3° ENCONTRO
Objetivo: Analisar os programas voltados às políticas públicas no enfrentamento da violência nas escolas públicas, procurando situar à violência no contexto social e escolar.
Temas abordados:
· Problemas vivenciados nas escolas públicas
· Entendimento da violência social
Objetivo: Analisar os programas voltados às políticas públicas no enfrentamento da violência nas escolas públicas, procurando situar à violência no contexto social e escolar.
Temas abordados:
· Problemas vivenciados nas escolas públicas
· Entendimento da violência social
GESTÃO ESCOLAR NO ESPAÇO DA SALA DE AULA
A gestão democrática nas escolas públicas brasileiras como um processo de abertura à participação da comunidade escolar, sob a forma de democracia representativa (escolha de representantes para compor conselhos, escolha de dirigentes) e sob a forma de democracia direta (participação em reuniões, assembléias, planejamentos coletivos, etc), tendo consubstanciado um projeto de sociedade.
Diante da realidade acima descrita, são inúmeras as dificuldades para implantar e consolidar tais políticas que sustentariam a organização de determinados espaços a favor dos interesses da minoria.
Essa consciência política que se interliga com os grandes anseios e necessidades da sociedade é um compromisso de tal monta que não pode se desenvolver sem um ato pessoal dos profissionais da educação (professor, pedagogos e diretores), responsabilizando-se por uma causa, a partir de uma opção política.
Tal opção política tem sentido enquanto significa uma "tomada de partido" diante da ambivalência da prática pedagógica e enquanto significa uma posição frente a estas ou aquelas forças políticas já presentes no contexto da prática pedagógica como prática ligada à formação da hegemonia. Ela é, para o professor, o norte de sua ação e a realização do seu sentido como dirigente.
A consciência política é o objetivo máximo de toda a formação do professor que para isso postula a influência determinante da prática educativa e a interferência da experiência da militância pela formação cidadã do indivíduo. O caminhar junto é, para o educador, a forma de crescer e cumprir sua tarefa, de concretizar seu papel de militante como intelectual orgânico com a "função diretiva e organizativa, isto é, educativa, intelectual" (Gramsci, 1979: 15).
Seria por meio do projeto aponta para uma direção. É uma ação intencional, com sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é também, um projeto político por estar articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária.
É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. “A dimensão política se cumpre na medida em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica” (SAVIANI, 1983 p.93). Na dimensão política reside a possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, (a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Enquanto que na dimensão pedagógica, define as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade.)
A instrução das novas gerações e das gerações adultas se apresenta, para Gramsci, como um processo contínuo e permanente. Para ele nenhuma profissão está privada de conteúdos e exigências intelectuais e culturais, além da vida moderna implicar num novo entrelaçamento entre ciência e trabalho.
Nesse contexto, a formação do “intelectual docente” deveria ter uma formação permanente, decorrente das estruturas organizativas das academias e universidades, não podendo sofrer “descontinuidade” entre os níveis: fundamental, médio e superior. Nesse processo de instrução permanente, dever-se-ia formar um novo intelectual, preocupado e militante da política, do sindicato, do bairro e da comunidade e sociedade a qual está inserido.
A escola unitária ou de formação humanista (entendido este termo, “humanismo”, em sentido amplo e não apenas em sentido tradicional) ou de cultura geral deveria se propor a tarefa de inserir os jovens na atividade social, depois de tê-los levado a um certo grau de maturidade e capacidade., à criação intelectual e a prática e a uma certa autonomia na orientação e na iniciativa. (GRAMSCI, 1995,p. 121).
Portanto, para a competência docente demandada pela sociedade, precisa-se, enquanto educadores de futuros docentes, apresentar elementos de análise que norteiam as ações a serem desenvolvidas: o compromisso com a diminuição das desigualdades sociais; articulação das propostas educacionais com o desenvolvimento econômico, social e político e cultural da sociedade, a educação básica e a escola pública de qualidade, como direito fundamental do cidadão e a compreensão dos profissionais da educação como sujeitos transformadores e intelectuais.
O momento histórico apresenta e impõe novas formas de redefinir as práticas pedagógicas e concepções de escola pública brasileira. A reflexão sobre dinâmica de sala de aula nas escolas, demanda uma análise da cultura escolar que se constitui pelo conjunto dos saberes e práticas educativas de seus professores. Atualmente, existe um clima pedagógico e cultural que determinadas situações cotidianas no contexto escolar vêm se consolidando nas situações de conformismo por parte de alguns profissionais da educação.
Neste sentido, depara-se com a dinâmica do trabalho pedagógico em sala de aula na escola pública, as constatações de variadas ações que demonstram que as condições em que os professores da rede estadual de ensino do Paraná, vêm realizando seu trabalho nas últimas décadas, são desfavoráveis e que existe a despreocupação e a ausência de um debate amplo e aberto acerca das questões educacionais inseridos num quadro mais amplo de discussão sobre as complexidades sociais brasileiras.
REFERÊNCIAS:
GRAMSCI, A . Concepção dialética da história. 8.ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira. (1989 a).
____. Cartas do Cárcere. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira. (1978c).
____. Os intelectuais e a organização da cultura. 9.ed. Rio de janeiro, Civilização Brasileira. 1995.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Autores Associados. 1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário