dados que revelem a quantidade de mortos, mas alguns jornais chegaram a noticiar mais de trezentos.
Tanto os marinheiros de novembro quanto os de dezembro foram sendo presos. Dezesseis deles
morreram asfixiados numa masmorra da ilha das Cobras. Mais de cem outros foram enviados para o Acre, junto a mais de duzentos presos e presas da Casa de Detenção. Lá foram obrigados a trabalhar nos seringais e na construção da ferrovia Madeira-Mamoré. João Cândido foi um dos dois sobreviventes da cela da ilha das Cobras. Passou dois anos preso, incomunicável, e só conseguiu sua liberdade após um arrastado processo militar, que o acusava de participação no movimento de dezembro.
Raros eram aqueles que desejavam ser marinheiros. Os homens eram recrutados à força nas ruas ou prisões. Havia também o alistamento de menores pobres, órfãos e desvalidos que eram enviados por pais, juízes e tutores. O governo incentivava esse tipo de alistamento através do pagamento de prêmios aos responsáveis dos garotos. Entre os receios que afastavam voluntários para o serviço estavam o tempo de serviço militar obrigatório (entre nove e quinze anos), o baixo salário e as violências sexuais. No entanto, as formas de disciplinamento usadas pelos oficiais eram o que maior aversão gerava entre os possíveis candidatos.
Há diversos casos de cem, 250 e até quinhentas chibatadas num único dia. Embora o castigo da
chibata em marinheiros seja facilmente associado à recém-abolida escravidão no Brasil, é
importante ter em mente que esse tipo de disciplinamento era comum na maior parte das forças
armadas no mundo (Inglaterra, Estados Unidos, Rússia). Mas não havia maiores questionamentos por parte dos marinheiros aos castigos considerados justos e sem excessos e, até a República, não ocorreram revoltas contra os castigos na armada.

Com o fim da guerra do Paraguai, a Abolição e as mudanças no pensamento ilustrado, esse tipo de castigo começou a ser contestado. Além disso, um outro fato mexeu com as normas de punição. No segundo dia da República, o ministro da Marinha, Eduardo Wandenkolk, decidiu abolir os castigos corporais a bordo dos navios. Essa decisão não foi gratuita. Um ano antes, os marinheiros haviam conseguido pôr as ruas do Rio de Janeiro em estado de guerra, quando atacaram as forças da polícia, devido a antigas questões entre as duas corporações. O barulho foi tão grande e a oposição explorou tanto a situação pelos jornais que a princesa Isabel teve de sair de Petrópolis para dar um basta àquela situação. Wandenkolk estava nas ruas do Rio nesse dia e muito certamente notou a importância de ter os marinheiros avessos à monarquia e inclinados às iniciativas da jovem República.
No entanto, cinco meses após o fim dos castigos físicos, os oficiais passaram a pressionar
Wandenkolk, que instaurou um novo regime de punição, mais rigoroso que o anterior, resgatando inclusive o castigo de chibata. As primeiras revoltas de marinheiros começaram a estourar em estados como Rio de Janeiro, Mato Grosso e Rio Grande do Sul ainda na década de 1890. A liderada por João Cândido, no entanto, foi a mais organizada, alcançou maior sucesso que as anteriores e demonstrou a consciência a que os marinheiros haviam chegado.
Não era somente uma revolta contra a chibata. Os marinheiros expuseram os problemas e
apresentaram propostas concretas de mudança. De um lado, a chegada dos novos navios exigiu
maior quantidade de homens, sobrecarregando o trabalho dos existentes. As irritações e os castigos aumentaram consideravelmente. Além disso, os oficiais receberam aumentos de salários, mas os marinheiros não tiveram a mesma sorte. O aumento dos salários e a criação de uma nova tabela de serviços, que diminuísse o excesso de trabalho, foram duas reivindicações reveladoras dessa insatisfação.
Por outro lado, exigiam o fim dos castigos físicos. Um código penal permitia tal punição, mas
diversos oficiais castigavam mais que o ratificado nos seus parágrafos, impiedosamente. Daí
exigirem a mudança do código penal e a demissão desses oficiais. Mas eles também sabiam que
mudanças no comportamento dos marinheiros eram necessárias. Havia muitos colegas seus que se embriagavam com freqüência, implicavam com colegas, roubavam objetos do fardamento,
trapaceavam no jogo. Eram essas atitudes que geralmente levavam o marinheiro indisciplinado e
outros envolvidos por ele a sofrer castigos físicos, descontos de salários, rebaixamento de posto.
Assim, exigiram “educação” para os marinheiros indisciplinados. As lideranças certamente
discutiram estes problemas nas reuniões preparatórias para a revolta de novembro de 1910.
Em 1911, a maior parte dos envolvidos tinha sido desligada, morta ou fugira. Anos depois da
revolta, os resultados começaram a aparecer. Em 1923, a Escola de Aprendizes da Bahia teve todas as 47 vagas preenchidas rapidamente. No entanto, o oficial comandante dessa instituição começou a reprovar diretamente todos os menores negros, dando lugar aos brancos. Segundo ele, esta era uma seleção “natural”. Parte dos oficiais, enfim, desejava embranquecer a armada.
Devido ao racismo na Marinha, negros não poderiam ser oficiais. Mesmo que distantes do
oficialato, os marinheiros de 1910 desejaram construir uma nova realidade capaz de alavancar suas carreiras. Numa cidade onde a disputa por empregos no mercado de trabalho criou e recriou conflitos por nacionalidade, cor e gênero, os amotinados de 1910 tentaram garantir um espaço no qual assegurassem dias mais felizes para suas vidas.
Álvaro Pereira Nascimento é doutor em história pela Unicamp e autor de A ressaca da marujada:
recrutamento e disciplina na armada imperial.

Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001

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