De acordo com nosso Calendário Escolar aprovado pelo NRE, dia 21 de julho, sábado, é dia de Replanejamento.
A atividade acontecerá das 8 ás 12h, com reunião inicial no Auditório e em seguida a reunião por disciplina.
Os professores devem trazer seus livros didáticos, notebooks, pen drive e agenda do professor.
LEMBRETES
- O plano deve ser discutido coletivamente, mas elaborado individualmente.
- É necessário que cada professor entregue o seu plano em arquivo salvo em .doc
- Organizar os Planos do 3º e 4º Bimestres.
- Os conteúdos previstos para cada disciplina, série e bimestre devem ser os mesmos para os diferentes turnos.
- Os conteúdos previstos para cada disciplina, série e bimestre devem ser os mesmos para os diferentes turnos.
- Se houver alteração de conteúdos constar a justificativa no campo Observações.
- Professores que possuem mais de uma disciplina, salvar o plano em arquivos diferentes.
- Cada série deve ser salvo em arquivo diferente também.
- O nome do arquivo deve ser: nome do professor, disciplina, série. Exemplo: Marcos_Filosofia_ 1ªsérie
- Não alterar o esquema geral do PTD da escola.
- Enviar o Plano pronto para pedagogos-zardo@bol.com.br ou entregar em pen drive para os pedagogos Alex, Marcia ou Michele
As dúvidas sobre o PTD serão esclarecidas na reunião inicial dia 21 de julho.
Para quem esqueceu, seguem as orientações gerais sobre o esquema geral do PTD.
Plano de Trabalho Docente
Para se proporcionar ensino para os estudantes, todo professor
constrói e elabora o seu Plano de Trabalho Docente, que nada mais é do
que um documento que registra tudo o que pretende ser dado na prática,
dentro da sala de aula.
O Plano de Trabalho Docente é a expressão da Proposta Pedagógica Curricular, a qual por sua vez, expressa o Projeto Político-Pedagógico e é a representação escrita do planejamento do professor e contempla o recorte do conteúdo selecionado para um dado período.
O Plano de Trabalho Docente é a expressão da Proposta Pedagógica Curricular, a qual por sua vez, expressa o Projeto Político-Pedagógico e é a representação escrita do planejamento do professor e contempla o recorte do conteúdo selecionado para um dado período.
Esse conteúdo traz consigo essa intencionalidade traduzida a partir dos critérios da avaliação e para que isto se efetive o professor deve ter clareza do que o aluno deve aprender (conteúdos), por que aprender tal conteúdo (intencionalidade-objetivos), como trabalhá-lo em sala de aula (encaminhamentos metodológicos), e como serão avaliados (critérios de avaliação e instrumentos de avaliação).
Desse modo, o Plano de trabalho é uma maneira de organizar o ensino e a aprendizagem dos alunos em sala de aula, tendo como objetivo orientar e direcionar o trabalho do professor.
Libâneo (1990) denos diz que o ato de planejar vai muito além do simples preenchimento de formulários para fins burocráticos de uma escola. O PTD deve ser pensado como peça fundamental de todo o processo de ensinoaprendizagem dessa instituição. O autor aponta que ao planejarem o processo de ensino, a escola e os professores devem, pois, ter clareza de como o trabalho docente pode prestar um efetivo serviço à população e saber que conteúdos respondem às exigências profissionais, políticas e culturais postas por uma sociedade que ainda não alcançou a democracia plena (LIBÂNEO, 1990, p. 227).
E, ainda, segundo o autor, “o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente”, que articula a atividade escolar e a problemática social e fundamenta as ações docentes em opções político-pedagógicas, “tendo como referência permanente as situações didáticas concretas” (LIBÂNEO, 1990, p. 222).
E além de instrumento, podemos pensar o PTD como signo, isto é, como uma atividade mediada simbolicamente. À medida que o professor vai construindo os esquemas de utilização do PTD, o PTD vai se transformando em um documento orientado para o domínio da natureza, isto é, para a modificação da realidade externa, e, ao mesmo tempo, para o domínio do próprio indivíduo.
Desse modo, o Plano de trabalho é uma maneira de organizar o ensino e a aprendizagem dos alunos em sala de aula, tendo como objetivo orientar e direcionar o trabalho do professor.
Libâneo (1990) denos diz que o ato de planejar vai muito além do simples preenchimento de formulários para fins burocráticos de uma escola. O PTD deve ser pensado como peça fundamental de todo o processo de ensinoaprendizagem dessa instituição. O autor aponta que ao planejarem o processo de ensino, a escola e os professores devem, pois, ter clareza de como o trabalho docente pode prestar um efetivo serviço à população e saber que conteúdos respondem às exigências profissionais, políticas e culturais postas por uma sociedade que ainda não alcançou a democracia plena (LIBÂNEO, 1990, p. 227).
E, ainda, segundo o autor, “o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente”, que articula a atividade escolar e a problemática social e fundamenta as ações docentes em opções político-pedagógicas, “tendo como referência permanente as situações didáticas concretas” (LIBÂNEO, 1990, p. 222).
E além de instrumento, podemos pensar o PTD como signo, isto é, como uma atividade mediada simbolicamente. À medida que o professor vai construindo os esquemas de utilização do PTD, o PTD vai se transformando em um documento orientado para o domínio da natureza, isto é, para a modificação da realidade externa, e, ao mesmo tempo, para o domínio do próprio indivíduo.
Elemento do Plano de Trabalho Docente
CONTEÚDOS
CONTEÚDOS
Definidos por conteúdos estruturantes, ou seja saberes - conhecimentos de grande amplitude, conceitos ou práticas - que identificam e organizam os diferentes campos de estudos das disciplinas escolares, sendo fundamentais para a compreensão do objeto de estudo das áreas do conhecimento.
Os conteúdos estruturantes se desdobram em conteúdos básicos e conteúdos específicos, organizados bimestralmente. tais conteúdos são definidos pelo professor em discussão com os demais professores da área que atuam na escola.
Os conteúdos estruturantes se desdobram em conteúdos básicos e conteúdos específicos, organizados bimestralmente. tais conteúdos são definidos pelo professor em discussão com os demais professores da área que atuam na escola.
Lembrar que os conteúdos do Temas Contemporâneos devem aparecer neste campo.
JUSTIFICATIVA OU OBJETIVOS
JUSTIFICATIVA OU OBJETIVOS
Explicita à escola os conteúdos estruturantes, básicos e específicos como opção política, educativa e formativa. Para cada conteúdo específico apresenta-se uma justificativa (o por quê).
Pode-se consultar o caderno de Expectativas para definir os Objetivos.
Pode-se consultar o caderno de Expectativas para definir os Objetivos.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS:
Conjunto de determinados princípios e recursos para atingir os objetivos, o processo de investigação teórica e de ação prática.
Deve descrever o processo de ensino que será desenvolvido pelo professor e quais materiais serão necessários.
Havendo plano de desenvolver projetos e atividades diferenciadas, constar neste campo (visitas técnicas, cinema, teatro, museu, etc).
AVALIAÇÃO
Havendo plano de desenvolver projetos e atividades diferenciadas, constar neste campo (visitas técnicas, cinema, teatro, museu, etc).
AVALIAÇÃO
Os critérios de avaliação definem os propósitos e a dimensão do que se avalia. Para cada conteúdo precisa-se ter claro o que dentro dele se deseja ensinar, desenvolver e portanto, avaliar. Os critérios refletem o que vai se avaliar e são estabelecidos em função dos conteúdos.
Pode-se consultar o caderno de Expectativas para definir os Critérios para cada Conteúdo Específico.
Explicitar também o Processo de Avaliação que ocorre em nossa escola (notas), Instrumentos e Recuperação de Estudos.
REFERÊNCIAS
REFERÊNCIAS
As referências permitem perceber em que material e em qual concepção o professor fundamenta seu trabalho e conteúdo.
Fundamentar conteúdos de forma historicamente situada implica buscar outras referências, não sendo, portanto, o livro didático o único recurso.
Fundamentar conteúdos de forma historicamente situada implica buscar outras referências, não sendo, portanto, o livro didático o único recurso.
Citar no referencial o PPP e a PPC.
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