terça-feira, 30 de novembro de 2010

Dia da Consciência Negra

No dia 20 de dezembro as escolas do Estado do Paraná comemoraram o dia da consciência negra, data que relembra a morte do líder da resistência Negra no Brasil, e nos desperta para a importância do negro na construção histórica social, econômica e cultural de nosso país.
Em Curitiba a data também não passou despercebida, várias escolas desenvolveram atividades em comemoração da data tão expressiva e ao mesmo tempo tão esquecida pela sociedade que não percebe a importância do negro na historia do país.
Diante de tantas comemorações a Escola Estadual Professor Francisco Zardo de Santa Felicidade, também preparou uma mega festividade, que envolveu a participação, de alunos, professores, funcionários e comunidade.
Com o apoio e participação de professores, a escola deu início as comemorações do dia da consciência negra servindo uma feijoada, prato que está diretamente ligado à presença do negro em terras brasileiras, resultando da fusão de costumes alimentares europeus e da criatividade do escravo africano que veio trabalhar nas lavouras de Cana, exploração de minérios e lavoura cafeeira.

No Colégio Estadual Franscisco Zardo a festividade iniciou-se uma feijoada, prato originalmente português e adaptado a necessidade e aos ingredientes disponibilizados aos negros que viviam nas senzalas, preparada e servida pelos alunos.





A festividade seguiu com a encenação da lavagem do Senhor do Bonfim, ritual de caráter afro religioso realizado na Bahia que na quinta-feira que antecede a festa do Bonfim, os alunos vestidos a caráter dançando lavaram com água de cheiro a escadaria da escola.



Os alunos distribuíram fitinhas coloridas para os pedidos que foram amarradas e apresentadas ao Senhor do Bonfim.



Além deste houve apresentação de várias danças de origem africanas, confeccionaram artesanato próprio da cultura afro, além de apresentaram painéis que enalteceram a cultura africana no país.

Professores organizadores:
Ana Lúcia Theriba Bartapelli (Arte)
Claudia Felisbino do Santos (Geografia)
Eliane Cristina Seviero (Sociologia e Filosofia)
Josiane Gomes Soares(Informatica)
Nilzete Liberato Oliveira (História)
Soraia Marques Fuchs (Quimica)
Vagna Ap. Da Silva Munhão(Biologia)

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Como ajudar o filho com os estudos sem atrapalhar

Especialistas mostram que há limites para pais auxiliarem filhos na escola.

As donas de casa Sônia Perpétua Fogiato, e Lialis Linhares, ambas de 44 anos, não dão folga quando o assunto é acompanhar os estudos de seus filhos. As duas chegam a sofrer junto com eles em época de provas. Além de praticamente “estudar” ao lado das crianças, as duas têm o costume de tomar a matéria e auxiliar com pesquisas na internet.
Sônia é mãe de Juliana, de 11 anos, que estuda na 6.ª série do Colégio Novo Ateneu. A mãe chega a elaborar provas caseiras, passa matérias para o computador e estuda cerca de três horas por dia ao lado da filha. “Ela não reclama. A gente se entende bem e o estudo ajuda na nossa relação de mãe e filha. Não é estressante e ela não é dependente. Ela também estuda sozinha no quarto”, ressalta. Sônia diz que a fórmula tem dado certo e o desempenho de Juliana está cada vez melhor na escola. “Não cobro nota dez dela, mas ela é muito perfeccionista e acha que sempre precisa melhorar”, afirma a mãe.
Já Lialis é mãe de Lucas, 10, e Léo, 7, que estudam no Colégio Positivo. A rotina dela é terminar o almoço e após um pequeno descanso colocar os meninos para fazer a tarefa de casa. “Sou considerada por eles uma mãe muito chata. Sou muito presente e cobro responsabilidade”, diz. Nesta semana de provas finais, a rotina dos três é um pouco mais estressante. Além da tarefa de casa, os meninos precisam revisar todo o conteúdo abordado da matéria que será alvo de avaliação no dia seguinte. “Ontem o Léo teve prova de inglês e eu tomei a matéria na cama, antes dele dormir para conferir se ele sabia tudo mesmo”, diz.
Mas até que ponto a ajuda dos pais pode atrapalhar nos estudos? Segundo especialistas, o ideal é ensinar a criança a ter autonomia e hábitos de estudos desde cedo. Para a doutora em Educação e especialista em Psicopedagogia Evelise Portilho, professora de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Pontifícia Univer­sidade Católica (PUCPR), a família deve ajudar o filho a aprender a se organizar, verificar como está o ritmo da criança e ajudar que ele escolha o horário e local para estudar. “A família tem de ser parceira não só da escola, mas também da criança. Quando a criança precisar de ajuda para a compreensão de algum conteúdo, os pais podem auxiliar, mas nunca fazer a tarefa pela criança”, diz.
A pedagoga, psicopedagoga e mestre em Educação Laura Monte Serrat lembra que quando há questões que a criança ou os pais não conseguem responder durante a tarefa de casa, o correto é retornar para a escola e sanar as dúvidas com o professor, em sala de aula. “O importante não é só entregar a tarefa correta e pronta. O importante é aprender e é papel da escola auxiliar na aprendizagem”, diz. A pedagoga e diretora do Colégio Novo Ateneu, Vera Julião, ressalta que os pais têm de entender que não são professores dos alunos e que essa falta de compreensão pode gerar alguns conflitos. “É aí que os filhos começam a dizer que a professora ensinou diferente. As dúvidas precisam ser resolvidas com o professor”, diz.
Mesmo sem morar na mesma casa do filho, o empresário Fábio Pos­­tiglione, 44, cobra a responsabilidade de fazer a tarefa de casa de Gabriel, 12, que estuda na 6.ª série do Colégio Sion. O garoto passa os fins de semana e almoça duas ve­­zes por semana na casa do pai. “Quero sempre saber como ele está na escola. Sempre peço para ele exer­­citar aquilo que aprendeu na sala para eu acompanhar”, comenta. Fábio conta que Gabriel tirou uma nota vermelha em Mate­mática neste ano. “Fiquei bem em cima, fui conversar com a coordenadora e deu resultado. A nota melhorou e o boletim veio até com elogio”, diz.
A pedagoga Jucemara da Costa Carvalho, do Centro de Pesquisas do Colégio Bom Jesus, afirma que nos casos de dificuldade de aprendizagem por parte da criança, a família tem de buscar ajuda na escola.

(Tatiana Duarte - Gazeta do Povo, em 25/11/2010)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

COMPLEMENTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA

Os professores devem prever todas as aulas a serem dadas durante o ano, verificando o número de aulas dadas serão totalizadas. (200 dias letivos e 800horas).


Disciplinas com:
 4 aulas semanais, deve totalizar 160 aulas durante o ano

 3 aulas semanais, deve totalizar 120 aulas durante o ano

 2 aulas semanais, deve totalizar 80 aulas durante o ano

 1 aula semanal, deve totalizar 40 aulas durante o ano.

Caso falte o número de aulas para fechar o total de aulas das deve-se registrar no livro de chamada os feriados e recessos no dia/mês, escrevendo feriado ou recesso bem como no conteúdo.

Se for falta do professor, registrar no conteúdo “Falta do professor.”

Para o fechamento do total de aulas, registrar no dia/mês uma data referente à hora atividade.
No Campo Frequência: colocar presença para os alunos.
No campo Conteúdo: colocar: “Complementação de carga horária referente ao feriado do dia______ ou recesso do dia________."

Em seguida, constar o conteúdo previsto (exceto atividade avaliativa).

Obs.: A complementação deverá ser feita de acordo com os dias que, de fato, havia aula na turma.

Deve ser registrado o conteúdo que efetivamente está sendo trabalhado neste 4º Bimestre, constando atividades extras se for o caso.

Para completar a carga horária pode-se recorrer aos feriados/recessos dos bimestres anteriores.

Orientações para o Conselho de Classe Final


Para a realização do Conselho de Classe Final, são necessárias algumas orientações:

Ø Entregar o Livro de Registro completamente finalizado.

Ø Entregar o Canhoto de notas do 4º Bimestre e o Resultado final: AP: Aprovado (com caneta) REP: Reprovado (a lápis).

Ø Caso haja aluno reprovado, deixar o Resultado Final a lápis, pois se for aprovado por Conselho, o Resultado final será APC.

Ø Cuidar pela legibilidade dos números das médias (sem rasuras e com vírgula, pois o nosso sistema de notas é com números decimais). Observe para que as notas tenham apenas uma casa após a vírgula: 7,9 / 6,2 / 10,0.

Ø Sobre o Conselho de Classe Final, registrar em todos os Livros de Registro de Classe, no dia 18/12:
No campo Frequência: Anular o espaço com um traço.
No campo Conteúdo: “Conselho de Classe Final”.

Ø O último dia de aula é 22/12.
Nos dias 20, 21 e 22/12 registrar as atividades realizadas:
No campo Frequência: Registrar Freqüência aos alunos
No campo Conteúdo: Filme / Atividade Cultural / Teatro / Jogos ou Provas de 2ª Chamada etc. de acordo com o que ocorrer de fato.

PRÉ-CONSELHO – 4º BIMESTRE

Segue abaixo o Cronograma do Pré-Conselho do 4º Bimestre.
O Conselho de Classe será dia 18/12, exceto para as turmas do dia 20/12.

MANHÃ
15/12 - 3ªA, 3ªB, 3ªC, 3ªD, 3ªE
16/12 - 2ªA, 2ªB, 2ªC, 2ªD, 2ªE, 2ªF
17/12 - 1ªA, 1ªB, 1ªC, 1ªD
20/12 - 1ªE, 1ªF, 1ªMA

TARDE
15/12 - 2ªG, 3ªF, 8ªA, 8ªB, 8ªC
16/12 - 1ªG, 1ªH, 1ªINFO, 7ªA, 7ªB, 7ªC
17/12 - 6ªA, 6ªB, 6ªC
20/12 - 5ªA, 5ªB, 5ªC

NOITE
15/12 - 3ªG, 3ªH
16/12 - 1ªI, 1ªJ, 2ªH, 2ªI
17/12 - 2ªSEC, 3ªSEC, 4ªSEC, 1ªADM, 2ªADM
20/12 - 2ªMA, 3ªMA, 4ªMA, 1ªMA, 2ªMA, 1ª, 2ª E 3ªINFO

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

HORÁRIO DAS AULAS - REPOSIÇÃO

20 de novembro

Os alunos da manhã vêm para a reposição de manhã, e os da tarde, à tarde.
Os alunos do noturno deverão comparecer de manhã para a reposição de aulas e à tarde para a Complementação da carga horária.

MANHÃ

1ª aula - 8 às 8:40h
2ª aula - 8:40 às 9:20h
3ª aula - 9:20 às 10h
Recreio - 10 às 10:15h
4ª aula - 10:15 às 10:55
5ª aula - 10:55 às 11:35h

TARDE

1ª aula - 13 às 13:40h
2ª aula - 13:40 às 14:20h
3ª aula - 14:20 às 15h
Recreio - 15 às 15:15h
4ª aula - 15:15 às 15:55h
5ª aula - 15:55 às 16:35h

Carta aos Pais - Reposição

Srs. Pais / Responsáveis
Informamos que haverá reposição de aulas no dia 20 de novembro (sábado), das 8 às 11:35h. Essa reposição é referente ao dia 01/11 para completar os 200 dias letivos obrigatórios.

Nesse dia, será possibilitado aos alunos a realização de atividade que valerá 3,0 pontos, em cada disciplina ministrada.

Como seu filho teve, ao longo do ano, pelo menos uma nota abaixo da média, o mesmo está convocado a comparecer à escola.

O não comparecimento implicará em FALTA ao aluno.
Caso não haja possibilidade de comparecer, encaminhe a justificativa, por escrito.

Direção / Equipe Pedagógica

Africanidades


“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro,
traz na alma, quando não no corpo,
a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro...”
(Gilberto Freyre, Casa Grade e Senzala)




TEMA : 20 de novembro dia da Consciência Negra

DURAÇÃO: 13:00H ÀS 17:30H

OBJETO: O objeto desse trabalho tem como plano de fundo o dia 20 de novembro data escolhida para a comemoração do dia da consciência negra, suposta data da morte do líder da resistência negra no Brasil Zumbi dos Palmares. O trabalho tem como objetivo a conscientização da importância e a valorização do negro na constituição na identidade da nação brasileira.

DESCRIÇÃO: Articulando conhecimentos a cerca da construção da identidade brasileira com a presença e contribuição do negro nos vários segmentos de nossa sociedade será realizado vários trabalhos utilizando-se da interdisciplinaridade o tema África será contemplado nas diversas disciplinas escolar.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

12:00h Almoço Comidas Típicas- Cozinha Afro Brasileira
13:00h Documentário/Clip _ produção alunos de informática (Josi)
14:00h Roda de Capoeira (Eliane)
14:30 -17:30 Circuito composto de várias atividades desenvolvidas pelos alunos em vários locais do colégio.
Sugestões:
Raps; Paródias;
Exercícios de respiração
Adornos Africanos ( Tatuagens);
Construção de máscaras (2°h e 2°i)
Imagens de orixás;
Partida de futebol;
Cinema (Exibição do Filme Besouro)
Materiais necessários (Para a construção dos adornos):
TNT, Bexigas, Cordas, Correntes, Balaios, Peneiras, Contas, cochas, miçangas, sementes etc...

ENCONTRO PARANAENSE DE ENTIDADES AMBIENTALISTAS

Curitiba – 21 de novembro de 2010

A questão ambiental nunca esteve tão em evidência como nos dias atuais, porém o que se percebe é que ela vem sendo apropriada, e até manipulada, por aqueles que têm outros interesses, alguns até legítimos, mas que grande parte deles não coaduna com a causa ambiental em si.
Diante disso o movimento ambientalista precisa se fortalecer, assumir a responsabilidade que lhe cabe na sociedade e firmar posicionamento para os enfrentamentos necessários.
Agindo de forma individual o esforço é maior e o resultado tem deixado a desejar, porém unindo os esforços, com conhecimento de causa, metas e objetivos bem definidos, o movimento ambientalista pode mudar toda a realidade. E sabemos disso muito bem.
É com espírito de união, garra e determinação que será realizado o XVII EPEA – Encontro Paranaense de entidades Ambientalistas, no dia 21 de novembro, domingo, no Salão Nobre da APP-Sindicato, Rua Voluntários da Pátria, nº. 475 – 14º andar, Edifício Asa, Centro, ao lado da Praça Osório, em Curitiba, com início às 9:00 horas e término previsto para as 18:00 horas.
Sua participação é imprescindível para a decisão do futuro do movimento ambientalista no Paraná.
O futuro somos nós que fazemos!


OBJETIVOS DO XVII EPEA:
a) Resgate histórico do Movimento Ambientalista no Paraná.
b) Organização e reestruturação do Movimento Ambientalista no Paraná - UNEAP.
c) Representação nos coletivos de políticas públicas.


PROGRAMAÇÃO DO XVII EPEA:
09h00 - Painel: Resgate Histórico do Movimento Ambientalista no Paraná.
10h30 - Debate.
11h45 - Propostas, deliberações e encaminhamentos.
12h30 - Almoço.
14h00 - UNEAP - Organização e reestruturação do Movimento Ambientalista no Paraná - Debate - deliberações.
16h00 - Espaços de representações: COLIT, CEMA, CERH, FNMA, CONAMA, CES, CONFAUNA, Comitês de Bacias, TV Comunitária de Curitiba, Fórum Paraná da Agenda 21, Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas, além de outros.
18h00 - Encerramento.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

15 MANEIRAS DE CONTRIBUIR COM A INDISCIPLINA EM SALA DE AULA

1- Falte com freqüência, chegue atrasado nas trocas de aula, saia inúmeras vezes de sala de aula;

2- Realize a chamada com conversas paralelas e barulho;

3- Grite e esbraveje sempre que quiser ser ouvido;

4- Use gírias, apelidos e palavrões;

5- Comente assuntos de sua vida pessoal, ou de programas populares de televisão, afinal “todo mundo assiste”;

6- Ao ouvir reclamações de seus alunos sobre outros prof./ou colegas, concorde, e aproveite para ressaltar outros defeitos;

7- Ao ser questionado sobre alguma regra da escola, diga que você não concorda também e que você não participou da proposta,ou foi “voto vencido”;

8- Permita o que outros professores não permitem, afinal você “é gente boa”;
9- Por qualquer motivo, chame por ajuda para controlar a turma, a presença do diretor ou pedagogo, “sempre impõe respeito”;

10- Ao ser questionado sobre um assunto de sua matéria que você não domina bem ou não lembra, desconverse e nunca mais toque no assunto;

11- Cumprimente seus alunos como se fossem da sua família, com beijos e abraços;

12- Se seus alunos não sabem um conteúdo tão fácil, culpe-os pelo desinteresse, culpe seus antecessores, e porque não, os Pais também;

13- Abra exceções sempre que achar conveniente;

14- Freqüente, locais que seus alunos freqüentam, vá as festas que te convidarem, ora, “fora do ambiente de trabalho, a vida é sua”;

15- E finalmente, - Deixe bem claro que você está ali fazendo um favor aos seus alunos, que você não precisa deste emprego.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Publicização do PPP

Como é de conhecimento de todos, a semana pedagógica de agosto/2010 teve como principal objetivo uma reflexão teórica acerca do PPP.
Com base nessa reflexão, se sustentaram as bases filosóficas, pedagógicas e sociológicas da escola.
Agora é o momento de publicizar o PPP!

A escola que tem interesse na publicização, favor entrar em contato com a pedagoga do setor para agendarmos um horário de atendimento no setor (os horários devem ser agendados entre os dias 16/11 e 24/11 pelo tel.9109-2300).
A pedagoga do setor não irá avaliar o PPP, tendo em vista que o documento é construído através da autonomia da escola.

Apenas faremos uma análise sobre a coerência entre abordagens epistemológicas, na concepção de escola pública ou nos possíveis equívocos conceituais do documento ao fazer referência à linhas, autores, tendências.


OBS:A data final para a publicização é 30/11/2010

IV FESTIVAL DE BANDAS 2010


quinta-feira, 4 de novembro de 2010

VI Seminário de Indisciplina na Educação Contemporânea


Prezados Senhores,

Estamos divulgando o VI Seminário de Indisciplina na Educação Contemporânea, que correrá nos dias 10 e 11 de dezembro/2010, em Curitiba.
Este Seminário é uma realização conjunta de uma rede de pesquisadores da
Universidade Tuiuti do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná,
Universidade Tecnológica Federal do Paraná e outras universidades, com o apoio
do SINEPE (Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná).
No último triênio, este Seminário conquistou o Qualis B5 na CAPES.
O tema geral deste ano é "Indisciplina, Rebeldia e Reinvenção da Escola".
Além de duas conferências e uma mesa-redonda, teremos sessões de comunicação com trabalhos relacionados a cinco Eixos Temáticos.
Os interessados poderão submeter trabalhos até o dia 22/10/2010, através da Internet.




PROGRAMAÇÃO


Dia 10/12/2010 ( Sexta-Feira)
8h30 - Credenciamento9h – Sessão de Abertura
9h30 - Mesa-Redonda:INDISCIPLINA, REBELDIA E VIOLÊNCIA: O Que Desejam os Adolescentes?
Profa. Dra. Ana Maria Eyng (PUCPR)
Prof. Dr. Américo Agostinho Rodrigues Walger (UFPR)
Prof. Dr. Joe Garcia (UTP) - coordenação
12h – Almoço - 13h30 – Sessão de Comunicações
15h30 – Intervalo16h – Conferência:INDISCIPLINA E A ESCOLA CONTEMPORÂNEA: Precisamos Reinventar a Educação?
Prof. Dr. Ulisses Araújo (USP)
18h – Lançamento de Livros

Dia 11/12/2010 ( Sábado)
8h00 – Sessão de Comunicações
10h00 - Intervalo
10h30 – Conferência: NEGAÇÃO E SIGNIFICAÇÕES DA INDISCIPLINA NA ESCOLA
Prof. Dr. Mário Sérgio Vasconcelos (UNESP)
12h – Encerramento


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Corrente Cultural


Dia 03/11 ocorre a todos os alunos do turno da manhã a atividade do evento "Corrente Cultural" da Fundação Cultural.
Neste dia, os alunos foram conduzidos até a quadra da escola para assistirem ao "Aulão de Música Eletrônica."

SOBRE AS AULAS DE REPOSIÇÃO EM 20/11



Para o dia da reposição o professor deverá planejar aula com conteúdos essenciais que não foram devidamente assimilados pelos alunos. Deve-se priorizar uma metodologia dinâmica com elaboração de material que deve ser recolhido pelo professor.

A atividade valerá nota (0,0 a 3,0 pontos) a fim de ser agregada ao desempenho geral do aluno. Porém, não haverá alteração das notas anteriores. Esses pontos serão “créditos” de recuperação para o Conselho de Classe Final, se for o caso.

Tal proposição baseia-se no constante no Projeto Político-Pedagógico do Colégio que diz: “Quanto à recuperação de estudos, que diz a respeito que é direito daqueles que não conseguiram aprender com os métodos adotados pela escola, em um determinado tempo, terão uma nova oportunidade de aprender o conteúdo que o mesmo não teve aproveitamento. As atividades de recuperação ocorrerão concomitantes com as atividades realizadas pelo professor, como nova oportunidade de aprender e refazer / realizar as atividades solicitadas.” (Projeto Político-Pedagógico Zardo – p60. 2009).

Vale ressaltar que esta atividade de reposição também tem o objetivo de cumprir o constante no Regimento Escolar, em seu artigo 125 que diz “A recuperação será organizada com atividades significativas, por meio de procedimentos didático-metodológicos diversificados.” (Regimento Escolar Zardo – p 51, 2007).



Obs.: Os trabalhos realizados pelos alunos devem ser recolhidos pelo professor a fim de serem anexados (após corrigidos) a pasta do aluno como oportunidade ofertada pela escola para recuperação de conteúdo / nota.

REPOSIÇÃO DE AULAS

ORIENTAÇÕES GERAIS



A data de 01/11 (segunda-feira) era dia letivo com aula prevista.
Por determinação da Circular Nº 6/2010 (Casa Civil) não houve expediente nessa data.
Assim, a reposição desse dia será em 20/11 (sábado).
A reposição ocorrerá para cumprir o dispositivo da LDB 9394/96 constante no Calendário Escolar 2010 (200 dias – 800 horas).





No livro de Registro de Classe deve-se constar (para 01/11):
No campo frequência: anula-se o espaço com um traço.
No campo conteúdo: “Aula prevista e não dada, Circular nº6/2010 – Casa Civil.”





Dia 20/11, na reposição, devem comparecer os professores que dão aula na segunda-feira, de acordo com o horário existente em 01/11.
No campo freqüência: registro da presença dos alunos.
No campo conteúdo: “Reposição do dia 01/11. Em seguida, o conteúdo efetivamente trabalhado.”